15 de outubro, de 2022 | 09:27

No Dia do Professor, profissionais celebram conquistas e apontam o que precisa evoluir

Dirceu Aurélio/Imprensa MG
Data deve ser celebrada, mas sem esquecer da luta por melhores condições, apontam professores  Data deve ser celebrada, mas sem esquecer da luta por melhores condições, apontam professores

O Dia do Professor é celebrado neste sábado, 15 de outubro. Apesar de ser uma das categorias mais respeitadas pela sociedade, os professores lutam pela valorização de seu trabalho e salário digno há anos, sem que muitos avanços tenham ocorrido. Educadores e a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), em Ipatinga, avaliam o cenário nesta data e apontam quais melhorias gostariam de ver implementadas.

Professor de Matemática da rede estadual, Joseny Santos, que prefere não dizer em qual local leciona, relata que os tempos atuais têm sido difíceis para o professor. “Além da luta por direitos básicos, como o piso salarial, temos convivido com a falta de respeito por parte de alguns pais. A forma como o conteúdo é trabalhado em sala de aula é questionado, somos assediados a não dar opinião sobre temas como religião e política, o que não ocorre na prática. Não dizemos em quem o aluno deve votar, mas alguns entendem que os meninos são doutrinados, o que não é verdade”, assegura.

Já o professor de Geografia e História, Gildázio Garcia Vitor, que atua nas redes municipal e privada de Ipatinga, avalia que melhorias ocorreram no decorrer dos anos. “Foram muitas as conquistas ao longo dos últimos anos, principalmente de condições de trabalho, que melhoraram um pouco, com menos aulas e maior tempo de coordenação, e salariais. A mais importante continua sendo a melhoria da Educação Pública, com Educação Integral para todos”, aponta. Nesta data, a mensagem de Gildázio é que “os professores continuem auxiliando os alunos e as suas famílias a inventarem um chão onde os seus sonhos, e parte dos nossos, irão florescer e dar bons frutos”, vislumbra.

A professora de Português, também de Ipatinga, Marina Paulo de Souza, diz ser apaixonada pela profissão. “Todos os dias temos um desafio e tanto pela frente, o de educar e formar cidadãos, o que fazemos em conjunto com a família. É gratificante ver que um ser humano foi encaminhado por nossas mãos e ensinamentos. Não há nada mais gratificante que ver crianças se tornarem homens e mulheres, com um diploma, com um caminho a percorrer”, salienta.

Respeito e valorização
A diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), Subsede de Ipatinga, Isaura Azevedo Carvalho, destaca que neste dia 15 de outubro, data em que professores e educadores recebem os parabéns, homenagens e uma atenção especial, o sindicato reforça o quanto a categoria gostaria de receber mais respeito e valorização.

“Num cenário de destruição da educação pública, com tantos projetos e propostas de terceirização, municipalização, não aplicação dos recursos próprios da educação, corte de verbas e tantos outros ataques à educação e aos educadores, precisamos celebrar a resistência e resiliência de quem faz a luta por uma educação de qualidade para todo”, afirma.

Das pautas que defendem, destaca a luta contra todos os retrocessos. “Sem deixar de lado, é claro, a constante luta pelo piso salarial, que há anos mobiliza a categoria. Uma conquista histórica, estabelecida por meio de leis federal, estadual e municipal e vem sendo negligenciado em todas as esferas. Os governantes não podem se esquecer de que o professor é a peça-chave para a transformação e o desenvolvimento do país”, conclui.

Data
O Dia do Professor é comemorado no Brasil, em 15 de outubro, e foi estabelecido em 1963, durante o governo de João Goulart. Em outros países é uma data comemorada em dias diferentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

15 de outubro, 2022 | 20:45

“Sr. Juquinha, em primeiro lugar, obrigado pela observação e comentário. Em segundo lugar, a minha análise é sobre mais de 40 anos de Magistério. Quando iniciei, em 1982, não tínhamos direito a 13° e nem de sermos sindicalizados, portanto, não tem a ver com as conquistas e/ou perdas atuais.
Hoje, não passo de um velho e medíocre Professor, e para piorar, já faz tempos, me tornei um Comunista não praticante. Me desculpe pela decepção. Mas no próximo ano, provavelmente em 6/9/2023, vou entrar com o meu pedido de aposentadoria no INSS.”

Juquinha

15 de outubro, 2022 | 13:13

“Não entendi o Sr Gildásio,os comentários dele no decorrer de 2022, sempre deteriorando o salário dos professores, trabalhando em dois cargos,e neste momento está tudo certo.”

Tião Aranha

15 de outubro, 2022 | 08:45

“Bom texto. O que move o mundo são os desejos de dias melhores, e não sonhos. De um lado os governantes, detentores máximos do poder, e do outro homens comuns fazendo a sua própria história - sem saber porque estão fazendo. Quando se deixa um legado, o difícil é saber com quem vai deixá-lo, e ainda mais difícil é saber quem vai passar esse troféu. Risos.”

Gildázio Garcia Vitor

15 de outubro, 2022 | 07:41

“Muito obrigado Portal Diário do Aço e repórter Bruna Lage por esta belíssima homenagem!”

Envie seu Comentário