17 de outubro, de 2022 | 17:49

Iniciativa piloto da Copasa estimula o uso consciente da água em Ipatinga

A ideia é possibilitar o reaproveitamento desse recurso na limpeza de ambientes e nas descargas sanitárias, informa a Copasa

Divulgação
A iniciativa piloto selecionou mil famílias para receber uma unidade do Kit Reabastecer, capaz de armazenar água da máquina de lavar roupasA iniciativa piloto selecionou mil famílias para receber uma unidade do Kit Reabastecer, capaz de armazenar água da máquina de lavar roupas

Para promover o uso sustentável da água potável em Ipatinga, no Vale do Aço, a Copasa e o Ministério Público estão implantando na cidade o projeto Reabastecer. A iniciativa piloto selecionou mil famílias que se inscreveram no site da Copasa para receber uma unidade do Kit Reabastecer - composto por um dispositivo (bombona de 240), capaz de armazenar água da máquina de lavar roupas. A ideia é possibilitar o reaproveitamento desse recurso na limpeza de ambientes e nas descargas sanitárias, informa a Copasa.

Os equipamentos começaram a ser instalados nas casas dos clientes inscritos desde setembro, e essa etapa deve ser concluída até o fim de dezembro. “Com o Projeto Reabastecer, a Companhia e o Ministério Público desenvolverão ações de educação ambiental e de conscientização da população quanto à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, a partir do consumo consciente da água”, explica o superintendente da Unidade de Negócio Leste (UNLE), Albino Campos.

As chamadas “águas cinzas” consistem das águas residuais provenientes de pias, lavatórios, chuveiros, máquinas de lavar roupas, independentemente da coloração efetiva apresentada. A sua reutilização pode ser considerada uma alternativa sustentável para que a água potável seja direcionada aos usos nobres e essenciais. Além de possibilitar a redução do consumo e da conta de água, a expectativa é que iniciativa também contribua, por meio de ações de educação ambiental, como rodas de conversa e oficinas, para a conscientização da população quanto à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

A iniciativa é um exemplo de ação em sintonia com o Dia do Consumo Consciente, lembrado neste sábado (15). A data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, com o objetivo de conscientização da sociedade para o consumo sustentável.

Estudo de impacto
Para avaliar os resultados da iniciativa, a Copasa irá desenvolver, nos próximos 13 meses, um estudo de impacto no consumo das casas que receberam o kit com a bombona. O objetivo é acompanhar mensalmente se houve redução no consumo de água potável pelos beneficiados pelo projeto. “Vamos acompanhar esse projeto piloto e, se a ideia funcionar, é uma ótima iniciativa para replicarmos em outros lugares, para que a gente possa ter um ganho social importante para as famílias”, destaca Adriana França, que atua na área de Responsabilidade Social da Copasa.

Adriana França destaca ainda que a iniciativa “está alinhada à Agenda ESG (práticas ambientais, sociais e de governança corporativa) da Copasa, por meio dos compromissos ‘Proteção de Mananciais e Atendimento ao Cliente’, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tais como água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, saúde e bem-estar e crescimento econômico e ação contra a mudança global do clima, gerando valor socioeconômico, ambiental e cultural para a sociedade”.

As famílias que irão receber os kits até o fim do ano foram selecionadas a partir da abertura de um chamamento público feito pela Copasa. Os clientes contemplados precisavam atender a alguns critérios como residir em Ipatinga; estarem cadastrado nas categorias residencial e/ou social; ter máquina de lavar roupas com espaço físico para instalação do kit e disponibilidade para colaborar para o estudo de monitoramento do impacto no consumo de água tratada no imóvel. Para divulgar a iniciativa entre a população do município, o projeto foi apresentado em eventos, escolas, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e associação de moradores.

Uso consciente
A Copasa iniciou uma ação de conscientização sobre consumo de água nos distritos de Vila Nova de Minas e Lagoinha, ambos em Montes Claros, no Norte do estado. As localidades tiveram o início da operação do faturamento pela Copasa recentemente e alguns imóveis apresentaram um consumo elevado de água - o que motivou a iniciativa.

Por meio do programa “Engajar para Transformar”, equipes de mobilização da companhia visitam imóveis e orientam os moradores com dicas de economia de água, além de falar sobre os cuidados com os vazamentos hidráulicos. A iniciativa estimula a comunicação para os casos de início de faturamento e todo o trabalho desenvolvido pela equipe socioambiental tem como foco uma abordagem diferenciada, humanizada e aberta ao diálogo.

A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda de Sustentabilidade ESG da companhia e é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário