Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de outubro, de 2022 | 09:00

Donos de bares e restaurantes querem contratar, mas têm dificuldade de encontrar profissionais

Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 99% dos entrevistados que pretendem contratar têm algum grau de dificuldade na seleção

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Garçom está entre as funções mais procuradas por quem deseja contratarGarçom está entre as funções mais procuradas por quem deseja contratar

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que quase a metade dos estabelecimentos do setor pretende contratar até o fim de 2022. Apesar do cenário otimista dos empresários, a pesquisa revelou que muitos dos contratantes estão esbarrando em um problema: a dificuldade durante o recrutamento e seleção de profissionais.

A sondagem colheu respostas de 1.709 empresários do setor em todo o país, entre os dias 21 e 30 de setembro. Dos entrevistados, 45% esperam aumentar o quadro de funcionários até o fim do ano, outros 51% têm a expectativa de manter o time atual e apenas 4% dizem que vão fazer demissões.

Os empresários do segmento estão estimulados a contratar, principalmente, prevendo o aumento da demanda (63%). Outros 25% para suprir necessidades atuais da empresa, 13% para renovar a equipe, 11% para lançar novos serviços/produtos e 9% para abrir novas filiais.

Dificuldade para contratar
Apesar desse desejo em aumentar a equipe, os empresários estão preocupados com um detalhe: a dificuldade para contratar. A quase totalidade dos estabelecimentos (99%) que pretendem contratar encaram algum grau de dificuldade para encontrar profissionais.

Entre as funções mais procuradas por quem deseja contratar, estão: auxiliar de cozinha (59%), garçom (55%), atendente (49%), cozinheiro (40%), chefe de cozinha (17%) e gerente (14%).

Ainda de acordo com a pesquisa, o maior empecilho tem sido achar profissionais especializados. É o caso de cargos como padeiro e sommelier, apontados como alto grau de dificuldade para contratação por 72% e 71% dos respondentes, respectivamente. Chefe de cozinha (62%), gerente (59%) e profissional de TI (39%) também estão em falta no mercado.

“O setor acompanha a melhora nos indicadores econômicos do país e demonstra otimismo com os eventos que prometem trazer um bom final de ano. Isso se reflete na intenção de contratações. A formação de mão de obra e a oferta de profissionais especializados, no entanto, continua sendo uma carência em nosso setor”, afirmou o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Vale do Aço
A realidade do país é a mesma vivida pelos proprietários de bares e restaurantes do Vale do Aço. O dono do Espetinho Grill, Mauro Silva Firmino, está com vagas abertas para contratação de auxiliar de cozinha, cozinheira e auxiliar administrativo, mas está “passando aperto”. Segundo ele, o problema não é uma novidade. “A gente está com essa dificuldade já tem um bom tempo. A gente percebe que não tem mão de obra qualificada”, afirmou.

Mauro pretende contratar, principalmente, devido às festividades de fim de ano, mas não tem obtido êxito. “Agora, fim de ano, a gente está precisando de contratar mais pessoas, mas não estamos conseguindo. Estamos pagando salário acima da média e nem assim a gente está conseguindo”, lamentou.

Outro comerciante que está sofrendo com a procura por profissionais é o Wagner Demian, proprietário do Bar do Waguinho. “Eu abri uma outra unidade do bar, há seis meses, e até hoje eu não consegui formar uma equipe definitiva. A dificuldade está muito grande”, desabafou.

Segundo Wagner, a contratação tem sido um desafio para ele e os colegas. “Eu tenho observado que isso não é algo que acontece apenas comigo, são vários colegas que têm bares que estão enfrentando essa dificuldade de contratação de pessoas”, completou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Maria de Souza

18 de outubro, 2022 | 14:55

“Até que enfim nos Brasileiros estamos aprendendo a viver, para ganhar esta ajudinha de custo que nem e um salário , melhor ir embora para Portugal, inglaterra e outros lugares . Porque os donos de empresas não colocam os próprios filhos para ganharem este salário de merda . ´E UMA BOA OPÇÃO !”

Precisa Desenhar Para Entender?

15 de outubro, 2022 | 07:59

“Finalmente o pobre de Direita começa a entender que ter um sindicato forte, para representar uma categoria profissional é importante. Importante principalmente para ter um salário melhor. Quem vai encarar uma briga com o patrão? Esse o papel do sindicato ou entidade de classe que defenda o direito coletivo.

Se você comemora o desmonte dos sindicatos, ou você é rico ou é pobre (inclusive de espírito). Uma coisa impressionante é como a elite econômica consegue fazer o trabalhador ter ódio de trabalhador, o pobre não gostar de pobre e a classe média baixa achar que é rica.”

Espero Que Comecem a Fechar as Portas

14 de outubro, 2022 | 18:59

“Pagando a esmola que pagam não dá né, ainda querem explorar e não cumprem com os direitos trabalhistas, que pena que o espírito escravagista ainda está nos empresários brasileiros, preferem falir e fechar as portas a valorizar o funcionário.”

Anderson

14 de outubro, 2022 | 15:12

“Muita dessa mão de obra se deslocou para o exterior. Já que é para trabalhar muito que se ganhe em dólar. Mas os "empresários" de camisa da seleção brasileira não entendem isso.”

Jorge

14 de outubro, 2022 | 14:51

“Não sei que os agentes de trânsito faz em Ipatinga,que deixam colocar as mesas na via pública e atrapalhar o trânsito.”

Marcos

14 de outubro, 2022 | 14:10

“Se a reportagem sair no mercado fazendo uma pesquisa sobre quanto o trabalho informal é mais lucrativo em todos os sentidos, até pela flexibilidade de horários de trabalho, vai entender porque falta mão de obra em tantos setores da economia.”

Revolta

14 de outubro, 2022 | 13:45

“Pagam micharia por isso não acha e ainda sugam os direitos dos trabalhadores, outro detalhe é bar tomando conta da via no Iguaçu cheio porque uns podem e outros não alô alô fiscalização da prefeitura”

Késsia

14 de outubro, 2022 | 12:08

“A dificuldade está para nós também, que procura oportunidade nessas áreas é quando chega no local para ter mais informações, descobrem que os contratantes querem pagar 60 reais a noite. Isso é indignante, por isso muitos não aceita, o trabalho dá noite é extremamente pesado, só trabalha quem gosta mesmo. Mas também pagar pouco não encentiva quem está procurando a oportunidade.”

Renato Oliveira

14 de outubro, 2022 | 11:11

“E vai continuar assim se moeda brasileira não for valorizada frente as internacionais. O País perdeu muita mão de obra para estes países...
Fato é que tem q haver uma política que force baixar a moeda Internacional para que não continuemos a perder profissionais para fora. Bem como forçar o retorno dos q por lá estão... e isso já aconteceu há um tempo atrás não muito longe.”

Zoio de Zoiar

14 de outubro, 2022 | 10:58

“O problema não é a mão de obra qualificada, mas o salário desqualificado. Querem que o profissional trabalhe igual uma máquina e pagar micharia. O Vale do Aço tem que acabar com essa cultura que o empresário lucra exorbitantemente e o trabalhador ganha migalhas. O resultado tá aí : fuga de mão de obra.”

Paulo Cesar

14 de outubro, 2022 | 10:41

“As reformas trabalhista e previdenciária, vieram pra isso pra gerar emprego, só não contavam que a maioria dos trabalhadores não iria aceitar os míseros salários oferecidos pelos patrões.”

Alfredo

14 de outubro, 2022 | 09:18

“achar gente pra trabalhar ate acha, mais as empresas querem pagar uma merreca pra funcionario fica dificil msm”

Envie seu Comentário