14 de outubro, de 2022 | 16:22

Projeto ''Calçada Linda'' já conta mais de 3.500 árvores plantadas em Ipatinga

Divulgação
Ação já soma 27 bairros atendidos, mostra balanço da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio AmbienteAção já soma 27 bairros atendidos, mostra balanço da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente

Até o fim do mês de setembro, já haviam sido plantadas 3.579 árvores adequadas a cada espaço demandado, contemplando 1.033 imóveis, entre residências e comércios/empresas. Esse é o balanço feito pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga sobre a evolução do projeto “Calçada Linda”.

Já são 27 bairros atendidos: Areal, Bela Vista, Bethânia, Bom Jardim, Bom Retiro, Canaã, Canaãzinho, Caravelas, Cariru, Castelo, Cidade Nobre, das Águas, Esperança, Horto, Ideal, Iguaçu, Imbaúbas, Jardim Panorama, Jardim Santa Clara, Limoeiro, Parque das Águas, Planalto, Recanto, Santa Mônica, Veneza, Vila Celeste e Vila Militar.

O Departamento de Meio Ambiente (Demam) informa que os plantios cumpridos dentro do “Calçada Linda” obedecem a um trabalho de planejamento e gestão de áreas verdes, sendo o envolvimento da comunidade e sua interação com o poder público um dos elementos fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Espécies adequadas

A atuação da Sesuma se dá a partir da manifestação positiva e interesse do morador quanto ao plantio de árvores na calçada de seu imóvel. A execução conta inicialmente com uma abordagem de técnicos da área de Biologia junto aos moradores, explica o governo municipal. O objetivo é a recomposição, de forma organizada e apropriada, dos passeios da cidade, com o plantio de árvores de pequeno porte que podem atingir até três metros de altura.

De acordo com Rafael Fernandes Castro, gerente da Infrater Engenharia, empresa concessionária dos serviços de manutenção de parques e jardins no município, as plantas são escolhidas de forma a não causar interferência nos equipamentos públicos, como as redes elétrica e de esgoto, sem prejudicar a acessibilidade e a iluminação pública, além de possuírem ainda função decorativa nas vias públicas.

“Caso o dono do imóvel tenha interesse em participar do projeto, uma visita de equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente deverá ser feita na residência do munícipe solicitante para apresentação de catálogo de espécies de árvores apropriadas para cada ambiente, fotos das árvores disponíveis em suas etapas de desenvolvimento e floração, bem como informações minuciosas sobre tamanho em idade adulta e comportamento do sistema radicular”, destaca o gerente.

Consciência e receptividade

“Observamos que o morador que recebe o plantio apresenta grau elevado de satisfação com o trabalho. Com essa ação, cria-se uma nova consciência na população, que participa efetivamente do projeto. Nota-se um genuíno sentimento de pertencimento se desenvolvendo nos locais por onde passamos e atendemos”, relatou Rafael.

Como participar

Para participação no projeto “Calçada Linda” é necessário que a calçada tenha no mínimo 1,80m de largura para receber o plantio, permitindo desenvolvimento da árvore e garantindo condições seguras de tráfego de pedestres e acessibilidade.

Os telefones para contato e solicitação de plantio são (31) 3825-0647 e 3829-8079. As solicitações também podem ser feitas via e-mail: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcela

15 de outubro, 2022 | 20:02

“O projeto e legal se tivesse suporte, pq essas árvores costumam estourar as calçadas .”

Alan de Minas

15 de outubro, 2022 | 15:33

“Projeto legal mas tem que lembrar que daqui alguns anos essas árvores terão que ser podadas. Aqui em Timor já faz 6 meses que estou solicitando a prefeitura a poda de 3 árvores na calçada em frente a minha casa e a desculpa é sempre a mesa que o efetivo está pouco etc etc etc.”

Envie seu Comentário