21/12/2016 14:16:00

Receitas práticas e fáceis de preparar: Bolo caramelizado de frutas vermelhas


GB Imagem


O Bolo Caramelizado de Frutas Vermelhas é perfeito para o Natal

Bolo Caramelizado de Frutas Vermelhas

INGREDIENTES:
4 ovos (claras em neve); 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar; 10 colheres (sopa rasa) de margarina; 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada; 1 xícara (chá) de amido de milho; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa cheia) de fermento em pó; frutas vermelhas a gosto; 1/2 xícara (chá) de açúcar para caramelizar a forma.

MODO DE PREPARO:
Coloque as frutas vermelhas no fundo da forma caramelizada e reserve. Bata na batedeira o açúcar e a margarina até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, sempre batendo.

Alternando com o leite, acrescente aos poucos a farinha, o amido de milho e o fermento peneirados juntos. Misture bem até obter uma massa homogênea. Acrescente delicadamente as claras em neve e despeje a massa na forma preparada com as frutas.

Asse em forno pré-aquecido (180º) durante 35 minutos, ou até que o bolo fique dourado. Desenforme o bolo ainda quente sobre o prato de servir. Dica: Se preferir, substitua as frutas vermelhas por rodelas de abacaxi e cerejas.

GB Imagem


O Brownie do Papai Noel promete ser a alegria da criançada
Brownie do Papai Noel

INGREDIENTES:
6 colheres (sopa) bem cheias de margarina sem sal; 3/4 de xícara (chá) de achocolatado; 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de açúcar; 4 ovos; 2 pitadas de sal; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 tablete de chocolate meio amargo cortado em cubinhos; 1/2 xícara (chá) de nozes ou castanhas trituradas; chocolate meio amargo para a cobertura; morangos inteiros e creme de manteiga para decorar.

MODO DE PREPARO:
Bata os ovos com o açúcar. Adicione os demais ingredientes e mexa até obter uma mistura homogênea. Despeje em uma assadeira untada, forrada com papel manteiga untado e leve ao forno pré-aquecido (180º). Asse durante 40 minutos. Depois de assado o brownie fica levemente úmido, devido ao chocolate picado.

Cubra o brownie com chocolate meio amargo derretido em banho-maria e corte em quadrados. Decore cada quadrado com um círculo de creme de manteiga e morangos inteiros. Com o bico de confeitar, decore as pontas do morango de modo que fiquem parecidos com o gorro do Papai Noel.

- Creme de Manteiga: 100 gramas de manteiga sem sal amolecida; 250 gramas de açúcar de confeiteiro; 45 ml de leite; 1 colher (chá) de essência de baunilha. Na sequência, misture metade do açúcar, a manteiga, o leite e a baunilha. Na batedeira, bata durante 3 minutos, até que fique cremoso.

Em seguida, e sempre batendo, acrescente a outra metade do açúcar. Bata até conseguir consistência de glacê. Se necessário, acrescente mais açúcar de confeiteiro, mas sempre aos poucos. O Creme de Manteiga também é excelente para cobertura de cupcakes e bolos.


Molho Madeira

INGREDIENTES:
200 gramas de músculo bovino cortado em pedaços pequenos; 1 cebola grande em rodelas; 1 dente de alho socado; 1 folha de louro; 1 maço de cheiro-verde; 1 xícara (chá) de vinho Madeira; 1/2 xícara (chá) de conhaque; 1 xícara (chá) de água quente; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; noz-moscada a gosto; sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO:
Tempere a carne com o sal e a pimenta. Deixe descansar por 20 minutos. Numa panela, aqueça o óleo e frite a carne, mexendo sempre, até ficar bem dourada. Junte a cebola, o louro e o cheiro-verde.

Mexa bem e frite mais um pouco. Adicione o vinho, o conhaque e a água quente. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo brando, durante 30 minutos. Retire do fogo e peneire o molho. Reserve. Numa frigideira, doure a farinha na manteiga tomando cuidado para não queimar.

Junte o molho peneirado aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Acrescente a noz-moscada e retire do fogo. Sirva quente como acompanhamento de carnes em geral. Dica: Se quiser, acrescente champignons fatiados ao molho.

Sobremesa de Panetone

INGREDIENTES:
1 panetone; 400 gramas de creme de leite; 100 gramas de açúcar de confeiteiro; 150 gramas de frutas cristalizadas mistas; 100 gramas de chocolate em barra; 2 colheres (sopa) de rum.

MODO DE PREPARO:
Corte uma tampa na parte superior do panetone e escave-o internamente, deixando uma beirada de massa meio espessa. Numa tigela, bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro, junte o rum, o chocolate cortado em lâminas, as frutas cristalizadas picadas e um pouco do miolo (esfarelado) retirado do panetone.

Misture tudo muito bem, mas delicadamente. Recheie o panetone com esta mistura e leve à geladeira, de preferência de um dia para o outro. Sirva gelado.




Comentários

Maregin de Paulo

05 de Janeiro, 2017 | 20:52
Receitas deliciosas .
Envie o seu Comentário