16 de outubro, de 2022 | 07:00

Instituto Usiminas abre exposição multimídia sobre o desenvolvimento sustentável

Divulgação
Exposição Integra aborda a trajetória de setores que movimentam a economia do país com tecnologia e interatividadeExposição Integra aborda a trajetória de setores que movimentam a economia do país com tecnologia e interatividade

A exposição “Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país” estreia na galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, nesta terça-feira (18/10), a partir das 12h. O projeto é marcado pela realidade imersiva, com muita tecnologia e interação e pode ser visitada gratuitamente por públicos de todas as idades, de terça a sábado, das 12h às 20h. A mostra é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, com realização da P4 Produções.

Por meio de painéis explicativos, vídeos, maquetes e jogos, os visitantes poderão conhecer a trajetória de sete setores ligados ao desenvolvimento do Brasil e a forma como as novas tecnologias exercem impacto na indústria. A abordagem de tais temas em outros países, com o emprego de técnicas modernas, comparando com o que vem sendo realizado no país também faz parte da exposição. Um público de mais de 30 mil pessoas já visitou a mostra, que antes de vir para Ipatinga, também passou pelo no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Itaúna.

Divulgação
A exposição celebra o encontro da cultura e do desenvolvimento econômico com a tecnologiaA exposição celebra o encontro da cultura e do desenvolvimento econômico com a tecnologia

A mostra “Integra” incentiva o questionamento sobre qual é o papel de cada cidadão para colaborar com o desenvolvimento do país, conforme explica o diretor do Projeto, Daniel Casadó. “Apresentamos a evolução e soluções nos setores de Agropecuária, Construção, Energia, Mineração, Transporte, Cultura e Desenvolvimento e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, demonstrando as tendências destes setores ligados ao dia a dia e à cultura de todos os brasileiros”, detalha Casadó.

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a exposição torna o mês de comemorações dos 60 anos da Usiminas ainda mais especial, abordando temas importantes para estudantes, profissionais e toda comunidade. “A mostra nos proporcionará experiências incríveis ampliando as oportunidades de conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável do nosso país. É uma parte da nossa história que poderá ser descoberta por nossos visitantes”, salienta Penélope.

Abordagem
A exposição é dividida em sete módulos, abordando os seguintes temas: Fluxos (transportes modais e novas tecnologias nas estradas), Energia (setor energético óleo, gás e petróleo, energias limpas, renováveis e sustentáveis), Campo (produção agrícola de precisão, tecnologia e florestas plantadas), Cidades, Mineração (projeção mapeada, elementos químicos, produção mineral e processos), Economia Criativa (formação étnica e cultural do povo brasileiro, valores que impulsionam desenvolvimento material e imaterial) e ODS (crescimento e sustentabilidade alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que compõe a Agenda 2030).


Detalhes


Exposição Integra: A cultura de um povo, o desenvolvimento de um país
Data:18 de outubro a 28 de janeiro de 2023
Local: Galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga
Horário: De terça a sábado, das 12h às 20h
Agendamento pelo Whatsapp (31)98437-3330


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário