11 de outubro, de 2022 | 17:48

Proposta do Plano Diretor de Timóteo é apresentada a lojistas

Divulgação
ACE e CDL de Timóteo promovem reunião com comerciantes lojistas para apresentação do Plano Diretor do Município de Timóteo ACE e CDL de Timóteo promovem reunião com comerciantes lojistas para apresentação do Plano Diretor do Município de Timóteo

A proposta de zoneamento do Plano Diretor do Município de Timóteo foi apresentada esta semana a lojistas, reunidos dia 11 na sede da ACE e CDL. Comerciantes lojistas participaram da reunião, em que houve contribuição com sugestões e solicitações, para adequações ao documento, que na conclusão dos trabalhos vai traçar novas diretrizes para as ações de urbanização, crescimento e desenvolvimento da cidade.

O diretor jurídico da ACE CDL, Maicon Reis, explicou que o Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público, a fim de promover o crescimento e as condições de apropriação dos espaços pelos diversos setores e atividades, a criação de condições para o desenvolvimento harmônico dos espaços do município (urbanos e rurais) de forma mais justa, além de elevar a qualidade de vida da população como um todo.

Para a revisão do Plano Diretor de Timóteo, na sua versão participativa, estão previstos diferentes níveis de contribuições que terão momentos pontuais para serem gerados e que podem ser classificados como técnicas internas e comunitárias.

As solicitações são feitas com embasamento técnico que apresenta sugestões para a audiência pública, que divide a região em micro, macro e central, especificando as vias setoriais, com polos voltados para cada região.

O fator principal da comissão de acompanhamento é uma reestruturação que tem vigência por cerca de dez anos, que busca planejamentos de segurança, ordenamento, melhoria no fluxo do trânsito, mobilidade e foco econômico.

O diretor de assuntos jurídicos da ACE e CDL e Timóteo, Maicon Reis, falou sobre a importância da participação e da dificuldade de engajamento do munícipe. "Não adianta fazer reivindicação depois e acionar os vereadores, são diversas audiências públicas com baixo público. Quando a população participa e levanta suas sugestões, fica mais fácil adequar, incentivar e poder contribuir com o desenvolvimento".

Ramon Pereira, subsecretário de urbanismo da Prefeitura de Timóteo, explicou sobre a lei de direcionamento das necessidades, que setoriza onde poderá ter comércio ou indústria. Ele assegura que essa minuta de lei vale tanto para o comércio quanto para a indústria. Ao fim da reunião, foi destacado o que é permitido, permissível e proibido, segundo as diretrizes que gerem o Plano Diretor. Cada participante recebeu um material on-line onde poderá recorrer aos dados e fazer sugestões de adequações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário