Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de outubro, de 2022 | 16:15

Hibridus Dança apresenta Enartci 16ª edição com programação especial no mês das crianças

O Enartci é realizado pelo grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, e tem o patrocínio da Aperam, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Nilmar Lage
O espetáculo ''Coisa é tudo'', do Hibridus Dança será destaque na abertura da programação nesta terça-feira O espetáculo ''Coisa é tudo'', do Hibridus Dança será destaque na abertura da programação nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (18) até dia 23 de outubro, na Fundação Aperam, será realizada a 16ª Edição do Enartci com uma programação voltada para as infâncias com dança, teatro, circo e muita cultura para toda a família. O Enartci é realizado pelo grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, e tem o patrocínio da Aperam, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Este evento, além de se comemorar o mês das crianças, faz parte da programação de aniversário do grupo, que em novembro celebra 20 anos de existência e integra a comemoração de aniversário da Aperam.

O grupo Hibridus Dança completa 20 anos de existência e desde o começo de sua existência mantém ações pautadas pelo compartilhamento de ideias e saberes no intuito de uma aproximação da cultura com a comunidade em que o grupo está inserido para assim alcançar outras localidades e regiões. O que vem se concretizando devido suas parcerias com diversos outros grupos de dança e produtores do país, bem como o grupo já se apresentou em terras internacionais como Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, dentre outros.

O encotro foi criado pelo grupo enquanto uma plataforma de compartilhamento, criação em arte contemporânea. Desde sua criação, o evento já trouxe para região do Vale do Aço diversos artistas nacionais e internacionais para se apresentarem, ministrarem oficinas, conviverem com os artistas locais, tudo numa grande oportunidade de se criar redes e conexões entre os artistas e interessados em dança e arte contemporânea. E, atuando como formador de público, o Enartci deu origem ao Enartcinho, voltado para as infâncias, na busca de um público mais poroso às artes, se colocando como possibilidade de interlocutor entre as artes contemporâneas e as infâncias.

O Hibridus, com a curadoria dessa edição do Enartcinho, buscou dar visibilidade às poéticas e temas dedicadas às infâncias e que promovam em suas propostas ação de mediação na própria obra de artistas e grupos da região do Vale do Aço.

Programação
Já neste dia 18, às 8h30, o espetáculo Coisa é tudo, do Hibridus Dança, inicia a programação. Coisa é tudo o que existe ou que pode ter existência (real, abstrata, imaginária). Algo que ainda não se sabe o nome específico. E se ainda não tem um nome, pode ser nomeado, pode existir. Tudo é a maior quantidade possível de coisas. E, se essas coisas ainda não existem, podem ser inventadas, podem ser dançadas! Podem voar e conviver sem pré-conceitos e sem preconceitos. É uma construção e visão de mundo onde todas as coisas ainda são possíveis (ou assim deveriam ser!). Tudo é o possível! Tudo é a soma das experiências humanas “brincadas”, sem comparativos, durante a infância.

Quarta-feira (19), às 14h, o espetáculo circense infantil Petit Gatão Pocket Show, do Circo Teatro Fool, apresenta todos os personagens do imaginário circense que ganham vida na pele do palhaço Petit Gatão nesse espetáculo recheado de malabarismo, mágicas, acrobacias e números de tirar o fôlego. Petit Gatão canta, dança, salta, faz comédia e poesia, se multiplica para encantar as crianças e adultos com a mística circense de um passeio lúdico e vibrante pela tradicional arte circense.

Na quinta-feira (20), às 8h30, o espetáculo de dança Cidade dos Sonhos, Núcleo Dança-Dor, uma obra de dança-teatro para as infâncias, onde encontramos uma sonhadora que em sua imaginação cria e recria um universo novo, uma cidade nova, cheia de possibilidades e de muitas aventuras. Isso, graças à imaginação que tem gosto, sabor e forma de realidade. Com ajuda de um mapa criado pela própria sonhadora, que em seu caminho encontra outros seres que vão lhe ajudando nessa louca jornada, a personagem descobre o amor, a fantasia, o respeito e a responsabilidade.

A obra destaca a importância de se viver o imaginário e o real, numa verdadeira aventura pela Cidade dos Sonhos.
Na sexta (21), às 14h, o Coletivo Aberto de Teatro apresenta ‘Monstros’. É brincadeira, teatro ou ciência? É um jogo, uma experiência ou uma peça? Não se sabe. Mas que monstros existem, existem! E podemos provar. Uma atriz, um ator e um músico fazem surgir em cena diferentes criaturas a partir de articulações com objetos do cotidiano, explorando potencialidades do corpo, da voz, da imagem e do som.
@ric_grao
Dia 22, às 16h30, o Espaço Cultural Casa Laboratório, apresenta o teatro infantil O menino da cabeça de papelãoDia 22, às 16h30, o Espaço Cultural Casa Laboratório, apresenta o teatro infantil O menino da cabeça de papelão

No sábado (22), às 16h30, o Espaço Cultural Casa Laboratório apresenta o teatro infantil O menino da cabeça de papelão. Havia um reino onde viviam pessoas que lutavam diariamente para serem iguais. Para isso o rei criava escolas, leis, regras, governos... todas as estratégias para que no reino todas as pessoas pensassem, falassem e agissem igual. Dessa maneira, o país do sol, como era chamado, se transformou no país da mentira, onde as pessoas, para sobreviver às severas leis do rei, mentiam, faziam mal, trapaceavam e ostentavam tudo o que não eram. Assim no reino que chamavam de Sol, nasceu um menino de nome Antenor, que com sua cabeça de nascença sempre agia em desacordo com a norma dos seus concidadãos. Um belo dia Antenor resolveu trocar sua cabeça por uma cabeça igual a de todos.

No domingo (23), às 16h30, o DaMa Espaço Cultural traz para o palco do teatro da Fundação o espetáculo M de Poesia. A montagem narra a vida de Manoel de Barros, o menino que gostava de carregar água na peneira. Histórias da vida e do quintal maior que o mundo do poeta mato-grossense. A contação traz momentos de interação com a plateia e musicalidade.

Ingressos
A classificação de todos os espetáculos é livre e os ingressos podem ser retirados na bilheteria da Fundação Aperam Acesita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, mediante a doação de um litro de leite. Cada pessoa poderá retirar até dois pares de ingressos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário