CADERNO IPATINGA 2024

14 de outubro, de 2022 | 06:30

Abertas inscrições para a 33ª Feira Nacional de Artesanato

Eugênio Sávio
Prazo de cadastramento para artesãos interessados em expor e vender peças no espaço vai até 21/10Prazo de cadastramento para artesãos interessados em expor e vender peças no espaço vai até 21/10

Artesãos que pretendem apresentar seus produtos na 33ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) já podem se inscrever no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Serão disponibilizadas, gratuitamente, 18 vagas para entidades, associações, cooperativas e núcleos produtivos e 25 vagas para artesãos individuais. Os interessados devem ler atentamente o edital de chamamento público.

Com o tema ‘Tudo na vida acontece artesanalmente’, a feira será realizada entre 6 e 11/12, no Expominas, em Belo Horizonte. Uma das mais tradicionais da América Latina, a FNA recebe artesãos de todo o país para exporem e venderem seus produtos, além de ser uma excelente oportunidade para refinar negócios e ampliar a rede de contatos.

“A Feira Nacional de Artesanato é uma oportunidade excelente para todos os artesãos, tendo em vista ser um evento de grande porte, com numerosas possibilidades para além da venda dos produtos, como também de levar a arte mineira para todo Brasil e outras partes do mundo, evidenciando a beleza e riqueza da cultura e das tradições do nosso estado”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

O Governo de Minas Gerais apoia o evento há cerca de 20 anos, por meio da Diretoria de Artesanato, da Sede, estimulando a participação dos artesãos mineiros. Nesta edição, os expositores vão contar com uma área de 400 metros quadrados para mostrar a riqueza do artesanato mineiro.

Feira Nacional de Artesanato 2022

A FNA acontece há 33 anos em Belo Horizonte, realizada pelo Instituto Centro Cape, no Expominas. Neste ano, a organização espera alcançar recorde de público em comparação com 2021.

A feira contempla uma área de 2.400 metros quadrados, com 900 estandes e 3.500 artesãos. O espaço vai contar a história do homem por meio de suas ferramentas, começando com a pedra lascada (6.000 a.C.) e terminando em 2022, de forma a apresentar como o fazer artesanal ainda é importante para preparação dos protótipos de carros, motores, móveis, até foguetes.

Dezesseis shows estão previstos para os dias de feira, além de apresentação em forma de cortejo e no Butiquim, na área externa, que já virou um projeto de sucesso, divulgando, principalmente, pequenos grupos que não têm oportunidade de se apresentarem para os públicos mineiros. Além disso, mais de 30 prefeituras de Minas Gerais trarão seus artesãos e as riquezas de suas cidades. Para alimentação a feira conta com 8 lanchonetes, além de 15 quiosques de comida variada espalhados pelo pavilhão.

Feira durante a Copa do Mundo

Em 2022, a FNA será realizada simultaneamente à Copa do Mundo de futebol. Por essa razão, o evento contará com telões em led de 30 metros quadrados e mais 14 TVs de 75 polegadas, que estarão distribuídas por todo pavilhão para que os visitantes possam acompanhar as partidas programadas para 6, 9 e 10/12.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário