15 de outubro, de 2022 | 07:12

Copa à vista

Faltam 36 dias para a abertura da Copa do Mundo no Catar e, talvez por conta da eleição, não se veja ainda qualquer mobilização ou interesse maior pelo mais tradicional torneio de futebol do planeta.

Sem entrar no mérito da escolha do país sede feita pela Fifa, a meu juízo um grande equívoco esportivo e político, que só se justifica pela ganância da entidade por dinheiro, teremos provavelmente, do ponto de vista técnico, uma das melhores competições das últimas décadas.

Muito disso em razão da mudança do evento, que deixou o meio do ano para se realizar nos meses de novembro e dezembro, devido às altas temperaturas registradas no Oriente Médio na data convencional.

A mudança forçada favorece as seleções européias, cuja temporada termina e começa na metade do ano, possibilitando assim que seus jogadores cheguem ao Mundial no ápice da forma física e técnica.

Chance do hexa

Há muito tempo nossa seleção deixou de ser “paixão nacional”, não empolga, não mobiliza mais o país. Culpa não só do desprestígio da CBF, em razão dos inúmeros escândalos de corrupção envolvendo seus dirigentes, mas também pela falta de identidade do torcedor nacional com os jogadores, cuja maioria absoluta atua no exterior.

Sem alarde, o técnico Tite deve enviar esta semana a sua pré-lista de convocados para a Copa com 55 nomes, deixando para o dia 7 de novembro a lista definitiva, com os 26 jogadores que jogarão o Mundial.

Acho que as dúvidas do técnico são poucas, uma delas na lateral direita, onde Danilo está garantido, e o veterano Daniel Alves também pode ser chamado, desde que não opte por utilizar Éder Militão, que embora seja zagueiro também pode jogar no setor.

Sem o contundido Arana do Galo, penso que na lateral esquerda Alexsandro tem vaga garantida, enquanto Alex Telles e Renan Lodi disputam a outra vaga.

A partir daí se sobressaem nomes de confiança do Tite, o que acho até natural, com destaque para o volante e provável capitão, Casemiro, enquanto no ataque há uma certeza: Neymar.

FIM DE PAPO

· O que mais impressiona e deixa no ar um certo otimismo na mídia é a quantidade de jovens jogadores que temos para o ataque. Uma verdadeira artilharia pesada como há muito não se via: Raphinha, Anthony, Vinícius Jr., Richarlyson, Pedro, Matheus Cunha, além dos mais experientes como Gabriel Jesus e Firmino, que vão se juntar a Neymar, o “dono” do time. Todos atuam na Europa e vão também chegar “voando” do ponto de vista físico e técnico na Copa do Mundo.

· A Copa do Catar será a primeira disputada no Oriente Médio e contará com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça, isto porque pela segunda vez consecutiva a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação. O torneio terá início no dia 20 de novembro, 13h, com o jogo Catar x Equador, no Al Bayt Stadium. O rico do Oriente deu-se ao luxo de construir uma linha exclusiva de metrô interligando os oito estádios que vão sediar os jogos.

· Esta será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França/1998. A partir do Mundial seguinte, que será organizado em conjunto pelos Estados Unidos, Canadá e México, a “gulosa” e notória gananciosa Fifa, com o objetivo principal de arrecadar mais uma montanha de dinheiro, aumentou o número de participantes para 48 seleções.

· A seleção da CBF está no Grupo G, juntamente com a Sérvia, adversária da estreia numa quinta-feira, 24/11, 16h, além de enfrentar na primeira fase Suíça e Camarões. Segundo levantamento do site “Transfermarkt”, na estreia contra a Sérvia, Tite e seus comandados devem se preocupar principalmente com Dusan Vlahovic, centroavante da Juventus, destaque do adversário. Na segunda partida contra a Suíça, o jogador a ser vigiado é Manuel Akanji, zagueiro do Manchester City. E, diante de Camarões, no último compromisso da fase de grupos, o destaque é André-Frank Anguissa, volante do Napoli, ótimo no passe e responsável pela organização do time africano. (Fecha o pano!)

Fernando Rocha
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário