29 de dezembro, de 2022 | 16:00

Rei do futebol, Pelé morre aos 82 anos

Ricardo Stuckert-CBF
Pelé com a taça Jules Rimet, que conquistou pela seleção brasileira na Copa de 1970Pelé com a taça Jules Rimet, que conquistou pela seleção brasileira na Copa de 1970

Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como Pelé, morreu na quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona Sul da capital paulista. De acordo com boletim médico, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz o texto divulgado. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.

Kely Nascimento, filha de Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. "Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz". O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer "eterno".

Família
Pelé teve sete filhos e estava casado desde 2016 com Márcia Aoki. Do primeiro casamento, com Rosemeri Cholbi, nasceram Kely Cristina, Edinho e Jennifer. O ex-jogador também é pai dos gêmeos Joshua e Celeste, de seu relacionamento com a psicóloga Assíria Lemos. Além desses, Pelé teve duas filhas fora do casamento: Sandra Regina, que só obteve o reconhecimento da paternidade pela Justiça e morreu em 2006, e Flávia.

Títulos
Jogador de futebol mais reverenciado do mundo, a história de Pelé não cabe apenas numa página de jornal. Para resumir toda a brilhante trajetória, é possível apenas listar os títulos.

Pelo Santos, onde atuou de 1956 a 1974, ele conquistou seis títulos brasileiros, uma Sul-Americana, duas Libertadores, 10 Campeonatos Paulistas e três torneios Rio-São Paulo. Em sua breve passagem pelo New York Cosmos, de 1975 a 1977, Pelé ganhou a North American Soccer League.

Além de diversos títulos individuais, Pelé conquistou o torneio que todo jogador de futebol sonha: a Copa do Mundo. E para provar que era rei, não ganhou apenas uma, mas três taças, sendo duas delas seguidas. Os títulos que o consagraram como maior da história foram em 1958, 1962 e 1970.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Olho Vivo

30 de dezembro, 2022 | 11:04

“A briga pela herança começará.....quantos capítulos ou série terá?”

Eu

29 de dezembro, 2022 | 23:34

“Rei morto, rei posto. O rei agora é o Messi...em seguida será o Mbappé...”

José

29 de dezembro, 2022 | 22:20

“Apenas um neymar do passado.. tb criado pela mídia, já foi tarde . Teve sua fama nas costas de quem realmente jogava. Banheirista de primeira.. não fazia mais que sua obrigação....”

Messi

29 de dezembro, 2022 | 19:14

“Este senhor, fez muito pelo futebol brasileiro, e não foi de graça, foi muito bem pago e até acima do que valia. Não fez nenhum favor, pois foi pago. E a filha bastarda a qual ele é pai, ele negou amor. A paternidade, foi conseguida atrás da aplicação da lei, mas isso está longe de comparar com o amor que é um dom uma dádiva. Poderia ter feito bonito, amar parte da carne e ossos dele. Tenho três filhos e o meu amor por eles e transcendente, não tem como medir. Portanto, considero ele um cidadão de baixa evolução, pois a nossa missão aqui na terra é evoluir... ao luto da família e dos ídolos dele deixo meus sentimentos.”

Alguém

29 de dezembro, 2022 | 18:57

“Hipócrita!!! Teve o que mereceu”

Envie seu Comentário