Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de dezembro, de 2022 | 15:10

Comunidade do Ipaneminha programa a 77ª Festa de Nossa Senhora do Rosário

Divulgação
Tradicional celebração será realizada no dia 18 de dezembro, a partir de 8h, na Igreja São Vicente de PauloTradicional celebração será realizada no dia 18 de dezembro, a partir de 8h, na Igreja São Vicente de Paulo

A 77ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, será realizada no próximo domingo (18), a partir das 8h, na Igreja São Vicente de Paulo, na comunidade do Ipaneminha, em Ipatinga. A informação é da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

A celebração religiosa é realizada tradicionalmente pelo Congado do Ipaneminha e tem como objetivo celebrar a padroeira do grupo - Nossa Senhora do Rosário -, além de agradecer as graças alcançadas pela guarda em 2022.

A festa contará com extensa programação ao longo do dia. Todas as atividades serão abertas à comunidade. Além da Administração Municipal, o evento tem o apoio da Associação Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, Comunidade do Ipaneminha e Paróquia São Pedro.

Sobre a guarda

Presente na cultura regional há 97 anos, o Congado Nossa Senhora do Rosário, mais conhecido como Congado do Ipaneminha, foi registrado como Patrimônio Imaterial do Município de Ipatinga em 2016. A dança do Congado é uma expressão popular, originária da África, e chegou ao Brasil durante a colonização, no século XVII, trazida pelos escravos. Na região, o Congado Nossa Senhora do Rosário foi fundado em 1925 por José Gonçalves de Almeida. A origem se deu pela influência dos tropeiros, procedentes da cidade do Serro, que passavam também por Ferros, Joanésia, Mesquita, Santana do Paraíso e Ipaneminha.


Programação


8h - Café da manhã com as guardas
9h - Visitação à Igreja São Vicente de Paulo
10h - Apresentação do Congado do Ipaneminha - Dança da Fita
10h30 - Procissão com Rei e Rainha da Festa
11h - Missa com Padre Emanuel
12h30 - Almoço com a comunidade
14h - Bingos e Leilões
16h - Apresentação de Batuque
17h - Encerramento com a troca das coroas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário