19/04/2017 10:21:00

Gestão de Grupos e Espaços Culturais

Codemig oferece 170 vagas gratuitas a profissionais da cultura mineiros



Até o dia 5 de maio, profissionais da cultura de todo o país podem se inscrever no curso à distância Gestão de Grupos e Espaços Culturais: Capacitação de Empreendedores Criativos.

A atividade, realizada pela Inspire Gestão Cultural e Ravel Cultural, em parceria com o Pense Cultura, visa refletir sobre as necessidades contemporâneas do setor a partir de práticas coletivas de aprendizado, capacitando profissionais para atuar no desenvolvimento de seus territórios locais. A coordenação é de Maria Helena Cunha e Romulo Avelar.

Michelle Antunes


Maria Helena Cunha e Romulo Avelar vão ministrar o curso
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), patrocinadora do projeto, oferece 170 vagas gratuitas a pessoas comprovadamente domiciliadas em municípios mineiros, mediante seleção. Para se candidatar os interessados precisam se inscrever pelo site: www.inspirebr.com.br/ead.

Para profissionais de outros Estados, o valor do investimento é de R$270,00. Neste caso, a inscrição e o pagamento serão feitos pelo sympla http://bit.ly/cursoGGEC.

O curso, de 35h/aula, será realizado de 11 de maio a 14 de junho de 2017, na plataforma www.inspirebr.com.br.

Conteúdos e professores
Durante o curso, os alunos vão discutir e aprender sobre temáticas como Gestão e Planejamento Estratégico: experiências coletivas, Gestão de Grupos Culturais: compartilhamento e cooperação; Caminhos e Desafios da Gestão Cultural nas Cidades e Pesquisas Culturais.

Além disso, para que possam estabelecer uma relação amigável com a tecnologia, terão aula sobre ambientação em ensino a distância, ou EAD.

O aprendizado dos participantes na plataforma é construído de forma coletiva a partir de leituras e fóruns de discussão. As atividades do curso se dividem em autoinstrução (leitura de textos) e aprendizagem colaborativa, por meio de debates entre os usuários.

A partir de questões postadas nos fóruns, colegas e professores constroem conjuntamente o conhecimento por meio da discussão e reflexão em um processo contínuo de diálogos.

À frente das aulas estão profissionais conceituados do mercado da cultura, como Patricia Faria (Psicóloga, UFMG); Maria Helena Cunha (Diretora da Inspire, mestre em Educação, FAE/UFMG); Romulo Avelar (Administrador, produtor e diretor da Ravel Cultural); Chico Pelúcio (Integrante do Grupo Galpão e diretor do Galpão Cine Horto); e Clarisse Libânio (Mestre em Sociologia e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo – UFMG e diretora na ONG Favela é isso aí).

Empreendedorismo criativo cultural nos territórios de desenvolvimento
As vagas gratuitas oferecidas pela Codemig buscam alcançar públicos dos 17 territórios de desenvolvimento do estado de Minas Gerais - áreas que possuem interesses socioeconômicos e geográficos em comum, integrando os 853 municípios.

Diante disso, a proposta do curso busca apresentar e discutir panoramas, caminhos e tendências contemporâneos da gestão cultural, além de formar e qualificar profissionais para que conheçam ferramentas estratégicas de ação, a fim de transformar sua realidade local pela via da cultura.

Além da formação e da qualificação profissional, os participantes terão contato com pessoas de outros estados, podendo desenvolver redes de conhecimento e compartilhamento, criando habilidades para colocar em prática projetos que unam as áreas cultural, educacional e social.

SERVIÇO:
Curso Gestão de Grupos e Espaços Culturais: Capacitação de Empreendedores Criativos na plataforma EAD Inspire
Inscrições: de 17 de abril a 05 de maio
Duração do curso: de 11 de maio a 14 de junho de 2017
Carga horária: 35h/aula | Vagas: 220


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário