Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de novembro, de 2020 | 10:22

Diretor de Hospitais da FSFX avalia resultados já alcançados no HMVB

Elvira Nascimento
Mauro Oscar Soares Lima falou dos desafios e do trabalho desenvolvido no Hospital e Maternidade Vital Brazil Mauro Oscar Soares Lima falou dos desafios e do trabalho desenvolvido no Hospital e Maternidade Vital Brazil

O Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo, conta, desde setembro, com uma nova gestora. A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, tornou-se mantenedora do Vital Brazil após anúncio realizado pelo secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral, por meio de um contrato emergencial.

Atualmente, a FSFX possui quase seis mil funcionários e é composta por sete unidades de negócios presentes em cinco estados brasileiros. Conduz quatro unidades hospitalares, duas em Ipatinga, uma em Itabira e outra na Baixada Santista com gestões marcadas pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e por unidades tidas como referência em diversas especialidades médicas, destaca a fundação.

Há pouco mais de um mês como mantenedora, a fundação faz uma análise da gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil. Veja abaixo o balanço positivo apresentado pelo Diretor de Hospitais da FSFX, Mauro Oscar Soares Lima.

- A FSFX tornou-se a mantenedora do HMVB de uma maneira muito rápida. Como foi para a FSFX a notícia de assumir assim, de repente, a gestão de mais uma unidade hospitalar?

É uma honra e uma grande responsabilidade para a Fundação São Francisco Xavier assumir a gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil. A fundação tem um histórico marcante de constante evolução e, ao longo desses 50 anos em parceria com a sua instituidora, a Usiminas, vem tendo uma atuação de grande relevância no atendimento às comunidades tanto na área da Saúde quanto da Educação. Atualmente fazemos a gestão de outras quatro unidades hospitalares, gestões marcadas pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência, garantindo, também, a sustentabilidade da fundação, a adoção das melhores práticas de segurança disponíveis no setor, com uma assistência à saúde digna, qualificada e humanizada.

A região do Vale do Aço conta com uma boa estrutura de saúde, e assumir a gestão do HMVB para nós é um desafio na medida em que tivemos menos de 24 horas para assumir um hospital e mantê-lo funcionando e também uma oportunidade de poder inserir e integrar o HMVB na rede hospitalar da fundação e ofertar o nosso padrão de atendimento para a população timoteense, pois poderemos cumprir nossa missão de oferecer um atendimento humanizado e de qualidade também para a população de Timóteo.

- Quando de fato iniciaram as atividades da unidade?

O anúncio da definição da nova mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil foi oficializado, pelo secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral, na tarde do dia 10 de setembro, e prontamente fomos para a unidade hospitalar, de forma a garantir que a assistência fosse mantida para a população. Ou seja, mantivemos o funcionamento normal do HMVB com todos os serviços que eram prestados na unidade. Podemos destacar, por exemplo, que em menos de 24 horas que havíamos assumido a gestão da unidade, recebemos um paciente com trauma e choque hemorrágico grave, que necessitou de uma cirurgia de emergência, dos cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo e, após toda assistência necessária, teve alta hospitalar comprovando a excelência da equipe de assistência e estrutura do hospital.

Elvira Nascimento
Alessandra de Sousa Andrade Martins é a responsável técnica e assistencial do HMVBAlessandra de Sousa Andrade Martins é a responsável técnica e assistencial do HMVB

- Como está formada a equipe que atua na unidade?

Estamos com um time de primeira qualidade atuando na unidade e mobilizados para desempenhar o papel de cuidar, sempre com foco em manter a qualidade e o padrão de assistência à saúde. Temos equipes capacitadas, formadas por profissionais médicos, enfermeiros e toda uma equipe multiprofissional que atuavam no hospital e participaram de uma seleção interna, assim como profissionais de saúde que vieram somar e contribuir com a saúde da população. Temos à frente da unidade, como responsável técnica e assistencial, a Alessandra de Sousa Andrade Martins, timoteense, profissional com ampla experiência na área hospitalar. Médica cardiologista com 16 anos de experiência na FSFX, onde já atuou na Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, e na gestão do Pronto Socorro e na Unidade de Diálise.

- Foi mantido o atendimento ao SUS? Nesse momento qual o principal público atendido na unidade?

O Hospital e Maternidade Vital Brazil conta com 73 leitos e 45 deles são dedicados a atendimento ao SUS. Mantivemos todos os serviços que eram prestados na unidade, ou seja, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto; os leitos de Internação (para as especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia); a Maternidade e o Apoio ao Diagnóstico.

Preservamos a regulação SUS fácil com referência para casos de urgência de pacientes do município, e prosseguimos também com atendimentos a pacientes de planos de saúde. Somos uma instituição filantrópica, com mais de 70% dos nossos atendimentos feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). E, essa é uma realidade também vivenciada no HMVB. Até o momento 81% dos pacientes que tiveram alta hospitalar são pacientes do SUS. Realizamos diversas cirurgias, entre elas, procedimentos de urgência e emergência, sendo 67% realizados pelo SUS. Alcançamos ainda uma taxa de nascimento por parto normal em torno de 72%, sendo que 80% dos atendimentos referem-se a pacientes SUS.

- Qual os planos futuros?

E, para o futuro temos ciência que estamos preparados e projetamos proporcionar ainda mais avanços e excelência a todos que utilizam os serviços da unidade. Pretendemos ampliar a utilização do centro cirúrgico, realizar mutirões de cirurgia pelo SUS, incorporarmos novos serviços e tecnologias. Manteremos nosso compromisso de contribuir com a saúde da população e com foco na melhoria contínua.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário