09/04/2017 19:00:00

O que é a Família Tradicional Brasileira?

E quem veio mais uma vez conversar com a gente foi a Carolina Camargo, a mãe da Maria Flor. Um bate-papo descontraído sobre esses “padrões” familiares impostos pela sociedade.




Tête-à-Tête DA com Carolina Camargo | TRADICIONAL FAMÍLIA BRASILEIRA
"Temos que valorizar a família tradicional brasileira”, vira e mexe nos deparamos com essa afirmação, afinal, o que é ser uma família tradicional brasileira?

A estrutura familiar mudou, hoje já não vemos mais famílias com a formação de pai, mãe e filhos. Temos famílias com dois pais, duas mães, só o pai, só a mãe, só o homem e a mulher sem filhos, enfim inúmeros formatos. Isso os faz menos família? É claro que não!

Segundo os dados do Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014 mostra que os brasileiros estão se divorciando cada vez mais, o que também contribui para essa modificação estrutural da família tradicional. Além da modificação estrutural, vemos também uma modificação na distribuição das tarefas, há pais que decidem cuidar dos filhos e da casa enquanto as mães trabalham fora, o que pode gerar algumas polêmicas aos que defendem a ideia de que o homem tem que ser o provedor do lar.

O que muitos discutem também é a reação da criança em relação a esses novos formatos de família, “eles entendem?”, “podem sofrer?”, mas o que temos que entender é que além de um ambiente de conforto e com segurança, o que a criança mais precisa é de amor, carinho e atenção. Se o lar no qual ela está, proporciona isso, já é o bastante, independente de sua configuração.

Segundo o dicionário, família é um conjunto de pessoas que possuem um grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar, ou seja, não é necessariamente a composição pai, mãe e filhos. Que fique de reflexão.

E quem veio mais uma vez conversar com a gente foi a Carolina Camargo, a mãe da Maria Flor. Um bate-papo descontraído sobre esses “padrões” impostos pela sociedade. Espero que vocês gostem

Por Micaela Sousa


Reação dos Leitores





Envie o seu Comentário