27 de dezembro, de 2022 | 17:40

Polícia Federal confirma retomada da emissão de passaportes

A confecção de novos documentos tinha sido suspensa, pela segunda vez este ano, no dia 1º de dezembro

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Segundo a Polícia Federal, desde o dia 24 foi restabelecida a confecção de novas cadernetasSegundo a Polícia Federal, desde o dia 24 foi restabelecida a confecção de novas cadernetas

Pouco mais de vinte dias após a suspensão da confecção de passaportes no Brasil, o serviço foi retomado. A informação foi confirmada em nota, enviada ao Jornal Diário do Aço, pela Delegacia de Polícia Federal de Ipatinga. “Após liberação orçamentária, foi restabelecida a confecção de novas cadernetas de passaporte a partir de 24/12/2022 (sábado)”, esclareceu.

O chefe da Delegacia da Polícia Federal em Ipatinga, delegado Alexandre Teixeira dos Santos, explicou que os passaportes solicitados em atendimento presencial realizado entre os dias 1/12 e 22/12 serão produzidos gradativamente. “Antes de buscar o passaporte, o requerente deve consultar o andamento da solicitação e só se dirigir ao posto se o passaporte estiver ‘disponível para entrega’”, orientou.

De acordo com a PF, novas solicitações terão prazo normalizado tão logo as solicitações anteriores tenham sido processadas. “A normalização das entregas é esperada para a primeira quinzena de janeiro”, estimou.

Suspensão
Esta não foi a primeira vez no ano em que o serviço foi paralisado. No dia 18 de novembro a Polícia Federal comunicou a suspensão da confecção de novas cadernetas de passaporte, a interrupção entrou em vigor no dia 19.  Na semana seguinte, o governo federal remanejou R$ 37,36 milhões para a reativação do serviço. Os recursos foram suficientes para produzir os passaportes solicitados entre 19 e 30 de novembro, mas o serviço voltou a ser suspenso em 1º de dezembro.

A adoção de tal medida foi justificada pela insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. “A fabricação das cadernetas teve uma pausa devido as restrições orçamentárias, gerando um atraso na entrega do documento”, explicou o delegado.

Fila para emissão
A pausa gerou um acúmulo de solicitações. Em um balanço divulgado pela Polícia Federal, foi contabilizado que, até quinta-feira, dia 22 de dezembro, 108.701 pessoas aguardavam para receber o passaporte em todo o país.

Confecção do passaporte
A PF pontuou que a confecção do passaporte Brasileiro engloba duas fases. Na primeira etapa o requerente, após agendamento no site, comparece a um Posto de Emissão de Passaportes (PEP) e coleta os dados biométricos. Na segunda fase, a Casa da Moeda do Brasil (CMB) fabrica as cadernetas do passaporte e envia para o respectivo PEP.

A instituição fez questão de destacar que “a primeira fase, realizada nos Postos da Polícia Federal, não parou de funcionar em nenhum momento”.

Como requerer o passaporte?
Para requerer o passaporte em Ipatinga basta entrar no site da PF e seguir os procedimentos. “Os agendamentos estão funcionamento normalmente com horários disponíveis dentro da mesma semana”, informou. Para quem já teve os dados biométrico coletados em qualquer data e que estão aguardando a chegada do documento Alexandre Teixeira dos Santos orientou: “aconselhamos a verificar no site se o documento já está com status disponível para entrega”, concluiu.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário