30 de dezembro, de 2022 | 06:30

“Esperança” é a palavra do ano escolhida pelos brasileiros

A Consultoria Cause realizou um levantamento estatístico, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, especializado em opinião pública, e revela que a palavra do ano de 2022 eleita pelos brasileiros é “Esperança”. Na 7ª edição do estudo, o termo “Esperança” é o mais comentado entre os 1.200 respondentes da pesquisa deste ano, seguido por “Decepção” e “Dificuldade”, ambas empatadas na segunda posição nas preferências dos entrevistados.
Na edição de 2021, a palavra escolhida foi “Vacina”, já que esteve na ponta da língua da população brasileira, uma vez que foi um período marcado pelo avanço da vacinação contra a covid-19. E esse é um fator importante para entendermos a espera das pessoas por dias melhores.
Álbum pessoal
A escolha da palavra ''Esperança'' representa a confiança que o brasileiro recupera após pandemia e eleição polarizadaA escolha da palavra ''Esperança'' representa a confiança que o brasileiro recupera após pandemia e eleição polarizada

“A vitória da palavra ‘Esperança’ aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra”, comenta Leandro Machado, sócio da Cause. A tradicional pesquisa, realizada anualmente, tem como missão compreender o espírito da época, ou seja, entender os sentimentos dos cidadãos, expressos em uma palavra, além de gerar debates e reflexões acerca das preocupações e dos focos da sociedade para o ano que se iniciará.

Metodologia
Um grupo de especialistas convidados pela Cause selecionou oito palavras que melhor definiriam o ano de 2022. Paralelamente, uma pesquisa ouviu 1.200 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 4 e 9 de novembro. A margem de erro é de até três pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. Ao final, os organizadores fizeram um match entre as mais citadas pelos especialistas e pelo público para escolher a palavra do ano de 2022.

Com a escolha da palavra “esperança” para definir o ano de 2022, é possível perceber que as pessoas tendem a se movimentar politicamente em 2023, uma vez que desejam mudanças que podem trazer melhorias do cenário enfrentado pelo país. Além de esperança, decepção e dificuldade, outras palavras foram citadas e compõem a lista de finalistas em 2022: confusão, superação, polarização, democracia, alívio, divisão, Amazônia e complexidade.

“A escolha da palavra ‘Esperança’ representa a confiança que o brasileiro recupera depois de dois anos de perdas significativas pela pandemia e após vivenciar uma eleição muito polarizada, mas também indica o ato de simplesmente esperar alguma coisa diferente no que está por vir. A palavra ‘Esperança’ é ainda uma evolução das escolhas negativas dos dois anos que passaram, ‘Dificuldades’ (2019) e ‘Luto’ (2020). Ou seja, depois de anos de vacas magras, o brasileiro renova a sua fé para ir para a frente, apesar das angústias e dos riscos que a vida oferece”, explica Cila Schulman, vice-presidente do Instituto de Pesquisa Ideia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário