07/12/2016 17:09:00

Receitas fáceis e práticas de preparar: Brioche, Stolen e Lasanha de Macarrão



GB Imagem


O Brioche é realmente versátil, pode ter recheio doce ou salgado
Brioche

INGREDIENTES:
2 tabletes de fermento biológico fresco; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 12 colheres (sopa) adoçante culinário; 1 colher (chá) de sal; 2 ovos; 6 colheres (sopa) de margarina; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; gema para pincelar.

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, dissolva o fermento no leite, misture o adoçante e deixe descansar 15 minutos. Acrescente em seguida o sal, os ovos, a margarina e a farinha de trigo, amassando bem até conseguir uma massa homogênea e macia. Unte forminhas de empada e polvilhe com farinha de trigo.

Coloque pequenas bolas de massa dentro das forminhas; pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido (180°C) e asse até ficarem dourados. Espere que esfriem um pouco e sirva a seguir.

////

GB Imagem


O Stolen é um pão tradicional alemão e muito popular no Sul do Brasil
Stolen

INGREDIENTES:
450 gramas de farinha de trigo; 50 gramas de manteiga; 1 xícara (chá) de leite; 80 gramas de açúcar; 1 tablete de fermento biológico fresco; 1/2 colher (sopa) de açúcar de baunilha; 75 gramas de castanha do Pará moída; 140 gramas de uvas s embebidas em rum; 50 gramas de frutas cristalizadas; 1 colher (chá) de suco de limão.

MODO DE PREPARO:
Misture o açúcar e o fermento, junte o leite e o suco de limão, e raspe um pedacinho da casca de limão. Acrescente a manteiga, o açúcar de baunilha e uma parte da farinha de trigo, e misture.

Junte as frutas cristalizadas e a uva passa. Amasse bem. O restante da farinha de trigo vai sendo colocado aos poucos até que a massa solte das mãos. Abra a massa, faça um rolo e coloque em fôrma forrada com papel manteiga untado.

Deixe descansar duas horas, coberto e em local arejado. Leve ao forno pré-aquecido (180º) por aproximadamente 1 hora, ou até ficar bem dourado. Retire do forno, pincele com manteiga e polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela em pó.

Dica: Não tenha pressa ao assar o Stolen. Se quiser, substitua as frutas cristalizadas por nozes moídas. O Stolen pode ser moldado de acordo com sua preferência, em vez de ser colocado na fôrma.

////

Lasanha de Macarrão

INGREDIENTES:
500 gramas de macarrão tipo Parafuso ou Penne; 500 gramas de carne moída; 1 cebola grande picada; 1 lata de molho pronto; 1 colher (sopa) de margarina; 1 colher (sopa) bem cheia de extrato de tomate; 2 envelopes de Sazón; 2 tabletes de caldo de carne; 1/2 lata de milho verde; 1/2 lata de ervilha; 300 gramas de presunto fatiado; 300 gramas de queijo mussarela fatiado; queijo parmesão ralado a gosto.

MODO DE PREPARO:
Cozinhe o macarrão com 1 tablete de caldo de carne. Escorra e reserve. Numa panela, coloque a margarina, a cebola e 1 tablete de caldo de carne. Mexa com uma colher de pau até dourar a cebola. Junte a carne moída e continue mexendo para a carne fritar sem queimar.

Quando a carne estiver frita por igual, acrescente o Sazón e o milho verde. Mexa bem e junte o molho de tomate misturado com um pouco de água. Quando ferver, adicione o extrato de tomate. Mexa bem, espere engrossar, adicione a ervilha, ferva mais um pouquinho e retire do fogo.

Num refratário de tamanho médio, ponha uma camada de molho no fundo. Forre com metade do macarrão. Acrescente mais um pouco de molho sobre o macarrão. Por cima, coloque uma camada de presunto e sobre este, uma camada de mussarela.

Cubra com o macarrão restante e mais um pouco de molho. Faça outra camada de presunto e depois de queijo mussarela. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido (180º). Asse até derreter o queijo e sirva a seguir. Dica: Use macarrão tipo grano duro.

////

Frango com abacaxi e pimentão

INGREDIENTES:
1 quilo de carne de frango temperada; 1 xícara de abacaxi cortado em cubos; 2 pimentões cortados em tirinhas; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 colher (sopa) de azeite; 1/2 colher (chá) de canela em pó; pimenta-do-reino moída na hora.

MODO DE PREPARO:
Leve o frango para assar por uma hora. Enquanto isso, numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite, mexendo sempre até que ambos dourem. Junte as tiras de pimentão e a canela e deixe cozinhar por mais um minuto. Retire a panela do fogo.

Escorra os cubos de abacaxi e misture com os pimentões. Quinze minutos antes do frango terminar de assar, distribua a mistura sobre ele e leve novamente ao forno. Tempere com a pimenta moída na hora. Dica: Pode ser usado um frango inteiro, cortado em pedaços; ou então pedaços de frango de sua preferência.




Envie o seu Comentário