09/05/2017 18:29:00

Campeão



O Atlético foi o melhor time do Campeonato Mineiro, somou o maior número de pontos na primeira fase, na semifinal eliminou a URT. Na decisão, foi mais competente que o Cruzeiro, conquistando o título com muita honra.

O Cruzeiro foi um grande adversário, tem um time qualificado, e praticamente pronto para as outras competições da temporada.

Com a vantagem assegurada pelo regulamento, o técnico Roger Machado colocou um time mais cadenciado e menos ousado na primeira partida, arrancando o empate no Mineirão. Foi muito criticado, e houve até quem esperasse um esquema ainda mais cauteloso no Independência. No entanto, seu alçapão, o torcedor viu uma situação diferente, e mesmo com uma armação com três volantes não faltou ofensividade. O meia Elias, além de atuar ao lado de Adilson e Rafael Carioca, tinha a liberdade para se apresentar no ataque, ao lado de Fred e Robinho. Essa estratégia funcionou e deu mais capacidade de movimentação ofensiva ao Galo.

Roger Machado, corretamente, determinou uma forte marcação sobre Arrascaeta, um jogador habilidoso que não pode ter liberdade para se movimentar. Com o uruguaio anulado, o Atlético teve tranquilidade para se impor, especialmente com Marcos Rocha, absoluto na marcação e muito ativo no apoio ao ataque, sendo um dos melhores em campo.

O treinador do Galo, ao perceber que o time começava a perder a capacidade de sair para o ataque, tirou Robinho para colocar Cazares em seu lugar, e o time tomou um novo rumo. Cazares foi decisivo no segundo gol da equipe, sacramentando o título.

Mano Menezes tentou um esquema marcador, com Henrique, Hudson, Arrascaeta, e com Tiago Neves fazendo a mesma função do Elias no Galo, mas o time produziu muito pouco, teve um pequeno domínio no primeiro tempo. No entanto, o Galo equilibrou as ações, e passou a sair com mais velocidade para o ataque. Com Rafinha e Rafael Sóbis bem marcados, a equipe celeste não conseguia articular as ações ofensivas.

No segundo tempo, com a entrada do atacante Ábila no lugar do Hudson, o Cruzeiro ganhou força, fez o gol de empate, e poderia ter virado o placar, mas faltou tranquilidade de Tiago Neves em dois lances para concluir. Como resposta, Roger Machado deixou Adilson mais fixo na marcação, o time atleticano cresceu e voltou a dominar, administrando até o apito final para coroar com justiça a conquista do campeonato mineiro de 2017.

VINÍCIUS JR
O Flamengo, seduzido pelo interesse do Real Madrid em investir na promessa do clube, sinalizou que libera o jogador por 45 milhões de euros. Vinicius Jr. foi campeão sul-americano sub 17 com a seleção brasileira, e conquistou alguns títulos na base do clube, mas acho muito prematuro esta oferta pelo jogador que ainda não se encaixou no time profissional. A possibilidade dessa transação vai crescer o interesse geral pelas atuações da jovem promessa no Campeonato Brasileiro, quando ele poderá comprovar se está pronto para defender um gigante como o Real Madrid.
À primeira vista, os clubes europeus jogam dinheiro pela janela ao apostar em jogadores ainda não consolidados. No entanto, quando acertam na contratação, além de reforçar seus elencos, ainda podem funcionar como fonte de renda no repasse para outros clubes de grande porte.

CONVÊNIO
A Liga de Desportos de Ipatinga colocou a bola pra rolar no último domingo, em várias categorias, e continua aguardando a liberação do convênio com a prefeitura para dar suporte a outros eventos do calendário.
Enquanto isso, a entidade buscou recursos na iniciativa privada para sobreviver até que se conclua o entendimento com a PMI.

No ano passado, a LDI não recebeu o esperado apoio da prefeitura e, mesmo assim, teve a coragem de realizar algumas das suas competições. Nesse clima de incerteza, não pode realizar as suas duas principais competições, os campeonatos adultos da série A e B.

Neste início de temporada, foi substancial e muito significativo o apoio da Nippon Stell para o início dos campeonatos nas categorias de base, assegurando condições para a movimentação de centenas de crianças que praticam o futebol.
Agora que os novos governantes começam a tomar pé da situação deixada pelos antecessores, fica a torcida no sentido de uma tomada de posição junto à LDI para que a entidade possa planejar as demais atividades em 2017.

LEMBRANÇA
Ivan Bragio foi um dos grandes talentos do futebol ipatinguense. Um dos grandes momentos de sua vida esportiva ocorreu no time do Valeminas, que tinha um campo no bairro Ferroviários.
roberto50mg@hotmail.com




Reação dos Leitores





Envie o seu Comentário