Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de outubro, de 2022 | 08:40

Saiba quais mudanças passam a valer para a aposentadoria em 2023

Em 2023 ocorrerão mudanças nas regras de transição trazidas pela reforma

Álbum Pessoal
A Advogada Amanda Júlia Gonçalves Tavares fala sobre mudanças na aposentadoria e alerta para importância de auxílio de um especialistaA Advogada Amanda Júlia Gonçalves Tavares fala sobre mudanças na aposentadoria e alerta para importância de auxílio de um especialista
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
No mês em que se comemora o Dia do Aposentado (1/10), o tema aposentadoria também volta a ser debatido. Promulgada em 13 de novembro de 2019, a Reforma da Previdência mexeu com uma série de direitos do trabalhador e tem desagradado a classe desde então. Por outro lado, é defendida por lideranças políticas e empresários, como explica a advogada atuante na área previdenciária, Amanda Júlia Gonçalves Tavares, de Coronel Fabriciano.

Em 2023 ocorrerão mudanças nas regras de transição trazidas pela reforma. As novas regras para a aposentadoria serão no aumento da idade mínima, tempo de contribuição e pontuação. O cálculo dos benefícios não será atingido, mas as regras de concessão da aposentadoria terão alterações. Amanda explica que quando se fala em virada de ano é preciso separar os trabalhadores em dois grupos: os que já trabalhavam antes da reforma e o que começaram depois.

Para quem começou depois do dia 13/11 não muda nada. Permanecem 30 anos de contribuição mais 62 anos de idade, no caso das mulheres, e 35 de contribuição e mais 65 anos de idade para os homens. “Agora, para quem já estava trabalhando antes é importante avaliarmos em qual aposentadoria se encaixa, se por idade ou por tempo de contribuição. Se for por idade, para o homem não muda nada, segue 15 anos de tempo de contribuição e 65 anos de idade. Mas se for para a mulher, permanece com os 15 anos, e a idade é acrescida em seis meses”, pontua.

No ano atual, para a mulher, é exigido que tenha 61 anos e meio, logo, em 2023 será necessário ter 62 anos. “Depois dos 62 anos estabiliza. Agora se estivermos falando de aposentadoria por tempo de contribuição para quem já estava filiado antes da reforma, é importante verificar o caso, porque cada regra se adequa de uma forma”, pondera Amanda.

Reforma
A advogada avalia que muito se pergunta a respeito da aposentadoria por tempo de contribuição e se a reforma acabou com ela. A realidade, aponta, é que a reforma instituiu uma nova modalidade de aposentadoria, que é a programada. Nela, exige-se o tempo mínimo de contribuição e também a idade mínima. “E ela só vale para pessoas que se filiaram ao INSS depois do dia 13/11. Então se você começou a trabalhar depois desse dia, é necessário ter 30 anos de contribuição, se for mulher, acrescido de 62 anos e se for homem, 35 anos de contribuição mínimo, mais 65 anos de idade. São requisitos cumulativos”, salienta.

Existe ainda o tempo de contribuição, mas com associado à idade mínima. Para aquelas pessoas que já trabalhavam antes da reforma, a aposentadoria por tempo de contribuição ainda existe, mas sob a regra de transição sobre o pedágio de 100%, pedágio de 50%, sistema de pontos e a idade mínima, todas elas têm requisitos específicos para a sua concessão.

Ela acrescenta que a reforma da Previdência sempre será um assunto polêmico, porque de um lado estão os governantes, que defendem a diminuição do rombo previdenciário e, do outro, os trabalhadores, que sempre serão a parte mais frágil. “Com a reforma tivermos diversas mudanças prejudiciais, como o requisito de idade, hoje não aposenta sem ela, que considerou a expectativa de vida do brasileiro, mas nessa idade a pessoa já passou por muita coisa e quer diminuir o ritmo. Há casos de trabalhadores expostos a ruídos, insalubridade e ter de permanecer até essa idade trabalhando tem sido muito questionado”, observa.

A especialista lembra que as fórmulas de cálculo também mudaram, antes era sobre 80% da média salarial, com a possiblidade de excluir as contribuições ruins. “Hoje não, temos a média salarial de 100% e isso faz com que caia demais a média. A pensão por morte inicial em 50%, antes era 100%, são várias mudanças prejudiciais para o segurado. A reforma da Previdência instituiu muitas mudanças prejudiciais, mas ainda assim é um sistema que busca amparar tanto os trabalhadores da ativa, como na aposentadoria, incapacidade decorrente de doença, falecimento, maternidade ou reclusão. O INSS ampara o trabalhador em diversas situações previstas em lei. Se você tem alguma dúvida, procure um advogado, um especialista na área previdenciária, mas de forma alguma deve deixar seu direito passar”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Renato Pereira

11 de outubro, 2022 | 14:17

“Brasileiros e Brasileiras que conseguirem sair do Brasil façam isto . Brasil terra de ninguém.
Nós brasileiros temos o direito de trabalhar para dar boa vida para os ricos do nosso país.”

Joao Antonio Carlos

11 de outubro, 2022 | 14:15

“Eu, falou pouco mas falou toda a verdade, eles querem uma escravidão disfarçada para nosso povo.
Quem vai aguentar a trabalhar até 65 anos ainda mais em um país, que emprego para os menos favorecidos só aparesce rabo de foguete.”

Glaucia

09 de outubro, 2022 | 22:41

“A vdd é 1só: o povo de modo geral se tornou covarde e se permitiu voltar a ser escravizados; pq o atual governo começando pelos prefeitos e indo até o presidente da República, estão nos escravizando e roubando com muita facilidade o que nossos pais, nossos avós e antepassados de 1modo geral lutaram tanto pra conquistar. O povo está tão cego q ñ conseguem mais pensar por si só. Nossa nação se tornou 1vergonha e o povo tem se tornado covarde!”

Paulo

09 de outubro, 2022 | 19:52

“E os trabalhadores se fizeram de cego e muitos escolheram Zema, Bozo, Cleitinho e cia Ltda. Vão pagar caro por isso, se o bozo for reeleito a coisa vai ficar ainda pior. Quero ver na hora que o bicho pegar se a religião vai resolver alguma coisa.”

Eu

09 de outubro, 2022 | 19:02

“A maioria dos que trabalham, de fato, morre antes de se aposentar...ou alguns anos depois.”

Envie seu Comentário