28 de dezembro, de 2022 | 09:05

Família de advogado assassinado em 2020 em Santana do Paraíso vive angústia sem respostas

Jaquesley Martins de Almeida, conhecido como Lelei, foi morto em casa, em agosto de 2020

Stéphanie Lisboa
Jackson lembra com saudade de Jaquesley, mas ao mesmo tempo, nutre a angústia aguardando, há mais de dois anos, pela conclusão da investigaçãoJackson lembra com saudade de Jaquesley, mas ao mesmo tempo, nutre a angústia aguardando, há mais de dois anos, pela conclusão da investigação

Desde o dia 15 de agosto de 2020 a vida do caminhoneiro Jackson Caetano da Silveira Almeida e de toda a família dele já não é mais a mesma. Foi nessa data que Jackson perdeu o irmão. O advogado Jaquesley Martins de Almeida, conhecido como Lelei, foi morto a tiros no sítio onde residia com a esposa e a filha caçula, localizado no córrego do Chico Lucas, na zona rural de Santana do Paraíso.

Passados dois anos e quatro meses após o assassinato, a família de Lelei convive com a aflição provocada pela falta de respostas, que possam esclarecer e apontar a motivação e autoria do crime, além da punição aos responsáveis. Por meio de nota, a assessoria da Polícia Civil informou que o inquérito tramita sob sigilo na 4ª Subcorregedoria.

Em entrevista concedida a reportagem do Jornal Diário do Aço, o irmão de Jaquesley compartilhou da inquietação vivida pelos familiares desde o ocorrido. “É muito difícil, já se passaram 28 meses. É uma angústia, a minha família está toda em depressão porque a gente busca por justiça e nós não temos a resposta que nós estamos precisando”, declarou o caminhoneiro.

Segundo Jackson, mesmo com o passar dos anos, a família cobra, acompanha e exige explicações para o crime. Ainda assim, a demora para um desfecho só se estende. “De dois em dois meses eu procuro o ‘braço’ da Corregedoria da Polícia Civil aqui de Ipatinga atrás de respostas e só me falam que o processo está tramitando”, contou desapontado.

Tudo o que a família deseja é que seja dado um fim ao sentimento de angústia, que os tem consumido e a acompanhado nesses últimos anos. “É uma angústia muito grande porque 28 meses é um tempo muito grande para uma resposta e até hoje nós não temos resposta nenhuma das autoridades e é uma angústia muito grande porque as pessoas estão aí circulando impunes”, lamentou Jackson Caetano.
Álbum pessoal
Jaquesley Martins tinha 45 anos quando foi assassinado Jaquesley Martins tinha 45 anos quando foi assassinado

Família
Jaquesley deixou duas filhas, uma criança que hoje já está com cinco anos de idade e uma jovem de 20 anos, além da esposa, que estava com ele no dia do assassinato. O advogado nasceu em uma família numerosa, de nove irmãos e, de acordo com a família era um homem muito querido por todos que o conheciam. “Falar de um irmão da gente é muito fácil, mas a população de Santana do Paraíso e de Timóteo, onde nós nascemos e fomos criados, qualquer pessoa que você procurar e perguntar sobre o Jaquesley, você não vai escutar nada negativo porque era uma pessoa muito boa”, afirmou.

Conhecidos questionam os parentes a respeito de atualizações sobre o caso, mas não há o que dizer. “A população até hoje fica chocada com o que aconteceu e me pergunta: Jackson o que está acontecendo? Como está o andamento do processo? Quando nós vamos ter a reposta?”, lembrou.

Vida despedaçada
As pessoas mais próximas de Jaquesley Martins de Almeida, como os irmãos e a esposa, tentam dar andamento a vida, mas esbarram na aflição de um pesadelo sem fim: o sentimento de impunidade e falta de justiça. “Está todo mundo com a vida despedaçada, todo mundo desorientado, porque você vai atrás, procura as pessoas que podem te dar a resposta e, simplesmente falam que o processo está tramitando, e o processo está em segredo de justiça”, lastimou.

PCMG
O Diário do Aço procurou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), repassando a cobrança da família de Jaquesley por mais celeridade na investigação do crime. Em nota, a assessoria de comunicação da PCMG informou que “a investigação tramita sob sigilo na 4ª Subcorregedoria da Polícia Civil”. Completou dizendo que: “mais informações serão repassadas após a conclusão dos trabalhos investigativos”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Elton

15 de março, 2024 | 19:18

“Delegado da época era Bruno Campos Morato, hoje prefeito de Santana do Paraíso, o que foi apurado por ele neste caso?”

Anna Miranda

02 de janeiro, 2023 | 16:21

“Um absurdo um caso que já deveria estar no Tribunal não ter nem o inquérito concluído em 28 meses! Descaso total com os familiares, a justiça já deveria estar acontecendo! Queremos justiça por Jaquesley.”

Raissa Miranda

02 de janeiro, 2023 | 16:20

“Um absurdo que ainda não haja respostas para a família!!!!!!! São mais de 4 anos de angústia!!!”

Rocirlaine

01 de janeiro, 2023 | 17:42

“Hoje passei em frente a casa onde ele morou com sua família, não contive as lágrimas. Jaquesley era um irmão pra mim. É muita injustiça! Um irmão que nós foi tirado, um pai, filho, uma pessoa maravilhosa! Precisamos de respostas!”

Sidnei

31 de dezembro, 2022 | 21:04

“Sempre quando víamos notícias sobre a justiça brasileira não tínhamos certeza de como realmente não presta , infelizmente somente quando acontece em nossas famílias ae sim temos toda a certeza de que realmente não presta , ficamos a mercê sem saber de quando vai realmente ter em nosso país um justiça seria que podemos confiar”

Sirlei Andrade

30 de dezembro, 2022 | 05:35

“Que a justiça seja feita,era uma ótima pessoa ,com um coração bom ,passava só positividade”

Kylvya Almeida

30 de dezembro, 2022 | 00:04

“28 meses de muita dor meus Deus dai nós forças, que a justiça seja feita, que cada pague pela sua culpa!! Que a justiça seja feita em um país de corrupts não acredito mais na justiças pois Brasil não tem justiça . Que a justiça de Deus seja feito pq e nela que nós acreditamos??. 3 Fazer justiça e julgar com rectidão é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer-lhe sacrifício. ????Fazer justiça e julgar com rectidão é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer-lhe sacrifício. Provérbios 21-3”

Matheus

29 de dezembro, 2022 | 15:54

“Que a justiça seja feita. Não só a de Deus, dos homens Tb. Essa família merece paz e justiça”

Anna Flávia

29 de dezembro, 2022 | 15:52

“Que a Justiça seja feita? um caso desse tamanho com esse ?misterio? que todos já sabem o que verdadeiramente eh? Deus abençoe a familia”

Dagnanne

29 de dezembro, 2022 | 11:04

“Que a justiça seja feita! Homem de bem, coração gigante e familiar. Pai de uma filha que hj já está na faculdade e de uma criancinha que presenciou tudo, infelizmente... Que a justiça seja feita e todos os culpados paguem.”

Leandro Aparecido de Sena

29 de dezembro, 2022 | 09:37

“? lamentável um crime bárbaro como esse ficar tanto tempo sem resposta!
Porque será?”

Rander

29 de dezembro, 2022 | 08:25

“Os culpados tem q ser punidos , cadê a justiça q até agora nada fez , como fica a família”

João Sincero

28 de dezembro, 2022 | 23:28

“A PCMG não encerra o caso porque terá que cortar na própria carne, todo mundo sabe quem são os autores, acorda ministério público!!!!”

Michele Torres

28 de dezembro, 2022 | 23:21

“Que a justiça seja feita o mais rápido possível ??”

Dirceu

28 de dezembro, 2022 | 23:18

“Prezados familiares,
Impossível imaginar o tamanho dessa angústia.. Nessa situação, se posso lhes dar uma sugestão é a de procurar a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia legislativa de Minas Gerais ( estão em recesso agora) e o Promotoria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da defesa de Direitos Humanos com sede em Belo Horizonte (Promotor que chefia já trabalhou em Ipatinga) . Nestes locais, os senhores poderão ser amparados e talvez forneçam o estímulo necessário para as medidas necessárias para a solução deste triste episódio.

"Fazer justiça e juízo é mais aceitável
ao Senhor do que sacrifício"
Provérbios 21:3”

Lucas

28 de dezembro, 2022 | 23:17

“O mínimo a ser feito é a justiça, a vida humana deve ser valorizada e uma família não pode ser destruída e os responsáveis permanecerem impune”

Maria Clara Real

28 de dezembro, 2022 | 23:16

“Espero que a justiça seja feita o mais rápido possível ?”

Luciano Santana

28 de dezembro, 2022 | 23:15

“Cadê a justiça desse país ?”

Dirceu

28 de dezembro, 2022 | 23:00

“Lamentável”

Rosilaine

28 de dezembro, 2022 | 22:07

“Jaquesley era uma pessoa maravilhosa! Amigo, ajudava a todos, odiava injustiça. Não merecia ter morrido de forma tão brutal. O descaso na solução desse crime é revoltante!”

Rosilaine

28 de dezembro, 2022 | 22:05

“Jaquesley era uma pessoa maravilhosa! Amigo, ajudava a todos, odiava injustiça. Não merecia ter morrido de forma tão brutal. O descaso na solução desse crime é revoltante!”

Bianca Fernandes

28 de dezembro, 2022 | 22:01

“Que a justiça seja feita....?”

Gladimir Leocadio Marques

28 de dezembro, 2022 | 21:53

“Que seije feito a justiça a família nao tem q conviver com esta dor aonde esta a melhor policia do brazil”

Rosane

28 de dezembro, 2022 | 21:50

“Muita injustiça nesse nosso país. A dor é tristeza para a família e o descaso e grande das autoridades.”

Marcelo

28 de dezembro, 2022 | 21:44

“Esperamos que a justiça seja feita e esclareça o mais rápido possível esse caso para aliviar a dor dessa família”

Vitamina

28 de dezembro, 2022 | 21:33

“Infelizmente nesse Brasil sem lei quem fica preso e quem morre !!!! Se fosse parente de polícia no msm dia estava preso .”

Adalto

28 de dezembro, 2022 | 20:54

“Nossa justiça é muito lenta. Triste realidade.”

Krislainy Almeida

28 de dezembro, 2022 | 20:25

“Como um crime desse porte, de tamanha crueldade, investigado pela corregedoria continua sem nenhuma resposta? 2 anos e 4 meses de um tormento sem fim! Só clamamos por justiça para que o criminosos não sigam impunes. Que os órgãos competentes tratem o caso com empenho para solução desse caso! Chega a ser desesperador, dar ânsia só de reviver tudo isso. Só queremos justiça e nada mais!”

Michele

28 de dezembro, 2022 | 20:20

“Muito triste ver a angústia da família sem nenhuma resposta. A justiça tem que ser feita, a polícia precisa ir atrás e acelerar os processos pra darem uma conclusão nos casos.”

Márcio de Souza da Silva

28 de dezembro, 2022 | 20:09

“Justiça”

Hadson

28 de dezembro, 2022 | 20:09

“Triste mesmo até hoje este caso não tenha sido resolvido, e lenta a justiça. muito triste.”

Herivelton Tonani Antunes

28 de dezembro, 2022 | 20:07

“Um país onde o certo é errado e o errado é certo descaso total das autoridades”

Márcio de Souza da Silva

28 de dezembro, 2022 | 19:55

“Deus te abençoe meu camarada Jackson . justiça justiça justiça queremos uma resposta da justiça”

Michele Paiva

28 de dezembro, 2022 | 19:54

“Absurdo um crime desse há 28 meses sem uma resposta, mais doloroso ainda é ter uma filha que convive com essa dor diariamente. Pedimos justiça por Jaquesley”

Irmão de Coração

28 de dezembro, 2022 | 19:49

“Estudei com o jaquesley era uma pessoa simples e sem limites para alcançar seus objetivos com sua sabedoria, uma pessoa q não média esforço p ajudar qualquer um q precisasse,um pai de servir de exemplo como tinha carinho c suas filhas,era um mínimo q o poder público poderia dar a família e um julgamento pela morte de um pai de família......”

Beatriz Almeida

28 de dezembro, 2022 | 19:48

“2 anos e 4 meses de um crime absurdo que acabou não só com a vida do meu pai, mas de toda nossa familia. 28 meses de medo e angústia, buscando respostas: Quem matou? Quem mandou? Quem participou? Por quê? Por quanto? Um caso que se encontra na corregedoria da PCMG e sem respostas? Só pedimos justiça, apenas justiça. E que com ela, tenhamos o mínimo de paz, coisa que acabou no dia 15 de agosto de 2020. Eu te amo pai, peço a Deus e as autoridades justiça por você e paz, por mim e pela nossa família.”

Edson

28 de dezembro, 2022 | 19:48

“? torturante aguardar por justiça a tanto tempo, ainda mais quando envolve um ente tão próximo.”

Beatriz Almeida

28 de dezembro, 2022 | 19:41

“2 anos e 4 meses de uma dor sem igual, além do medo que consome a todos nós, familiares. 28 meses em busca de justiça, de paz e consolo, mesmo que nada traga de volta o meu pai. Quem atirou? Quem mandou? Quem participou? Por quê? Por quanto? Milhares de perguntas sem respostas e o medo segue batendo na minha porta diariamente, junto a saudade e a dor de te perder tão cedo, tínhamos muito a viver ainda, pai. Te amo até o céu, ida e volta. Justiça por Jaquesley.”

Ednilson

28 de dezembro, 2022 | 17:59

“Muito triste,só Deus pra ajudar, vamos torcer pra que a justiça seja feita o mais rápido possível”

Marcelo Monteiro

28 de dezembro, 2022 | 17:53

“? um absurdo por parte da polícia de Minas Gerais, já se passaram meses e nada foi feito. Quando se trata de acontecimentos parecidos com familiares de policiais ou até mesmo com policiais a justiça é feita em pouco tempo. Queremos que a justiça pelo caso Jaquesley.”

Kerla Vanessa

28 de dezembro, 2022 | 17:49

“Quanta impunidade!Uma dor que consome a família a mais de 28 meses.
Um crime hediondo cometido contra um cidadão de bem na frente da família, dentro de sua casa e continua sem solução, sem resposta à família. Crime que causou uma repulsa inestimável. Impunidade sem tamanho. Tramitando em sigilo? Sem resposta? E a dor moral, física e danos psicológicos caudados na família. Cremos na justiça de Deus, mas esperamos que o poder judiciário competente trate o caso com celeridade em consideração a família e a toda a sociedade de bem.”

Wanderson Alexandre Parreiras

28 de dezembro, 2022 | 17:42

“Fala Jackson , é triste em saber a tamanha crueldade que fizeram com seu irmão, já viajamos juntos , eu , vc e ele , na carreta , é dificil acreditar no que aconteceu, a justiça desse nosso brasil é foda cara , se fosse ao contrario , seu irmao ja estaria preso , mais tenhamos fé em Deus , que esse cara vai pagar o que fez !!! Abraços a tds????”

João Carlos

28 de dezembro, 2022 | 17:14

“Que tudo se esclareça. Que Deus possa confortar a família,e que as autoridades competentes,tenha mais objetividade no caso.”

Pedro

28 de dezembro, 2022 | 16:14

“Que a justiça entregue a celeridade que o caso precisa e consiga findar com a angústia dos familiares.”

Keila Almeida

28 de dezembro, 2022 | 16:07

“Passar por isso é tão difícil, que até respirar dói ?? Nem em um milhão de anos, sequer sonhamos em passar por isso! Isso vai contra tudo que nos foi ensinado, tudo em que acreditávamos! Perdi mais que um irmão, perdi meu amigo, meu maior incentivador, meu exemplo de força e perseverança...... Não tenho palavras pra descrever ou expressar uma situação como essa.... Queremos que a justiça seja feita! Sabemos quem era nosso irmão, precisamos de respostas! Queremos justiça! ???”

Jakson

28 de dezembro, 2022 | 15:58

“Clamamos por justiça a nossa família está despedaçada a dor e a angústia nós domina a 28meses, pedimos o ministério público,a corregedoria da polícia civil minas gerais,e o judiciário de Ipatinga nós ajude com esse clima resolvido, obrigado a todos principalmente a sociedade do vale do aço”

Leonardo Dietze

28 de dezembro, 2022 | 15:34

“Essa justiça brasileira é difícil”

Jackson

28 de dezembro, 2022 | 15:32

“Nós da família clamamos por justiça,para diminuir a nossa dor,pedimos o ministério público,o judiciário de Ipatinga,e a polícia civil mg que nós ajuda nós dano a resposta para nós da família tentar viver um pouco melhor obrigado a todos”

Janio

28 de dezembro, 2022 | 15:19

“Espero que a polícia encontre o culpado e que a justiça seja feita o mais rápido possível.”

Helvio

28 de dezembro, 2022 | 14:46

“Triste realidade!”

Erica

28 de dezembro, 2022 | 14:41

“Muito triste para a família! Que nosso Deus misericordioso faça justiça para que essa família tenha paz!”

Fabiano José Lúcio

28 de dezembro, 2022 | 14:39

“Se foce policial já tava preso o autor”

Leandro Ernesto Costa

28 de dezembro, 2022 | 14:38

“Cadê as justiça?”

Marioney Malta

28 de dezembro, 2022 | 14:12

“Sinto muito pelo que aconteceu espero que aconteça justiça pra essa família família”

Danil

28 de dezembro, 2022 | 14:07

“solidário com toda família.”

Edson Joaquim da Silva

28 de dezembro, 2022 | 13:38

“Essa nossa justiça é uma vergonha viu”

Jonatas

28 de dezembro, 2022 | 13:18

“Lamentável ela covardia cometida contra a um homem de bem e que o culpado continua impune.”

Victor

28 de dezembro, 2022 | 13:11

“Vamos confiar em Deus primeiramente,e torcer para que a investigação tenha sucesso,para que essa família pare de sofrer porque é uma família boa e não merece isso!!”

Jaider

28 de dezembro, 2022 | 13:05

“E um país de impunidade mais das mão de Deus ninguém passa e ele já está pesando a mão em quem fez essa covardia na frente da filha dele de apenas 3anos de idade a mão de Deus e pesada a impunidade aqui na terra pode até passar pela corrupção e ineficiência da polícia mais dos olhos de Deus não passa e ele já está providenciando a justiça.”

Ricardo

28 de dezembro, 2022 | 11:58

“E um absurdo o tanto q essa Justiça é lenta e o descaso q eles tem com o povo”

Alexsandro Venâncio Souza

28 de dezembro, 2022 | 11:44

“PCMG deve aos familiares e amigos uma resposta sobre a investigação do caso.
O cidadão hoje em dia vive inseguro pois casos bárbaros de assassinato como esse não são concluídos pelos órgãos competentes!!!!”

Leandro

28 de dezembro, 2022 | 11:34

“Um absurdo.ademora.dessas, com.certeza.ja.sabem.quem praticou o crime mas querem tapar o sol com a peneira. Infelizmente isso é Brasil.”

Eliza

28 de dezembro, 2022 | 11:29

“Não existe crime perfeito. Existe falta de vontade de solucionar. A perda já é dolorosa. Passar por todo esse processo só faz aumentar a dor. Um inquérito tem o prazo de 30 dias pra ser concluído, prorrogavel por mais 30. Até entendemos em alguns caso a necessidade de mais tempo. Mas 28 meses já está saindo do razoavel. Lamentável...”

Marcelo Costa G

28 de dezembro, 2022 | 10:36

“Por que o caso na corregedoria da PCMG? O crime foi cometido ou tem policiais como suspeitos? Policiais cometeram prevaricação na apuração? A assessoria da PCMG deve uma resposta para a sociedade do Vale do Aço. Pensei que esse caso já estivesse no Tribunal. Mas nem o inquérito foi concluído?”

Pedrinho Perito

28 de dezembro, 2022 | 10:24

“Acho que deveria descontar do erário dos servidores em caso de atraso processual ou até mesmo dar incentivos para conclusão com resolução do mérito. Não sendo possível, que esses atrasados sejam motivos para punição devido a falta de comprometimento e ferramentas, assim tanto os eletivos quanto efetivos buscariam mais condiçoes de atendimento e prestação de serviço.Absurdo até hoje a policia não tem equipamento para rastrear via geolocalização em crimes de flagrante delito. Outra forma é o Estado pagar a titulo cautelar uma indenização ou custeio até que seja dada resposta a familia e sociedade, quem sabe se doer no bolso do Estado, tome providência, afinal, a dor moral e material da familia continua ...”

Envie seu Comentário