03/01/2017 18:07:00

Termografia Médica desembarca no Vale do Aço


Divulgação


Integrative adquire equipamento de Termografia Médica


Dentro dos princípios da ética e preservação da saúde integral dos pacientes, a Integrative Núcleo Brasil de Medicina Integrativa e Funcional, acaba de fazer uma grande aquisição na área de diagnóstico por imagem não invasiva aprovada junto ao FDA (Food and Drugs Administation), agência estadunidense de controle de produtos em saúde.
A Termografia Médica de alta resolução e de precisa sensibilidade é uma ferramenta auxiliar 100% segura que foi incorporada internacionalmente como meio de avaliar a relação que tem a temperatura do corpo com uma série de alterações e doenças.

O aparelho localiza problemas por meio de um dispositivo ultra-sensível que captura a energia em forma de calor emitida pelo corpo humano. O detector converte essa energia que passa por lentes especiais em uma imagem visível de alta resolução para ser analisada. Esse sinal eletrônico é processado e mostra a imagem térmica no monitor de vídeo de acordo com a temperatura de cada pixel.

Este notável método oferece uma sequência extraordinária de possibilidades em favor da vida em qualquer estágio, do diagnóstico precoce de anormalidades a detecção de doenças já instaladas.



O estudo da fisiopatologia térmica humana é classificado como Termologia Clínica, Radiografia Infravermelha, Teletermografia e Termometria Cutânea Infravermelha. Extensamente usado nos EUA e Europa com excepcional resolutividade e objetividade. Ao escolher o equipamento, a Integrative optou pela empresa FLIR, que é líder mundial em precisão, design, fabricação e comercialização de câmeras de infravermelho de imagem térmica.

Mais de mil artigos científicos comprovam a importância do método no auxílio diagnóstico em Medicina do Trabalho, doenças por esforços repetitivos, dores crônicas, fibromialgia, disfunções hormonais como predominância estrogênica, disbiose intestinal e o único método preventivo ao aparecimento do câncer de mama.

Alguns artigos recentes mostram que a Termografia Médica pode ser utilizada em Perícias Médicas e também foi constituído o Departamento de Termografia na Associação Brasileira de Medicina Legal em julho de 2016.



Benefícios da Termografia para a Medicina
- A termografia médica permite maior qualidade diagnóstica e devido sua alta sensibilidade pode agir de forma preventiva. Esse método pode auxiliar com precisão de resultado no diagnóstico complementar de diferentes doenças inflamatórias, microvasculares e neurovegetativas.
- Habilita o médico com uma variedade de diagnósticos devida sua característica de avaliação multifuncional e alta sensibilidade para doenças como síndromes dolorosas miofasciais, lesões musculares, tendinopatias, neuropatias periféricas compressivas e não compressivas, artrites, processos inflamatórios, isquemia de extremidades e outras mais. Estudos vasculares de perfusão tecidual, disfunção endotelial e determinação do nível de amputação do pé diabético.
- Fornece uma avaliação de alta definição de imagem capaz de examinar diversas doenças (neurológica, musculoesquelética, vascular, oncológica e inflamatória) em um único exame de corpo inteiro.
- Consta no rol de procedimentos da CBHPM (termometria cutânea) sendo realizado em quantidades correspondente à extensão da área e solicitação médica.
- Exame totalmente seguro, sem necessidade de proteção contra radiação, sem necessidade de contrastes, sem nenhum tipo de contato físico (choque, calor, frio) e, portanto não oferece nenhum risco ao paciente que está sendo examinado.

Para conhecer melhor esta e outras tecnologias, agende um horário para conversar com a Dra. Marcia Alvernaz, diretora clínica da Integrative Vale do Aço.

A Integrative está localizada na rua Poços de Caldas, 69, 2º andar, no Centro de Ipatinga. Para mais informações, acesse o site www.integrative.med.br.





Envie o seu Comentário