20/10/2016 13:16:00

A reforma, da reforma, da reforma da Previdência



Existe, neste momento, um debate no país sobre a potencial reforma da previdência. Mais uma. Só pra lembrar a regra do 85/95 foi implantada há pouco mais de um ano como carro-chefe das “pautas-bomba” que o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, utilizava para desafiar Dilma Roussef. Não houve discussão, muito menos levante dos sindicatos e demais entidades interessadas. Havia era uma espécie de “todos contra um”, este um, no caso, era o governo do PT.

O efeito deste retalho de colcha era nada mais nada menos para onerar o que já era insustentável: o caixa da Previdência (e assim dificultar as articulações do governo). Bastou o novo governo chegar e já estamos diante de uma nova reforma.

Essa reforma já se adianta o debate maior para o limite de 65 anos de idade para aposentadoria, não havendo distinção entre os sexos masculino e feminino. Ambos passarão a trabalhar mais. É claro que haverá um período de ajuste para os que estão na ativa, mas nada que possa dar alívio.

Gostaria, caro leitor, que você prestasse atenção no que vou falar a seguir a respeito da questão previdenciária no mundo:

•A Organização Mundial de Saúde – OMS, afirma que, nas próximas décadas, a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos atuais 841 milhões para dois bilhões até 2050, tornando as doenças crônicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global.

•Em 2020 teremos, pela primeira vez na história, o número de pessoas com mais de 60 anos maior que o de crianças até 5 anos.

•Existe pressão nos sistemas de previdência social a ponto de pôr em risco não somente a segurança econômica dos idosos, mas também o próprio desenvolvimento desses países.

•O coeficiente entre a população ativa e inativa, isto é, o número de pessoas entre 15 e 64 anos de idade por cada pessoa de 65 anos ou mais diminuirá em menos da metade nas regiões desenvolvidas e em uma fração ainda menor nas menos desenvolvidas.

•Aumento significativo dos custos de manutenção de necessidades básicas dos idosos frente a perda de ganho real dos benefícios

•Agravamento da cobertura de assistência à saúde pelo SUS e até pelas operadoras de Planos de Saúde levando uma fatia significativa da população a ficar, literalmente, no limbo.

Durante esta semana, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), promove a Semana do Aposentado e o Fórum do Aposentado e da Pessoa Idosa. Todos os dias a programação apresenta temas relacionados a esta fatia significativa da população brasileira será dado enfoque. E pra se ter uma ideia do que estou falando, é importante conhecer a situação atual, no Vale do Aço. Por exemplo, você sabia que temos mais 45 mil aposentados no Vale do Aço? Ipatinga lidera com mais de 25 mil aposentados. Quase a metade da população da cidade, 100 mil, tem um aposentado dentro de casa que, em muitos casos, passaram a manter os filhos, as noras e os netos por causa do alto nível de desemprego.

É preciso pensar no grande impacto social que tais medidas, previstas na reforma previdenciária, trarão para a população. Eu disse população e não somente a quem está perto de se aposentar, mas também quem já é aposentado. Medidas que reduzirão o poder real de compra dos benefícios são tão preocupantes como as que serão submetidas esta e as próximas gerações a se aposentar.

Pois bem, a condição que se coloca e um debate que o governo acaba por deixar em segundo plano é a competividade no mercado de trabalho para uma grande gama de funções que exige algum esforço físico. Como ficaria a opção de uma empresa na hora de contratar um jovem de 25 anos e um senhor de 60 anos?

A experiência é quesito importante para funções que exigem maior capacidade de liderança e intelectualidade extensa. No entanto, não há ocupações desse nível para todos. Por essa e tantas outras razões aqui não elucidadas é importante que as pessoas se manifestem. Esta reforma tem muito a ver com você.

Só a título de prestação de serviço, a programação da Semana do Aposentado e Pensionista de Ipatinga tem atividades todos os dias, a partir das 19h no Clube dos Pioneiros, bairro Bom Retiro. O Fórum será realizado nesta quinta-feira (20) e amanhã, sexta-feira.

NEGÓCIOS JÁ!
Não perca toda segunda-feira, às 20h30, na TV Cultura Vale do Aço, o primeiro Talk-Show empresarial do Leste de Minas Gerais. Venha se inspirar com as histórias dos empreendedores da região.
Uma produção da Company Assessoria Empresarial e TV Cultura Vale do Aço. Apoio: Hotel Fazenda Do Vovô (Reservas (31) 3848-1414), Horti Frutas Nobre e Company Assessoria Empresarial (31) 99861-7012.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário