31/03/2017 10:20:00

Bloco de Moda

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion



Zé Takahashi/Agência FotoSite


A ecomoda da Green Co. na SPFW
MARY DESIGN
O fato principal na moda mineira na última semana foi, infelizmente, bem triste. É a que designer de bijuterias Mary Figueiredo Arantes anunciou, em carta aberta, o fechamento de sua Mary Design – uma das referências nacionais em acessórios de bom gosto.

Depois de traçar sua trajetória, ela fala da profunda tristeza de ter que ir desmanchando a sua obra durante dois anos, até o fechamento. E coloca indagações sobre o futuro da moda tal e qual a gente conhece e, ainda, mostra sua gratidão com a vida. Mas revela também sua garra de guerreira do Jequitinhonha. Vai trilhar muitos novos caminhos. Amém!

LUXO
O comércio de moda muda no ritmo do fast fashion, antigamente também chamada de modinha descartável. Uma circulada pelo antigo point de luxo da moda em Beagá, o bairro de Lourdes, mostrou que ali também as coisas mudaram, apesar da resistência de algumas marcas heroicas.

O fato é que, nos dias de hoje, o preço conta mais que o bom gosto ou a qualidade e, com isso, só quem tem muito ‘jogo de cintura’ consegue se manter. O bom é que, nas lojas multimarcas, algumas novas marcas surgem nas araras e um novo tipo de cliente passa a ter acesso aos produtos. O mundo gira.

DAY AFTER
A turma que aderiu com tudo ao sistema ‘see now, buy now’ (isto é, ‘veja agora, compre agora’) que os americanos lançaram para vender mais rápido o que mostravam na passarela, deve estar com uma pulga atrás da orelha. É que a coisa por lá não deu muito certo e nomes de peso resolveram deixar o assunto de lado.

Liderando a saída, o prestigioso Tom Ford, que antes era um dos mais entusiasmados. Outras marcas continuam tentando. Por aqui, o sistema funciona bem para quem trabalha com a ‘pronta-entrega’, ponte entre as confecções e as lojas-multimarcas. Um diferencial decisivo.

////

VAI E VEM...
* Reta final para a Minas Trend (salão de negócios, entre 4 e 7 de abril, em Beagá) com sua moda (vendida através de pedidos antecipados) para o próximo verão. O evento vai ser na medida do necessário: estandes e exposição sobre os seus 10 anos e desfiles.

Uma das atrações extras e bacanas que teremos por lá será é o lançamento do livro ‘Biquini Made in Brazil’, da jornalista e apresentadora do GNT, Lilian Pacce. Vamos lá ***

* Quem também vai lançar o livro ‘Moda à Brasileira’, nesta semana, é a paulista Alice Ferraz, que atua na assessoria de imprensa, em São Paulo, para diversos setores. Atualmente ela é dona da F.Hits, um grupo que reúne blogueiras de prestígio. A tarde de autógrafos será promovida no dia 6 por Regina Salomão e sua filha, Cristina, com direito a jantar depois. ***

* A moda mineira mostrou integração. Na posse da nova diretoria da AMEM – Associação Mineira das Empresas de Moda, a cerimônia foi conduzida pelo presidente do Sindivest-MG, Luciano Araújo. A nova presidente da AMEM é Ana Elisa Dzenkauskas, irmã do estilista Victor Dzenk e sócia dele na empresa. ***

* Ao menos para a turma de ‘novos talentos’ mineiros na moda, a São Paulo Fashion Week valeu a pena. As marcas Jardin e Green Co. enviaram press releases informando que seu desfile entre os Top 5 do Sebrae abriu as portas para novos negócios. ***

PONTO FINAL - Nova realidade do mercado fashion mineiro. Uma pesquisa, feita recentemente, indicou que muitas fábricas de sapatos, bolsas e roupas se mudaram para outros estados, mas mantiveram aqui o departamento de estilo e desenvolvimento. Em poucas palavras: estamos exportando design de moda, enquanto a produção toma outros rumos. É mais sofisticado e bacana, mas os empregos evaporam.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Reação dos Leitores





Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário