21/12/2016 14:04:00

Resista aos excessos nas ceias de Natal e Ano Novo



As férias de verão não são apenas sinônimo de excessos alimentares, mas também de preguiça e noites mal dormidas, deitar tarde e levantar tarde. O resultado é que a vida sai da rotina e isso faz bem de vez em quando, mas para quem pratica atividade física regularmente isso é um desastre.

É certo que a academia estará fechada no período de festas, e se você estiver viajando não terá como ir a uma academia. Uma boa saída é pedir orientação ao seu treinador quanto aos exercícios que pode fazer em casa, além da caminhada que parece ser o exercício mais fácil de ser realizado.

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É possível aproveitar a Ceia de Natal sem culpa. Mantenha a calma e não “ataque” os pratos. Respire fundo e seja inteligente ao montar seu prato
Mantenha a rotina quanto à alimentação, não pulando refeições. Nos dias que antecedem as festas, beba muita água, e consuma frutas e verduras. Se puder, não consuma bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Na hora do brinde de Natal ou Ano Novo aceite de bom grado a sua taça, participe do ritual do brinde e depois, discretamente, coloque o copo num cantinho da mesa. Água mineral e sucos são as suas melhores opções.

As festas de fim de ano são famosas pelos abusos alimentares. Os cuidados devem começar logo pela manhã. Muitas pessoas ficam o dia todo sem comer, esperando a hora da ceia. À noite, acabam “atacando” a comida e passando dos limites.

Alimente-se sem excessos, prefira alimentos mais leves, como saladas e frutas frescas. Tome o café da manhã, depois coma uma fruta e evite alimentos gordurosos no almoço. Antes de sair de casa para ir à ceia, tome um iogurte desnatado ou coma outra fruta.

Se for preparar os pratos da festa, use frutas frescas e não em conserva, que contêm mais açúcar. Use pouco óleo e pouca gordura. Evite abusar das bebidas alcoólicas, extremamente calóricas. Troque-as por refrigerantes diet ou light, ou sucos com adoçantes.

Fuja dos amendoins, pistaches, castanhas, nozes e batatinhas chips. Os damascos são os menos calóricos. Substitua por uma fruta fresca sempre que possível. Corra das saladas de maionese. Consuma as saladas cruas.

Quanto às carnes, prefira as brancas e os pratos assados. Não se esqueça de remover a pele das aves. Prefira arroz com passas a purê de castanhas. Se comer farofa, diminua o arroz.

Na sobremesa, consuma frutas ou musses de frutas. Evite os doces com chocolate. Caso tenha comido muito na ceia, não inicie um jejum ou se sinta culpado. Abusos ocorrem de vez em quando. O importante é manter uma alimentação saudável nos outros dias. Afinal, uma dieta balanceada não se resume a uma refeição. E boas festas...


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