29 de dezembro, de 2022 | 14:00

Opinião: Quer um novo emprego em 2023?

Anamaíra Spaggiari *

Virada de ano é tempo de planejar metas, e muitos profissionais repensam suas carreiras. Para quem está buscando trocar de trabalho ou dando os primeiros passos na vida profissional, esse é um período ideal para colocar em prática aquelas mudanças positivas que exigiam uma motivação a mais. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você conseguir sua vaga no mercado de trabalho.

1 - Mantenha seu perfil de LinkedIn sempre atualizado e com o máximo possível de informações, especialmente nos campos sobre experiências anteriores, prêmios, atividades extra curriculares, descrevendo suas atividades e principais resultados.

2- Vá além das salas de aula, buscando as experiências voluntárias e acadêmicas que se complementem, já que hoje o mercado de trabalho valoriza muito as experiências extraclasse.

3 -Busque desenvolvimento tanto das habilidades socioemocionais como das analíticas. Por muito tempo o mercado de trabalho focou muito nas hard skills; depois buscou mais pelas soft skills, mas a verdade é que o bom profissional deve ter um equilíbrio entre ambas.

4 - Saiba o que você busca. Tenha em mente as suas ambições e o onde você gostaria de trabalhar. Vale se perguntar que tipo de setor você busca e qual cultura organizacional mais faz sentido para os seus valores. Quais são os desafios que você procura? A melhor forma de responder a estes pontos é o autoconhecimento. Lembrar de que experiências profissionais no passado foram mais frutíferas pode ajudar muito a definir esse ponto e vislumbrar seu futuro.

5 - Conheça bem o seu mercado e encontre o melhor lugar para você, assim você terá expectativas mais realistas e vai entender quais as melhores oportunidades podem ser exploradas. O conhecimento concreto e tangível de como funcionam as áreas e funções do seu mercado de interesse é essencial. Avalie quais tipos de indústrias, produtos ou serviços que fazem mais sentido para a sua trajetória. Ser assertivo e direcionar seus esforços para as empresas que vão te levar a alcançar seus objetivos.

* Diretora Executiva da Fundação Estudar, onde atua desde 2013. Tornou-se CEO da instituição em 2018, aos 29 anos. Já contribuiu diretamente para o desenvolvimento de liderança de mais de 90 mil jovens em todo o Brasil, de programas educacionais. Possui mais de 10 anos de experiência como líder de times

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário