06/01/2017 16:30:00

Aplicativos, sites e podcasts: ganho de conhecimento e economia de tempo



Aprender uma coisa nova é uma experiência fascinante e enriquecedora, não só por ajudar a entender melhor o mundo, mas também por gerar conhecimentos que podem ser usados na vida profissional. Não é à toa que estamos sempre lendo, fazendo cursos e procurando novas maneiras de nos aperfeiçoarmos.

Se por um lado, a falta de tempo, o cansaço e a preguiça, muitas vezes, se colocam no caminho e atrapalham a busca por conhecimento, por outro, o homem encontrou uma maneira incrível de driblar esses problemas, economizar tempo e facilitar o dia a dia. Já pensou em aprender uma nova língua ou como utilizar um programa de computador só pela internet?

As vantagens são muitas: você segue sua disponibilidade e ritmo, pode aprender em qualquer lugar e não gasta um centavo sequer. Existem vários tipos de plataformas, como sites, podcasts, aplicativos e até canais de vídeo. Basta deixar a preguiça de lado e escolher a opção que melhor se encaixa no seu gosto.

Aprenda a falar uma língua nova com jogos divertidos

Hoje, falar inglês é quase obrigatório em boa parte das vagas de emprego, mas você pode aprender essa e outras línguas de um jeito bem divertido. No Duolingo, disponível para computadores, iOS e Android, você escolhe entre inglês, francês, espanhol e alemão, seleciona a meta diária e começa a fazer exercícios cheios de imagens que envolvem a audição, a fala e a escrita. Existem outros aplicativos que seguem formatos parecidos, como Busuu, Hello English, MindSnacks e Lingualeo. O estilo alegre e que transforma o aprendizado numa brincadeira ajuda tanto adultos quanto crianças.


Quem tem dificuldade para mexer no computador ou no celular sabe que os filhos não gostam e têm pouca paciência para ensinar os truques das novas tecnologias. Mas, você pode aprender por conta própria no site LearnCafe. São dezenas de cursos gratuitos com cargas horárias que começam em apenas duas horas e que tratam de temas que variam desde como editar um vídeo até como emitir um cupom fiscal virtualmente.

Torne-se um profissional mais capacitado com cursos gratuitos

Os cursos oferecidos pelo iPED unem diversas áreas do conhecimento. Tem sobre finanças para quem quer aprender a lidar com os recursos da empresa, fotografia para quem sonha em fazer sucesso, além de gestão e liderança, vendas, informática, comunicação, design e marketing.

Canais no YouTube sabem que o apelo visual é importante para prender a atenção do aluno e apostam num conteúdo com temas variados, divertido e chamativos. O “Papo de Biólogo” é feito para quem adora animais ou trabalha com eles. O biólogo Vinicius Ferreira embarca em aventuras em lugares bem exóticos do Brasil e conta curiosidades de várias espécies em vídeos curtinhos. Já no canal “Redação e Gramática”, Zica ensina a cada semana dicas preciosas para escrever bem e acabar com as dúvidas sobre a nossa língua.

Falta de tempo não é desculpa: conheça os podcasts

Outra forma muito legal e simples de aprender são os podcasts, uma espécie de rádio virtual. As aulas estão disponíveis em áudio e você pode aprender enquanto faz outra atividade do dia, como exercícios físicos ou arruma a casa. Só precisa colocar o fone de ouvido e entrar nesse mundo de novos conhecimentos.

O Scicast, por exemplo, aborda diversos assuntos, que vão desde física quântica até a história do Japão, com exemplos do dia a dia para o aprendizado ficar mais fácil. Já o EngeCast é voltado para quem trabalha ou é fanático pela engenharia e traz entrevistas com especialistas da área.

Quem sonha em passar em um concurso público, mas não tem tanto tempo para se dedicar aos estudos, tem o QC Cast como mais novo aliado. A proposta é ensinar as principais dicas de planejamento e conteúdos, além de explicar assuntos atuais da esfera pública com uma linguagem bem simples. O Fronteiras da Ciência, feito por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foca naquele profissional que trabalha com ciência e não quer ficar por fora de tudo que há de mais moderno na área.

Fonte: Huffpost Brasil


Reação dos Leitores





Envie o seu Comentário