10 de outubro, de 2022 | 16:58

Coronel Fabriciano lança programa gratuito de castração de animais

Divulgação
O cadastro para participar do programa já começou, e pode ser feito na internetO cadastro para participar do programa já começou, e pode ser feito na internet

Tiveram início nesta segunda-feira (10) as inscrições dos moradores interessados em castrar seus animais de estimação no “Castrapet Fabri”, programa público 100% gratuito e custeado com recursos próprios da administração municipal de Coronel Fabriciano. O programa, conforme o governo, consiste na castração dos bichos, além da implantação de um chip para acompanhamento.

“A castração visa o controle populacional de cães e gatos da cidade, melhor saúde dos animais e da população e também evitar o abandono. Um diferencial do programa municipal de castração é que os animais também receberão um chip para o controle e acompanhamento do serviço de zoonoses” explica o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

Para castrar seus animais, os moradores precisam fazer um cadastro e informar nome, raça, idade e outros detalhes da vida do animal e de seu proprietário. O cadastro é on-line e o link está disponível no site da prefeitura e no QR CODE nos materiais gráficos e nas mídias sociais oficiais. Esses dados vão ajudar a equipe técnica do programa a definir o enquadramento do animal e a ordem de atendimento.

Como participar?

O primeiro passo é preencher o formulário disponibilizado no site institucional da prefeitura. Após contato, o proprietário do animal deverá comparecer ao Setor de Controle de Zoonoses e Endemias situado à rua Francisca Pereira, 152, bairro Belvedere, de posse dos documentos obrigatórios: cópia da Carteira de identidade e CPF; cópia do Comprovante de Renda ou de que esteja recebendo benefício social proveniente do Governo Federal, Estadual ou Municipal, registrado na Secretaria de Governança de Assistência Social, no CadÚnico; cópia do Comprovante de Residência e termo de Declaração de Posse do Animal.

Antes do procedimento cirúrgico, os tutores receberão esclarecimentos e orientações sobre os riscos da cirurgia e as fases do processo de castração até a alta do animal. Os proprietários também participarão de uma palestra educativa de 30 minutos sobre guarda responsável, saúde e bem-estar animal.

Animais

Os bichos que poderão ser cadastrados, são: fêmeas no cio, gestantes e febris; animais que ao exame laboratorial apresentem alterações hematológicas incompatíveis com o procedimento cirúrgico; animais obesos, braquiocefálicos das raças pug e bulldog; animais com escore corporal abaixo de dois na escala de zero a cinco; com idade inferior a cinco meses ou superior a oito anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário