05 de outubro, de 2022 | 14:30

SAMU Regional é inaugurado em Santana do Paraíso

Divulgação
A base do SAMU será operada pelo Consurge, o governo municipal oferece o imóvel para instalar a base e uma ajuda de custo mensalA base do SAMU será operada pelo Consurge, o governo municipal oferece o imóvel para instalar a base e uma ajuda de custo mensal

Em solenidade realizada na avenida Getúlio Vargas, 265, no Centro de Santana do Paraíso, ao lado da 45ª Cia. da Polícia Militar, foi inaugurado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nesta quarta-feira (5). Conforme a administração municipal, o início das operações foi graças a uma parceria com o Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), que atualmente conta com mais de 50 municípios conveniados.

“São quase dez profissionais que vão trabalhar em sistema de revezamento, profissionais treinados, qualificados. Uma ambulância equipada com aquilo que tem de mais moderno, desde os insumos até equipamentos importantes como desfibrilador e equipamentos que permitem entubar crianças e adultos. Tenho certeza que nos próximos anos muitas vidas no nosso município serão salvas graças ao Samu”, destacou o prefeito Bruno Morato (Avante).

A localização da base obedece a critérios técnicos, como o tempo-resposta de 20 a 30 minutos de qualquer região de Santana do Paraíso. A unidade também atenderá Mesquita, Joanésia e Braúnas. “Nós estamos trabalhando intensamente para que logo possa ser inaugurada uma base também em Joanésia, reduzindo o tempo de resposta do SAMU e aumentando a eficiência nessa prestação de serviço relevante”, completou.

Morato ainda ressaltou que existem conversas com o poder Executivo de Ipatinga para que a cidade possa também aderir ao Consurge. “Com isso as bases dos municípios atenderiam Ipatinga e de Ipatinga também poderia atender os municípios. Penso que quem ganha com isso é o cidadão, porque a urgência e emergência não escolhem endereço, elas acontecem e quanto mais profissionais e mais preparados estivermos, mais vidas serão salvas”, concluiu.

Operação

A base do SAMU será operada pelo Consurge. O governo municipal oferece o imóvel para instalar a base e uma ajuda de custo mensal. Em contrapartida, o estado custeia a logística, mão de obra, ambulâncias e insumos. O presidente do consórcio e também prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro (PSDB), destacou que a inauguração representa segurança ao munícipe e a certeza de que ele “vai entrar na porta certa”.

“Eu já fui médico aqui do Hospital Municipal de Ipatinga. Eu convivia diariamente com o sofrimento do povo de Santana do Paraíso de ter que se humilhar às vezes pelo atendimento de urgência e emergência, até mesmo no hospital Marcio Cunha. Agora, ele não tem mais que se humilhar, porque se realmente é urgência e emergência e ele está precisando do serviço, ele vai entrar pela porta correta e da forma exata como tem que ser, então, vai preservar a vida dele”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Guima

06 de outubro, 2022 | 08:01

“Colocaram a sede em Fabriciano. Lógico que fizeram a coisa errada . Além de Ipatinga ser ma cidade central se levar em conta Sa r do Paraíso a população de Ipatinga é quase três vezes de Fabriciano. , consequentemente a necessidade local é bem maior.”

Sera

05 de outubro, 2022 | 18:16

“sera que nos dos bairros de santana do paraiso afastado da cidade tipo cidade nova e outros seremos atendidos., porque estamos esquecidos. nos sentimos sem apoio nenhum”

Envie seu Comentário