29 de dezembro, de 2022 | 16:24

Timóteo ainda não recebeu doses complementares para imunizar crianças sem comorbidades contra a covid

Divulgação
Município depende de envio de mais vacinas para imunização as crianças menores contra a covid-19Município depende de envio de mais vacinas para imunização as crianças menores contra a covid-19

A vacinação contra a covid-19 para crianças com comorbidades entre 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias continua em andamento no Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, em Timóteo, de 8h as 11h e 13h as 16h. Quem reforça a informação é a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, lembrando aos responsáveis pelas crianças que a imunização ocorre todas às segundas-feiras úteis e que é indispensável o cartão de vacina e documento de identificação da criança.

Para crianças dessa mesma faixa etária, mas sem comorbidades, o governo de Minas Gerais liberou o início da vacinação. Entretanto, a vacinação desse grupo deverá ser realizada considerando apenas as doses disponíveis nos municípios, uma vez que o município não recebeu doses complementares para esse público, esclareceu a Secretaria.

Doses
Além disso, as doses já existentes nos respectivos municípios precisam abranger todo o esquema vacinal primário que compreende três doses, ou seja, a criança que receber a 1ª dose precisará tomar a 2ª e a 3ª doses posteriormente. Exemplificando: se um município possuir 90 doses do imunobiológico “Pfizer Baby”, na realidade possui 30 doses disponíveis para 30 crianças serem vacinas, considerando que precisa ser garantida as três doses, completando assim o esquema vacinal primário.

O município aguarda do Ministério da Saúde as doses da Pizer BioNTech para atendimento do público de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias.

Segundo Ana Amélia Camilo Soares, gerente da Vigilância em Saúde de Timóteo, o quantitativo de crianças sem comorbidades dessa faixa etária é maior que o quantitativo das doses que o município possui disponível até o momento. “Por esse fato, a melhor estratégia encontrada foi realizar um levantamento por meio do Pré-Cadastro para entendermos o que o município possui de oferta e procura, uma vez que se a procura pela vacina for de fato além das doses disponíveis, seria injusto com aquelas crianças que procurassem e a doses não mais estariam disponíveis por falta de abastecimento”, disse.

A Gerência da Vigilância em Saúde reitera que a disponibilização de novas doses aos municípios depende do envio por parte do Ministério da Saúde. Desse modo, era de fundamental importância que as prefeituras realizassem um planejamento e execução da vacinação de maneira responsável, considerando apenas as vacinas que dispõe atualmente uma vez que ainda não há previsão do recebimento de novas remessas para o estado.

O imunizante a ser utilizado é o Pfizer-BioNTech e tão logo sejam regularizados os envios por parte do Ministério da Saúde, a ampla oferta será divulgada. Por enquanto, a Secretaria solicita aos pais e responsáveis que preencham o formulário de Pré-Cadastro por meio do link https://www.timoteo.mg.gov.br/278/covid19pre e fiquem atentos às divulgações nas mídias sociais oficiais da Prefeitura de Timóteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vanessa Souza

29 de dezembro, 2022 | 23:41

“Enquanto isso a gente fica igual idiota esperando e torcendo pra que o corona vírus tbm não seja injusto e cause algum mal pro meu filho enquanto ela não consegue o número que ela quer.”

Envie seu Comentário