Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de outubro, de 2022 | 06:00

Festival de Música anuncia semifinalistas e abre nova votação

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Público escolhe uma composição por categoria para concorrer à finalPúblico escolhe uma composição por categoria para concorrer à final

O Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil divulga as 50 obras classificadas à fase semifinal. O público pode conferir as músicas selecionadas e participar da votação para nova etapa decisiva em que serão definidas uma composição finalista por categoria, das cinco em disputa na edição da iniciativa em 2022.

Os interessados podem votar no site do festival quantas vezes quiser. Basta selecionar uma das concorrentes ainda na competição. O prazo para a escolha dos ouvintes e internautas vai até o dia 4 de novembro. É o primeiro ano do evento organizado em conjunto pela Rádio MEC e Rádio Nacional.

Além das cinco músicas indicadas pela audiência em participação popular pela internet, a Comissão Julgadora determina outras dez, sendo duas por categoria, para a grande decisão. As 15 finalistas devem ser anunciadas no dia 5 de novembro quando começa a fase de votação para indicar as vencedoras.

As composições estão no ar durante a programação de acordo com o perfil das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As ganhadoras recebem o reconhecimento em cada uma das cinco categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil, Música Popular e Música Regional.

Final com show no palco

As obras habilitadas concorrem aos prêmios em um espetáculo especial na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A apresentação, prevista para o dia 6 de dezembro, reúne os artistas para celebrar a final do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil.

Os artistas agraciados levam os respectivos troféus: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Talentos e critérios de seleção

A primeira edição do festival, promovida em formato integrado pelas tradicionais emissoras públicas Rádio MEC e Rádio Nacional, comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no país. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.

A análise do júri para selecionar as obras considera critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora é formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.

Os autores das produções inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil e suas plataformas digitais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário