13 de outubro, de 2022 | 07:31

BR-381 tem novo trecho duplicado liberado em Antônio Dias

Reprodução de vídeo
Rodovia que antes passava debaixo da EFVM agora tem um viaduto que passa sobre a ferrovia, em Antônio Dias  Rodovia que antes passava debaixo da EFVM agora tem um viaduto que passa sobre a ferrovia, em Antônio Dias

O trecho duplicado da BR-381 nas proximidades do ribeirão Severo, em Antônio Dias, foi liberado nesta quarta-feira (12), nos dois sentidos, com a conclusão da ligação a dois viadutos: sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas e sobre o ribeirão Severo. Com esse novo trecho, 57 quilômetros da rodovia entre Ipatinga e Belo Horizonte estão duplicados.

O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, nesta quarta-feira (12). Com a conclusão da ligação às duas obras de arte de engenharia foi possível liberar o tráfego, tanto para quem trafega sentido a Belo Horizonte, quando para quem vai para Ipatinga.

Com isso, deixa de ser utilizado o antigo trecho em curvas que antes passava sob a estrada de ferro nas proximidades do povoado de Sá Carvalho. Outras informações podem ser encontradas nessa notícia publicada pelo Diário do Aço em junho de 2020.

A expectativa do ministério é que, em breve, seja liberada também a passagem pelo Túnel Piracicaba e ponte do ribeirão Oncinha, eliminando outros trechos considerados perigosos da BR-381, marcados por acidentes graves, principalmente a ponte em curva sobre o ribeirão Oncinha.

Liberação do tráfego foi possível com a conclusão da ligação com a ponte sobre o ribeirão SeveroLiberação do tráfego foi possível com a conclusão da ligação com a ponte sobre o ribeirão Severo


Viaduto à margem do rio Piracicaba

O viaduto aberto para tráfego esta semana tem o diferencial de construção com a utilização de estruturas metálicas para compor as vigas de sustentação das pistas. “Esta solução de engenharia reduz o tempo de obra e os impactos ambientais, além de estimular a economia da região do Vale do Aço. As vigas foram produzidas pela Usiminas Mecânica, em Ipatinga. Os vãos variam de 69 a 86 metros de altura, conforme o relevo abaixo da plataforma. As vigas receberam tabuleiro em concreto armado, com 9,2 metros de largura, e o revestimento asfáltico para compor a pista de rolamento”, informa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A ponte integra o traçado projetado da BR-381 denominado Binário Piracicaba e foi construída para vencer o Vale do córrego Severo, eliminando curvas e aclives da pista antiga, em um trecho marcado por acidentes no passado.

Todas essas intervenções inegram o lote 3.1 das obras de duplicação da BR-381. No total são 13 quilômetros de pistas duplicadas e obras de arte (ponte viadutos e túneis) liberadas entre o km 297 e o km 310. Os túneis Antônio Dias e Prainha estão liberados ao tráfego de veículos há três anos. Veja, abaixo, a publicação do ministro da Infraestrutura:



Reprodução de vídeo
Correção de talude danificado no período chuvoso nas proximidades do posto Veraneio também está em andamento Correção de talude danificado no período chuvoso nas proximidades do posto Veraneio também está em andamento

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro Marcelino Silva

18 de outubro, 2022 | 14:52

“tudo que queremos e seguranças nas estrada acelera povão”

Zacarias

16 de outubro, 2022 | 07:57

“Topo muito bom pra os ipatinguense e os demais município”

Toledo

14 de outubro, 2022 | 18:58

“Lento demais essa obra. Meu Deus!”

Daniane Augusto Ferreira de Araújo

14 de outubro, 2022 | 15:13

“Obra não termina de um dia para o outro! Graças a esse governo que está presidindo muitas obras que estavam a anos paradas estão terminando.”

Pulchra Miranda

14 de outubro, 2022 | 00:11

“Mais um trecho da obra liberado. Cada trecho é uma esperança para quem mora na região e usa uma estrada que é muito perigosa.”

Sr.sincero

13 de outubro, 2022 | 19:56

“Se não faz...faz nada!
Se faz é por causa da eleição. Tá difícil, sempre têm o reclamão!”

Fernanndo

13 de outubro, 2022 | 18:30

“Daqui a quatro anos tem mais 10 km. Vamos a passos de tartaruga.”

Moreira

13 de outubro, 2022 | 13:57

“Nada mais pode ser feito. Sempre terá alguém pra dizer algo negativo.”

Shesheu

13 de outubro, 2022 | 12:16

“Olha a eleição aí galera!!
Será coincidência, inauguração de obras próximo a eleição???
Sei não hein!!!!”

Envie seu Comentário