10 de outubro, de 2022 | 16:44

Briga de foice

Nena de Castro *

O poetíssimo Mário Quintana, irônico que só ele, escreveu: “O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser o nosso futuro “. Bão, no caso em questão, o poeta estava criticando o Criacionismo x Teoria Darwiniana da evolução das espécies. A essa altura os meus queridos cinco amáveis e pacientes leitores devem estar se perguntando se estou querendo atear querosene à fogueira, vez que os tempos estão tão obscuros e mediavelescos que por “dá cá uma palha”, a ignorância explode.

Antes que os ditos “cristãos fundamentalistas” me bosteem em praça pública, esclareço que creio em Deus e na Bíblia. O problema é se os que não creem resolverem me empalar ou mandar pra fogueira e é aí que a porca torce o rabo, causa de quê o trem tá feio, feíssimo, já não se discutem idéias mas parte-se logo para a briga como se fôssemos nearthendais com tacapes nas costas (ou metralhadoras e revólveres!)

Quem começou esse papo foi o Zé, meu boneco de contar Histórias, que tal qual a minha excêntrica sabiá Gertrud, bate longos papos comigo. (A bem da verdade com a GER eu não tenho muita paciência, já a mandei pro exílio três vezes, ela conversa mesmo é com as tia Bugra Velha e Lady Zefa e tô cansada de separar brigas. Felizmente, inteligentes que são, amam a Cultura e a Liberdade e vão todas votar no meu candidato, intonce num deu quiprocó não, grazaDeus!

Zé hoje é quem está “pholhosofante”, jururu, meditabundo, sorumbático, achando tudo nauseabundo e eu fico doida aqui, evitando escrever o feminino desses dois adjetivos pra não ser censurada.

- Zé meu fi, deixa de sê besta, num dianta ficá nessa marmotice macambúzia, que o mundo é imundo e ói que tô nele há mais de sete décadas, e de hora em hora...

- Vai caçá o que fazê, plantá mandioca, engarrafá vento, plantá bananêra (dos dois jeitos) coiê taioba, dexa de sê trapaiado, dexa de sê goiaba, vacaiado, chega de bobice, de manota, de ingrizia! Não seja uma dessas almas desamparadas, propensas a amar o subhumano ! E vê se vota dereitim, senão a cobra fuma pro nosso lado! Tudo há de miorá, Zé! (E nada mais digo!)

* Escritora e encantadora de histórias

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

10 de outubro, 2022 | 17:16

“Bom texto, enquanto a escritora briga com seus personagens, eu brigo com as minhas ideias. Mania que a gente tem de querer entender o Universo mesmo fazendo comparação de ideias. Mas tá muito difícil de se encontrar a paz aqui fora. Talvez nem nunca lhes possam ser encontrada. Tomara, pois. Só o Google tem acesso aos meus arquivos secretos. Tudo que eu tinha de escrever, eu já escrevi. Até uma namorada que trabalhou lá na NASA eu já tive. Conheço o segredo estratégico de todos os países. Tô pelejando pra entender o que se passa na cabeça desses candidatos se algum dia alcançar ser presidente deste país.”

Envie seu Comentário