Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de dezembro, de 2022 | 08:55

Homem morre durante abordagem policial no Centro de Ipatinga

Indivíduo armado com uma faca foi baleado nas pernas e teve uma crise convulsiva antes de morrer

Wellington Fred/Reprodução
Os objetos apreendidos com Gustavo, entre eles a faca que usou contra os PMsOs objetos apreendidos com Gustavo, entre eles a faca que usou contra os PMs

Morreu durante uma tentativa de abordagem policial, na noite de quarta-feira (28), Gustavo Soares Gonçalves Silva, de 28 anos. Armado com uma faca, ele teria tentado atingir policiais militares que o abordaram. Um dos PMs teve que efetuar dois tiros nas pernas de Gustavo. Ao ser imobilizado, o homem passou a ter uma crise convulsiva e morreu na rua Raposos, no Centro de Ipatinga.

Conforme a apuração do Diário do Aço, uma equipe de motociclistas do Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (Gepmor) patrulhava a região da rua Uberaba, esquina com a rua Raposos, no Centro. Os PMs resolveram abordar uma mulher que se encontrava em um local conhecido por ser ponto de uso de entorpecentes e de tráfico.

Com a suspeita abordada, nada de ilícito foi encontrado. Entretanto, os policiais sentiram um cheiro de droga e viram o momento em que Gustavo entrou em uma casa, onde funciona uma espécie de “pensão” com quartos que são alugados. A proprietária do imóvel autorizou a equipe da PM a acessar a propriedade para abordar o suspeito.

Em dos quartos o suspeito foi flagrado quando segurava um cachimbo de uso de crack. Ele não acatou as ordens para colocar as mãos sobre a cabeça e não queria virar de costas para ser revistado pelos policiais militares.

O homem tinha compleição física forte e alto, cerca de 1,90 metro de altura e partiu para cima dos policiais desferindo chutes e socos. O abordado retirou uma faca, da parte de trás na cintura e seguiu em direção à equipe policial.

Um dos militares efetuou um tiro, que acertou uma das pernas de Gustavo. Em um primeiro momento o homem recuou, mas passou a gritar e a gargalhar, como se tivesse comemorando a situação. Mais uma vez, os PMs determinaram que ele largasse a faca.

Mesmo ferido, o homem voltou a caminhar em direção aos PMs, sem largar a lâmina, quando foi efetuado um segundo disparo de advertência. Porém, Gustavo continuou o percurso sendo necessário mais um tiro que acertou a outra perna dele. Com isso, Gustavo caiu e soltou a arma branca.

Colocado na viatura, passou a sofrer uma crise

Os policiais conseguiram dominá-lo, ainda com muita dificuldade para algemá-lo, enquanto era acionado apoio de outras equipes da PM. Gustavo foi colocado no cofre da viatura, momento em que os militares observaram que ele passou a ter uma crise convulsiva, como estivesse sofrendo um ataque epilético.

O indivíduo foi retirado da viatura, colocado no chão, enquanto era realizada massagem cardíaca até a chegada do Corpo de Bombeiros, que prestou atendimento ao homem. Uma equipe do SAMU também esteve no local, contudo Gustavo não resistiu e morreu.

Perícia constatou tiros nas duas pernas de Gustavo

O local foi isolado para o trabalho da perícia da Polícia Civil e o corpo de Gustavo, que apresentava ferimentos de tiros nas pernas, foi removido ao IML de Ipatinga para a constatação da causa da morte do indivíduo. O perito recolheu dois projéteis e três cápsulas da arma utilizada para conter o abordado.

O capitão Lázaro, que acompanhou o encerramento da ocorrência, informou ao Diário do Aço, que Gustavo seria usuário de drogas, conforme informações apuradas no local. Ele estaria morando na residência havia poucos dias. Testemunhas disseram que ele usou crack e cocaína durante todo a quarta-feira.

Apurou-se ainda, conforme informou o oficial, que há registros policiais de agressões praticadas por Gustavo com uso de faca, inclusive, contra a ex-esposa. Como é de praxe, mesmo com indícios que o caso caracteriza como ação de defesa por parte dos policiais, a situação é investigada pelo comando da Polícia Militar.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Henrique Passos

04 de janeiro, 2023 | 16:51

“uma arma de choque seria o suficiente.
preferiram encher o saco de um noiado.
o cara que faz o uso de drogas já está todo alterado, principalmente nos seus batimentos cardíacos. por isso que uso de drogas não é caso de polícia mas sim de saúde pública.”

Wesley

03 de janeiro, 2023 | 09:07

“ESSES QUE DEFEDEM O USUÁRIO DEVEM SER OS TRAFICANTES SÓ PODE... SE COLOCA NO LUGAR DOS POLÍCIAS UM BANDIDO ARMANDO COM UMA FACA VINDO EM SUA DIREÇÃO O QUE VOCÊ FARIA DAVA UM BOQUE DE FLORES CONTRA UMA FACA NÃO EXISTE PREPARO ALGUM.... OS POLICIAIS ESTÃO DE PARABÉNS FIZERAM A COISA MAIS CERTA POSSÍVEL PREFIRO VER OS POLÍCIAS SAÍREM VIVOS QUE ESTE BANDIDO... A E UM USUÁRIO O QUE TEM ISTO A VER ESTA NESTA VIDA PORQUE QUER E UM BANDIDO QUE PODE ROUBAR E MATAR E ESTRUPAR... PARABÉNS POLÍCIA MILITAR DE IPATINGA”

Pagador de Impostos

02 de janeiro, 2023 | 09:32

“Por causa da obsessão da Políca Militar contra usuários de entorpecentes mais um pobre perde a vida. Os agentes do Estado são eficientes contra a ralé que faz a cabeça com as drogas ilícitas e pouco eficiente para fiscalizar quem vende veneno engarrafado, que mata tanto quanto um cigarro de maconha ou uma pedra de crack. Também é uma nulidade contra quem traz os carregamentos de entorpecentes e armas para dentro do nosso estado. Pronto. Falei.”

Jo

30 de dezembro, 2022 | 10:09

“Não faz nenhum sentido pessoas bem preparadas utilizar arma letal contra um único indivíduo, por mais errado que ele estivesse. Com certeza havia outros meios para resolver este problema, optaram pelo mais fácil. Tirar a vida de uma pessoa é um ato extremamente antissocial.”

Amigo de Trabalho

30 de dezembro, 2022 | 02:26

“Que deus o tenha "grande"”

Márcio

30 de dezembro, 2022 | 02:11

“Só observo nego passando pano pra noiado armado com arma branca. Por isso que Ipatinga está desse jeito, noiado de todas as cidades. Pra mim deveria ter um decreto, cada noiado e morador de rua em sua cidade e ponto final.”

Amanda

29 de dezembro, 2022 | 21:17

“Parabéns pra equipe policial, infelizmente o rapaz fazia uso de drogas e não morreu por causa dos tirosas pelo uso excessivo de drogas,junto com adrenalina que ocasionou sei falecimento;as se ele tivesse matado alguém seria diferente os comentários ?”

Deivison Junio

29 de dezembro, 2022 | 20:13

“Isto aí e falta de preparo dos policiais que gosta de trata todo mundo como bandido .já vi polícial tratando trabalhador como bandido por min polícia tem q morre não sou bandido sou trabalhador e não devo eles nada mas por.min tá mal preparado.”

Parente da Vítima

29 de dezembro, 2022 | 16:57

“Deixou 3 criança pequenas órfã de pai”

Cidadão Urbano

29 de dezembro, 2022 | 14:32

“Homem negro e pobre, na rua se confunda, na mira da justiça q só é cega p quem não pode comprar um triplex em Copagabana. E assim se elimina mais um pobre preto dos guetos do progresso, só Deus p nos livrar deste inferno ou uma bala de um subalterno.”

Alexandre

29 de dezembro, 2022 | 14:31

“Acho engraçado quem encontra motivos para justificar o uso da força policial, mas que em momento algum percebem que colocaram suas próprias vidas em risco para que nos civis não sermos expostos a atividades criminosas de tais indivíduos. Parabéns aos policiais que participaram dessa ocorrência”

Juquinha

29 de dezembro, 2022 | 14:03

“A verdade que os tiros nas pernas pode atingir as artérias fermoralis,com isso ocasiona um princípio de parada cardíaca, diferente de convulsões ,como foi dito, ocasionando a morte.”

Jesus de Escovinha

29 de dezembro, 2022 | 13:58

“Ipatinga está cada dia mais doente.
Drogados, prostitutas e assassinos se proliferam.
No meio de tudo, completamente alienado, povo aplaude a barbárie e segue para mais um culto na esquina.”

Carlos Alberto Marinho

29 de dezembro, 2022 | 13:56

“Porque parabéns Alair será que você não pensa na dor que uma mãe está sentindo não deve se ser Porque vc não é pai não sabe a dor de perder um filho por causa desta merda de droga preste atenção rapaz”

Força

29 de dezembro, 2022 | 13:33

“E as teaser que chegarão para o trabalho dos políciais, não precisava de ter usados armas letal" mais uma vida perdida no mundo das drogas...”

Alair Lopes da Silva

29 de dezembro, 2022 | 13:32

“Parabéns, toda equipe da polícia militar!”

Verdade

29 de dezembro, 2022 | 12:58

“A falta que faz uma arma não letal como a calibre 12mm e a teaser né talvez essa vida não teria sido perdida pela droga e emprego de arma de fogo pois uma coisa acarretou a outra”

Fato

29 de dezembro, 2022 | 12:39

“Morreu pelo crack”

Luciano

29 de dezembro, 2022 | 12:01

“Parabéns aos policiais!!!!”

Envie seu Comentário