Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de dezembro, de 2022 | 15:00

Opinião: Manifestantes antidemocráticos, criminosos e terroristas: o risco da adjetivação

Bady Curi Neto *

Temos visto, desde o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, uma série de manifestações contrárias ao seu resultado, na qual o candidato Lula foi anunciado como vencedor. No início, uma pequena parcela de descontentes chegara a fechar estradas, impedindo o lídimo direito constitucional de “ir e vir”, livremente, dos cidadãos.

O Estado, imediatamente coibiu tal conduta. No intuito de impedir que a tal conduta se repetisse, o TSE impôs multas despropositadas, impondo a meu ver, uma ilegalidade para coibir outra.

Evitando que se questionasse o resultado das urnas ou a desconfiança de sua lisura, a mais alta Corte da Justiça Eleitoral e o STF determinaram prisões, impuseram a remoção das redes sociais de vários jornalistas, influenciadores digitais e, pasmem, de alguns representantes do povo, além de estipular multas totalmente descabidas.

Isto tudo às escusas de narrativas de atos antidemocráticos, como se manifestações contra um político eleito não fizesse parte da democracia.

Convém lembrar que o Partido Liberal foi multado em vários milhões de reais, com bloqueio do Fundo Partidário, por ajuizar uma ação questionando urnas eletrônicas que, segundo auditoria juntada aos autos, correriam o risco de ser invadidas e/ou não ofereciam a segurança necessária.

“As falsas adjetivações são perigosas e
traiçoeiras, sendo utilizadas de má-fé
para construir deturpadas narrativas”


Os manifestantes, temendo medidas drásticas contra seu direito de expressar e sua liberdade de opinião buscaram abrigo nas portas dos quartéis em todo o país, tendo em vista que vários militares deram guaridas às manifestações, desde que ordeiras, pacíficas, como permitido em nossa Constituição Federal. Estes manifestantes encontram-se em vigília há mais de 55 dias, fato este nunca visto em nossa história recente.

Infelizmente, esta semana, um “maluco” tentou colocar uma bomba na via que dá acesso ao aeroporto de Brasília, em verdadeiro ato terrorista, sendo coibido e descoberto pelo brilhante trabalho das autoridades policiais que prenderam tal indivíduo. Não há de ser tolerado nenhum ato terrorista, o Brasil não é terra sem lei.

O fato isolado de um lunático, lastimavelmente, deu azo a diversas pessoas a igualarem apoiadores do atual Presidente da República e os manifestantes ao criminoso.

As falsas narrativas, as comparações e as adjetivações são extremamente perigosas e covardes. Autoridades chegaram ao cúmulo de denominar os manifestantes de bem, de criminosos.

Agora, o futuro Ministro da Justiça postou em seu Twitter, referindo-se ao ato terrorista, que “Os graves acontecimentos de ontem em Brasília comprovam que os tais acampamentos ‘patriotas’ viraram incubadoras de terroristas. Medidas estão sendo tomadas e serão ampliadas...”.

Não é justo e, com a devida vênia, nem honesto alcunhar manifestantes pacíficos de terroristas e muito menos, por meias palavras, imputar as Forças Armadas a conivência com tais atos, por permitir acampamentos de verdadeiros patriotas ao seu redor. As falsas adjetivações são perigosas e traiçoeiras, sendo utilizadas de má-fé para construir deturpadas narrativas, para coibir manifestações, na tentativa vã de emudecer, por ato autoritário e arbitrário, a voz e a expressão de pensamento dos cidadãos. Tenho dito!

* Advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Patriota

01 de janeiro, 2023 | 00:33

“? Veiwer, o Portal Diário do Aço sempre foi plural, com articulistas que defendem as Direitas, o Centro e as Esquerdas. Incluindo os comentários de bolsonaristas-golpistas, como você, e os dos lulistas-democraticos, como eu. Feliz 2023 ... porque o 22 fugiu.”

Viewer

31 de dezembro, 2022 | 18:07

“Quem diria que vocês publicariam esse texto aqui.”

Envie seu Comentário