Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de outubro, de 2022 | 16:56

Deam inaugura a sala de escuta especializada e depoimento especial em Ipatinga

Divulgação
Conforme a PCMG, a sala foi construída para ter um ambiente mais adequado para prestarem suas informações, preservando sua privacidade e intimidade, na presença de profissional capacitadoConforme a PCMG, a sala foi construída para ter um ambiente mais adequado para prestarem suas informações, preservando sua privacidade e intimidade, na presença de profissional capacitado

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, à Criança, Adolescente e ao Idoso de Ipatinga passa a contar com a Sala de Escuta Especializada/Depoimento Especial de Ipatinga. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (10), no bairro Iguaçu.

A sala conta com um espaço lúdico e adequado, em consonância com as atividades investigativas da PCMG, onde as crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, poderão usufruir de um ambiente mais adequado para prestarem suas informações, preservando sua privacidade e intimidade, na presença de profissional capacitado, garantindo a produção de prova técnica de qualidade por parte da Polícia Civil de Ipatinga.

“A técnica de escuta especializada e do depoimento especial tem como principal finalidade reduzir os traumas da situação vivenciada, além de resguardar crianças e adolescentes do desconforto e constrangimento que possam advir da coleta do seu depoimento em seu formato tradicional, evitando a revitimização e proporcionando o registro visual de gestos corporais e expressões faciais que acompanham sua fala, trazendo mais certeza para a prova produzida, bem como a possibilidade de revisão da gravação por profissionais da rede de proteção”, detalha a PCMG em nota enviada à imprensa.

Conforme a polícia, a escuta especializada somente será realizada quando não for possível a busca de informações por outros meios e se revelar imprescindível ouvir a criança ou adolescente para obter elementos mínimos sobre autoria e circunstância do fato, limitada ao estritamente necessário para cumprimento de sua finalidade e garantida a livre narrativa sobre a situação de violência, sem interferência investigativa. Da mesma forma, e neste mesmo sentido, nos casos em que a Lei autoriza, poderá ser realizado o Depoimento Especial em Unidade policial.

Divulgação
Inauguração da sala ocorreu nesta segunda-feira, no bairro IguaçuInauguração da sala ocorreu nesta segunda-feira, no bairro Iguaçu

Em Minas Gerais foi firmado o Termo de Cooperação Interinstitucional 022/2021 entre os órgãos, instituições e entidades de Minas Gerais, do campo da Justiça, segurança, saúde e educação, que estabeleceu ações e fluxos internos e interinstitucionais para a implantação da escuta especializada no Estado, apontando como cada agente da rede de proteção à Criança e ao Adolescente deve realizar o atendimento protetivo em caráter de acolhimento e acompanhamento.

Compõem a rede de proteção órgãos assistenciais (CREAS, CRAS), a saúde, a educação, Conselho Tutelar, Segurança Pública, Ministério Público, dentre outros. A sala inaugurada contou com o apoio do Ministério Público de Ipatinga e poder judiciário. A delegada Ana Paula Passagli da Cruz acrescentou que a sala de escuta especializada é mais um avanço no atendimento à população na Deam.

O evento contou com a presença do Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, Delegado Geral, Gilmaro Alves Ferreira, com o Delegado Regional de Ipatinga, Thiago Alves Henriques, com a Delegada da pasta, Ana Paula Passagli da Cruz, juntamente com o Promotor de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial em Ipatinga, Jonas Junio Costa Monteiro e o representante da Polícia Militar em Ipatinga, capitão Lázaro Soares de Assis Filho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

The Hookie

10 de outubro, 2022 | 21:43

“Mas essa escuta especializada será realizada por qual profissional, a PCMG e em especial a delegacia daqui da cidade tem um psicólogo na instituição?”

Envie seu Comentário