11 de outubro, de 2022 | 13:19
Usiminas retorna com exposição do Projeto Xerimbabo
A informação foi divulgada nesta terça-feira pela assessoria da Usiminas
Divulgação
O Projeto Xerimbabo Usiminas terá visitação guiada de terça-feira a domingo, exclusivamente com agendamento prévio
O Projeto Xerimbabo Usiminas terá visitação guiada de terça-feira a domingo, exclusivamente com agendamento prévio
A Usiminas celebra 60 anos de operações e o Projeto Xerimbabo Usiminas retorna entre os marcos de celebração do aniversário da companhia. A tradicional exposição de educação ambiental será aberta no dia 19 de outubro no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) com acesso gratuito para estudantes e toda comunidade. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela assessoria da Usiminas.
Em sua 36ª edição, o projeto de educação ambiental tem como tema Lições Sustentáveis”, inspirado pela Unesco que definiu 2022 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. O Projeto deste ano é um convite para aprender com os animais, plantas e seres humanos conscientes sobre a correlação entre as lições sustentáveis e a conservação ambiental. Durante a visita guiada, o público poderá observar como a biodiversidade trabalha pela sobrevivência do Planeta.
Ao longo de sua história, a Usiminas investe e reafirma seu compromisso histórico em ações que permitam o desenvolvimento sustentável das comunidades onde possui operações. O Projeto Xerimbabo é uma oportunidade para conversar com a comunidade, com forte presença dos estudantes na formação de uma cultura de sustentabilidade,” reforça o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Usiminas, André Chaves.
Comprometimento com o meio ambiente
A proteção à fauna regional empreendida pela Usiminas tem sido referenciada pela ação do Cebus, local onde nasceu e é realizado o Projeto Xerimbabo Usiminas. A instituição segue sua vocação traduzida no Xerimbabo, cujo nome significa animal de estimação” na língua Tupi do século XVIII.
Cada ser vivo, bicho ou planta, tem a sua história para contar, a sua lição diária para se abrigar, alimentar, cuidar de si e da sua prole. Cada um executa o seu papel na natureza, consciente sobre a interdependência com o meio ambiente e os demais seres do planeta Terra,” explica o coordenador técnico da exposição, Lélio Costa e Silva.
O público também poderá ver na exposição mais sobre a conservação da flora regional, ações voltadas para a economia circular e realizar experiências com o conteúdo mostrado ao longo do Cebus.
O Projeto Xerimbabo
O Projeto Xerimbabo Usiminas é um espaço de aprendizado em educação ambiental, de reflexão e de socialização de informações, implementando em cada edição recursos e propostas em sustentabilidade para informar, envolver e sensibilizar pessoas.
Assim propõe novos hábitos, valores e princípios por meio de experimentações em sustentabilidade a partir de exemplos de procedimentos de sucesso, das quais são uma somatória de qualidades individuais (cidadão), coletivas (escolas e outros segmentos) e empresariais (a exemplo da Usiminas).
Visitação
O Projeto Xerimbabo Usiminas terá visitação guiada de terça-feira a domingo, exclusivamente com agendamento prévio. As datas de terça a sexta-feira ficam reservadas para os agendamentos das instituições de ensino. O público pode agendar as visitas para os fins de semana, nos períodos da manhã ou tarde.
As visitas são gratuitas e guiadas, e os agendamentos devem ser realizados pelo site: www.usiminas.com/xerimbabo. A exposição estará aberta até o dia 3 de dezembro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Leomar Alves Cordeiro
14 de outubro, 2022 | 11:26Parabéns pela iniciativa de todos”
Tião Aranha
12 de outubro, 2022 | 00:00Tanto a Natureza quanto a Sociedade são espaços em construção, ao mesmo tempo, mostrando-nos que é possível produzir sem poluir.”
Gildázio Garcia Vitor
11 de outubro, 2022 | 14:57Excelente noticia! O Projeto Xerimbabo, do qual participei como visitante, juntamente com os meus alunos, por inúmeras vezes, já faz parte da história da Usiminas e do Vale do Aço, portanto, este retorno tem que ser motivo de júbilo para todos que defendem o meio ambiente.
Parabéns Grupo Usiminas!”