11 de outubro, de 2022 | 09:09

Postagens com desinformação são bloqueadas no Facebook

Desde 2018 há uma guerra na Justiça contra as empresas que mantêm páginas na internet e aceitam a publicação de desinformação

Reprodução
Publicação com desinformação, bloqueada pelo Facebook com base em apuração anterior, divulgava de forma equivocada resultado de eleição em cidade paulista Publicação com desinformação, bloqueada pelo Facebook com base em apuração anterior, divulgava de forma equivocada resultado de eleição em cidade paulista

Esta semana, diversas pessoas que fizeram postagens com informações falsas (fake news) relacionadas às eleições de 2022 tiveram a publicação vetada pelas mídias sociais e estão sendo notificadas. No texto emitido pelo Facebook, por exemplo, o usuário é alertado que se ocorrer um novo flagrante de violação das políticas de publicações da página, o usuário será impedido de publicar ou comentar em outras publicações.

Desde 2018 há uma guerra na Justiça contra as empresas que mantêm páginas na internet e aceitam a publicação de desinformação, situação apontada como um desafio a mais na época mais crítica da pandemia, entre 2020 e 2021.

A situação agravou-se agora, em 2022, com a proximidade do período eleitoral. Em teste monitorado, uma Organização Não Governamental criou postagens com desinformação flagrante, e todas foram aprovadas pelo Facebook. Questionada a se manifestar acerca do caso, A Meta, empresa responsável pelo Facebook, prometeu combatê-las.

As postagens foram criadas pela Global Witness, uma organização internacional que teve como propósito testar mecanismos da plataforma para saber se a disseminação de informações falsas durante o pleito estava sendo barrada.

Em partes, a promessa está sendo cumprida. Três usuários da página, monitorados por fazerem repetidas postagens diárias com desinformação tiveram suas postagens vetadas entre segunda e terça-feira. Uma das postagens afirmava que Lula, se eleito, irá implantar banheiros Unissex em ambientes públicos. Isso não procede.

A outra desinformação versava sobre fraudes em urnas em uma cidade do interior de São Paulo, em que supostamente o número de votantes era maior do que número de habitantes, o que também não era verdade, pois o resultado da votação na cidade está disponível no site do TSE e mostra justamente o contrário: 20% de abstenção no número de votantes, ou seja, o número de votantes não alcançou nem sequer a totalidade de eleitores cadastrados.

Mesmo admitindo que tinham disseminado desinformação, usuários protestaram publicando mensagens afirmando que “não é seu trabalho verificar nossas postagens”.

A empresa responsável pelo Facebook orienta a toda pessoa, que perceber uma publicação intencional de desinformação, sobre qualquer candidato, a eleição ou qualquer instituição, precisa denunciar à plataforma. Comentar a desinformação só aumentará o engajamento. O procedimento para a denúncia é simples. Basta ir os três pontos no canto superior direito da postagem e clicar. Ao abrir a janela basta escolher “Obter apoio ou denunciar publicação”. Depois é só seguir o passo a passo.

Reprodução
A desinformação sobre banheiro unissex, compartilhada aos milhões, está entre as postagens que estão sendo combatidasA desinformação sobre banheiro unissex, compartilhada aos milhões, está entre as postagens que estão sendo combatidas


Depois de terem publicação de desinformação bloqueada, usuários passaram a usar a mesma imagem para contestar Depois de terem publicação de desinformação bloqueada, usuários passaram a usar a mesma imagem para contestar
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

11 de outubro, 2022 | 22:41

“No Brasil não é o que se fala, mas quem falou. Aí dependendo disto é Fake News, caso contrário, Liberdade de Expressão ou fala mal interpretada.”

Jose Newton Starling Moreira

11 de outubro, 2022 | 10:57

“Nunca vi até hoje postagens falsas, deboches, zombarias mentiras postadas contra a direita, ou o governo. Não bloqueiam nada usuários esquerdistas. Twitter 10 vezes pior. Pesos injustos, balanças injustas, Estas redes são uma máfia.”

Solange

11 de outubro, 2022 | 09:53

“So protestam sobre Lula. Quando descem a lenha no atual presidente, com acusações e fake, eles ficam calados, não dão advertência nenhuma para a petralhada...”

Envie seu Comentário