13/11/2017 18:05:00

Prefeitura anuncia estacionamento rotativo provisório

Novo sistema de estacionamento rotativo deve começar a operar nos próximos dias



Wôlmer Ezequiel


Estacionamento terá talão para uma hora e para duas horas
Passados cinco meses sem nenhum tipo de gerenciamento das vagas para estacionar veículos no Centro, a Prefeitura de Ipatinga anunciou um sistema de estacionamento rotativo provisório, nesta segunda-feira (13). A expectativa é que o novo sistema seja implantado nos próximos dias.

O modelo de estacionamento rotativo, regulamentado por meio do Decreto 8.704/2017 de 13/11/2017, é similar ao que já foi utilizado no município. A prefeitura irá administrar todo o processo da ocupação das vagas. Os agentes de trânsito farão a fiscalização do uso dos espaços de estacionamento.

Além disso, o dinheiro arrecadado será destinado aos cofres públicos. Em entrevista na tarde desta segunda-feira o governo informou que a verba ainda não possui uma predestinação específica mas, provavelmente, será utilizada na área do trânsito e transportes.

Por enquanto, o sistema será aplicado somente no Centro e não valerá para motocicletas. Os motoristas deverão adquirir os talões do estacionamento em pontos de vendas autorizados. Os postos de venda serão estabelecimentos comerciais devidamente credenciados pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga junto à prefeitura.

Como utilizar

Foram desenvolvidos dois tipos de talão, um com validade de uma hora, que terá o custo de R$ 2, e outro com validade por duas horas, no valor de R$4. Cada motorista pode deixar o veículo estacionado em uma mesma vaga por no máximo duas horas consecutivas.

O talão possui campos para preencher com a placa e data/hora que o veículo foi estacionado. Após o preenchimento, o talão deve ser colocado no painel do veículo em local visível e voltada para fora.

Wôlmer Ezequiel


Prefeito e presidente da Aciapi apresentam novo modelo provisório do estacionamento rotativo
Os motoristas terão tolerância de até 15 minutos após o vencimento das duas horas, após este período poderá ser aplicada multa, de valor ainda não divulgado.

O horário funcionamento do estacionamento rotativo será de 8h30 às 18h30 em dias úteis e de 8h30 às 12h30 aos sábados. Todas as instruções de uso também estão contidas no verso do talão.

Parceria com o comércio

O sistema visa a democratização do uso das vagas. O prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB), ressalta a necessidade da implantação do modelo. “A cidade tem que ofertar isonomia ao munícipe. O sistema rotativo é uma forma de disciplinar o uso das vagas, além de combater o comércio irregular. O trabalho será desenvolvido pela Administração Municipal com o apoio da Aciapi e participação de toda a sociedade, dos veículos de imprensa para divulgação”, pontua Quintão.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, explica que o sistema provisório será implantado no momento de maior movimentação comercial. “A Aciapi e CDL de se propuseram a ajudar a começar este novo modelo, em criar pontos de vendas, por meio dos nossos associados. Na compra do talão será emitida a nota fiscal para comprovação do motorista. Vamos procurar os nossos associados para que a gente coloque o estacionamento rotativo para funcionar urgentemente”, destaca.

Wôlmer Ezequiel


Os motoristas deverão adquirir os talões para utilizar as vagas de estacionamento no Centro
Para o representante das entidades, a falta do estacionamento rotativo durante cinco meses foi desfavorável ao comércio. “Por falta do estacionamento rotativo e de consciência do empresário e comerciário, a região central ficou congestionada. Pedimos também para as pessoas que trabalham no Centro que dê preferência aos clientes”, salienta Cláudio.

Projetos Futuros

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves, afirmou que a licitação para um serviço mais moderno de estacionamento rotativo já está em andamento. Além disso, o secretário pontua possíveis projetos de ampliação do estacionamento no Centro.

“A rotatividade dá segurança aos consumidores para encontraram vagas disponíveis. O processo licitatório de um sistema rotativo permanente está tramitando. Devemos contratar algo mais moderno e que atenda todas as necessidades dos consumidores. Também estamos realizando estudos junto à Secretaria Municipal de Planejamento sobre estacionamento vertical. Ainda estamos avaliando os projetos e tão logo definido será apresentado para a comunidade”, afirma Gilmar.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Comentários

Lu

14 de Novembro, 2017 | 18:57
No brincadeira esses pessoal da prefeitura Câmara afinal os políticos eles brinca d mais com o povo e brinca com o dinheiro do povo e parquimitro coloca tira e estação qualifica coloca tira e olho vivo coloca tira e restaurantes populares abre fecha Maria fumaça q coloca no parque depois tira etc agora qerem fecha o parque Ipanema pra depois arranca ou a ou deixar destruir v so si fecha o parque depois não vai ser dinheiro chogado no lixo fecha o parque nao e solução dos crimes tem q colocar e mais polícia e Guardas no parque fecha não e prioridade Ipatinga tem outras prioridade pra gastar dinheiro do povo um exemplo e os postos d saúde q tem alguns q ta caindo os pedaços etc e uma chuvinha q da nas ruas ta cheia d buraco etc.

Joel Lopes Fontes

13 de Novembro, 2017 | 18:22
Valor caro para estacionar em espaço publico.Temos que pagar sim! Busquem conhecer sistema implantado em São João Del Rey_MG.
Envie o seu Comentário