22 de dezembro, de 2022 | 17:30

Ocupação de Arte e Luz ilumina o Natal em Ipatinga

16ª edição do Seminaluz busca novo olhar e interação artística no espaço urbano

Fotos: Rodrigo Zeferino/Divulgação
A partir desta quinta-feira (22) até 30 de janeiro de 2023, será iniciado o projeto Ocupação Arte e Luz em diversos pontos da cidade de Ipatinga. A iniciativa do Seminaluz 16ª edição e tem realização da Cênika Eventos e do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Aciapi, e conta com o patrocínio exclusivo da Cemig. Neste início, o projeto irá acontecer na avenida 28 de Abril e na Praça 1 de Maio, no Centro, e na avenida Carlos Chagas, no bairro Cidade Nobre.

Conforme a produção, “esta primeira edição do projeto Ocupação Arte e Luz tem como foco a iluminação natalina e promove a ocupação do espaço urbano buscando um novo olhar ao espaço e uma interação artística com o mesmo. A tentativa é trazer um olhar mais humanizado ao espaço que, habitualmente, é ocupado exclusivamente pelo comércio. Resgatar o espírito da fraternidade, o espírito natalino neste momento em que as pessoas estão realizando suas compras para presentear seus entes queridos. Acolher estas pessoas para que se sintam confortadas pelas ações do projeto. Sintam-se iluminadas pelas luzes e possam criar memórias e recordações nos diversos pontos iluminados e com as ações artísticas ali realizadas”.

Serão diversas atrações e ações promovidas pelo Ocupação Arte e Luz. No lançamento do projeto, nesta quinta-feira (22), acontece uma cantata de Natal com a agência de músicos Primeiros Acordes, de Timóteo. A cantata acontece na Praça 1º de Maio, no Centro de Ipatinga, às 18h30, com a presença do Papai Noel para abrilhantar o evento e fazer muitas fotos com as crianças e todos que quiserem.

Nesta sexta-feira (23), Papai Noel estará tirando fotos com as pessoas das 9h às 12h e das 15h às 20h. Também, a Cantata de Natal com Primeiros Acordes será apresentada às 19h. No sábado (24), acontecem ações artísticas das 9h às 17h. Todas as atividades dessa programação prossegue na Praça 1º de Maio.

Todas as ações estão sendo trabalhadas de forma cênica pensando o espaço e as pessoas que nele estão transitando Todas as ações estão sendo trabalhadas de forma cênica pensando o espaço e as pessoas que nele estão transitando
Inserção e inclusão
Em todas as suas edições, o projeto Seminaluz sempre busca se pautar para além da proposta voltada para a área técnica das artes e mantém conexão com a comunidade em que está inserido, “promovendo a inserção e a inclusão através de ações voltadas para a comunidade como oficinas para adolescentes e idosos, ações sociais como arrecadação de cestas básicas e brinquedos, visitas aos pontos iluminados levando crianças e comunidade periférica com o trenzinho, dentre outras”, informa a produção. Uma dessas ações é ao acendimento das luzes natalinas do Parque Ipanema, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, culminando em festa de luzes e muitas atrações artísticas em Ipatinga e cidades do entorno.

“Uma das preocupações do projeto é a sustentabilidade e, por isto, são usadas apenas iluminação em LED com baixíssimo consumo de energia elétrica. Para se ter uma ideia, todo consumo de energia elétrica do projeto, nos espaços iluminados, se compara ao consumo de uma casa com quatro pessoas em consumo normal”, descreve a assessoria do projeto.

O projeto Ocupação Arte e Luz foi contemplado pelo edital de chamamento público aprovado para realizações de ações propostas no “Natal Cultural Cemig 2022”, uma das atividades previstas no calendário comemorativo de aniversário de 70 anos da companhia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A programação faz parte, também, do Natal da Mineiridade, uma ação coletiva incentivada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) que nasceu neste ano e busca promover todos os destinos mineiros com programações natalinas.

A proposta é apoiar a consolidação dos festejos natalinos por todo o território mineiro, com o objetivo de consolidar Minas Gerais como um destino para quem está em busca de festividades natalinas com a essência mineira. Somados, são mais de 160 destinos mineiros que, juntos, integram o Natal da Mineiridade de 2022.

As iluminações resultantes do projeto ficarão abertas para visitação até o dia 30 de janeiro de 2023 de forma presencial, e do dia 1 de fevereiro a 30 de março de 2023 ficará disponível de forma online no site www.seminaluz.com.br/ocupação. Mais informações nas redes sociais Instagram: @seminaluz @cenikaeventos e Facebook/seminaluz e pelo telefone (31) 98470-0975.

SERVIÇO
Ocupação Arte e Luz
Cantata de Natal com agência de músicos Primeiros Acordes e chegada do Papai Noel

Data: 22 de dezembro, 2022
Hora 18h30
Local: Praça 1º de Maio Centro/Ipatinga

Presença do Papai Noel
Data: 23 de dezembro, 2022
Hora: 9h às 12h - 15h às 20h
Cantata de Natal com agência de músicos Primeiros Acordes
Hora: 19h
Local: Praça 1º de Maio Centro/Ipatinga

Ações Artísticas
Data: 24 de dezembro, 2022
Hora: 9h às 17h
Local: Praça 1º de Maio Centro/Ipatinga

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário