14 de outubro, de 2022 | 14:27

Sindicatos negociam 7,2% de aumento para os comerciários

A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço

Emmanuel Franco
Aumento para os empregados no comércio de Ipatinga tem incidência já sobre o salário de outubro Aumento para os empregados no comércio de Ipatinga tem incidência já sobre o salário de outubro

Os comerciários de Ipatinga ganharam 7,2% de aumento a incidir sobre o salário de outubro. O percentual foi negociado pelos sindicatos que representam os patrões e os empregados no município e está documentado em Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2021-2023, assinado pelas entidades na tarde desta quinta-feira (13). O piso salarial da categoria é, agora, R$ 1.485. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Conforme explica o representante dos empresários, José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio, o reajuste salarial à categoria laboral acompanha a inflação, ou seja, segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022.

“Por se tratar de um adendo à Convenção Coletiva, o momento era de negociar apenas as cláusulas econômicas. Nos reunimos algumas vezes com os representantes dos empregados, dialogamos e entendemos que os 7,2% concedidos na data-base de 1º de outubro estão dentro da realidade empresarial e representarão uma boa melhoria nos salários dos nossos funcionários”, aponta o dirigente sindical.

Negociações continuam
Também de acordo com Facundes, as negociações com o Sindicato dos Comerciários de Timóteo e Coronel Fabriciano (Secteo-CF) estão em andamento e devem ser finalizadas nos próximos dias.

Segundo explica o dirigente sindical, no adendo à CCT assinado com o Seci, há uma cláusula que prevê que “as diferenças salariais — inclusive dos demitidos — no mês de outubro de 2022, ocorridas pelo atraso da assinatura do documento, deverão ser pagas juntamente com o salário de novembro de 2022”.

“Empresários que fecharam as suas folhas de pagamento antes da assinatura do Termo Aditivo não precisam se preocupar, uma vez que está permitido pagar o retroativo em novembro”, reforça o presidente do Sindcomércio. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones da entidade patronal: 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ivanezia Carlos

04 de novembro, 2022 | 21:02

“Eu quero uma explicação, qual o salário de operadora de caixa de distribuidora”

Envie seu Comentário