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07 de novembro, de 2020 | 10:29

Pedestres e ciclistas também devem seguir sinalização na BR-381

Divulgação
Dnit alerta para os cuidados que devem ser tomados ao longo da rodoviaDnit alerta para os cuidados que devem ser tomados ao longo da rodovia

Ao trafegar pelas vias lindeiras e passeios públicos edificados nas obras de duplicação da BR-381, os pedestres e ciclistas devem atentar, além do fluxo de veículos, aos direitos e deveres a serem seguidos. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) rege a forma como se deve portar em várias condições de vias, tráfego e movimentação dos usuários da rodovia que não conduzem veículos automotores. A forma segura de circular por vias lindeiras é seguir a sinalização vertical e horizontal destinada aos pedestres, reforça o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Dos vinte capítulos do CTB, um é exclusivo para atender a demanda de quem anda a pé ou utiliza bicicletas, ao trafegar por ruas lindeiras ou cruzar as pistas da BR-381. O capítulo quarto, entre os artigos 68 ao 71, dispõe sobre as normas de conduta desse tipo de usuário de vias públicas, diante de situações cotidianas. Mas, muitos pedestres desconhecem o conteúdo do código e, em ocasiões diversas, agem por instinto ou por conveniência.

Várias aglomerações urbanas abrigam obras de duplicação da BR-381 onde é comum a circulação de pedestres. Para esse usuário da rodovia, o artigo 68 garante a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas. Sendo assim, em vias lindeiras são edificadas calçadas para o tráfego de pedestres, sem que haja contato com o fluxo dos veículos automotores.

O artigo 69 do CTB afirma que para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas.

Travessias para pedestres

As passagens de pedestres edificadas nas obras de duplicação da BR-381 são o caminho mais seguro para cruzar as pistas da rodovia. As passarelas, sobre a pista, ou as passagens inferiores, sob a pista, fazem a ligação entre os bordos sem que o pedestre fique exposto ao trânsito dos veículos.

Na duplicação da BR-381 foram construídas e liberadas três passarelas, alocadas nas principais travessias urbanas. A primeira foi construída no km 400,8, em Moretto, município de Bom Jesus do Amparo. Já a segunda estrutura está construída no km 413,5, em Nova Aparecida (Nova União) com a terceira travessia instalada no 421,3, Travessia Urbana de Roças Novas (Caeté).
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