12 de outubro, de 2022 | 07:00

Dia das Crianças: brincadeiras ao ar livre são os melhores presentes

Divulgação
A interação com o meio ambiente faz com que a criança se sinta pertencente ao local onde viveA interação com o meio ambiente faz com que a criança se sinta pertencente ao local onde vive

Entreter de maneira educativa, que é desejo de todos os pais, muitas vezes, esbarra na falta de tempo e na concorrência dos smartphones e tablets. Aproveitar o “mundo lá fora” é cada vez mais raro. No entanto, de acordo com Taise Agostini, pesquisadora em aprendizagem infantil, a interação com o meio ambiente faz com que a criança se sinta pertencente ao local onde vive, conheça outras culturas e outras formas de se expressar, além de estimular e proporcionar o desenvolvimento dos sentidos, a percepção dos limites, as potencialidades do corpo e a noção espacial.

Esse contato pode ser implantado convidando-os a conhecer novos lugares e propondo experiências simples, como ouvir e discriminar os sons do ambiente e observar o céu. “Pense que todo mundo precisa levar o lixo para a lixeira. Esse momento pode ser propício para respirar ar puro, caminhar na quadra, observar o céu e as árvores. Troque as saídas de carro por caminhadas ou passeios de bicicleta”, sugere a especialista.

Em parceria com a Cartago, marca de sandálias da Grendene, Taise desenvolveu o livro “Brincando na Natureza”, que pode ser baixado gratuitamente, no qual a especialista criou um roteiro especial, aos moldes de “Destrua este Diário”, da americana Keri Smith, mas seguindo o tema “Ser Criança é Brincar”, que traz o analógico como o principal apoio para um escape do mundo on-line. Cada página da publicação traz uma atividade diferente para que as crianças, acompanhadas pelos responsáveis, possam realizar interagindo com o ambiente. Elas vão desde desenhar os animais favoritos até colher as diferentes folhas de árvores caídas no chão, tudo usando a criatividade. Uma curiosidade é que os livros ficarão diferentes entre si, já que serão preenchidos subjetivamente.

“A partir das atividades propostas no livro, as crianças poderão vivenciar o ambiente e a natureza enquanto realizam diferentes brincadeiras, atividades de forma lúdica e divertida. Tudo isso sem deixar de desenvolver as habilidades como coordenação motora, atenção, socialização ou outras, de acordo com o direcionamento”, explica Taise.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário