Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de dezembro, de 2022 | 06:08

Condenado por homicídio em Açucena, mineiro é preso em Worcester, nos Estados Unidos

Divulgação ICE/ERO
Jacó foi condenado a 15 anos de prisão por ser o mandante de um assassinato na comarca de AçucenaJacó foi condenado a 15 anos de prisão por ser o mandante de um assassinato na comarca de Açucena

O mineiro Jaconias Rosa Pereira, o Jacó, de 50 anos, foi preso esta semana na cidade de Worcester, Massachusetts, Estados Unidos, em uma operação de agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement’s (ICE) e do Enforcement and Removal Operations (ERO) de Boston, por ter sido condenado no Brasil, julgado como mandante de um assassinato na cidade de Açucena. A informação foi publicada pelo jornalista Jehozadak Pereira, do site Metropolitan News USA e repassada ao Diário do Aço por um mineiro que também mora nos EUA.

Jaconias entrou de forma ilegal nos Estados Unidos. Esse ano, entretanto, o ERO foi notificado de que ele tem um mandado de prisão em aberto, depois de ter sido sentenciado a uma pena de 15 anos em regime fechado por homicídio qualificado.

No mês de julho deste ano, o promotor de Justiça, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, atuando pela Promotoria de Justiça em Açucena fez o requerimento da prisão do sentenciado. O pedido foi acatado e encaminhado à representação da Interpol para que fosse feita a "difusão vermelha", como é chamado o mandado internacional de prisão. Com a notícia da prisão do condenado, a Promotoria de Justiça já comunicou o fato à Justiça da Comarca de Açucena e com o requerimento para a deportação.

Mandou matar o namorado da filha

O crime que levou Jacó à condenação foi cometido em 15 setembro de 2016. Ele foi o mandante da morte de Alisson Ramos de Lima, de 33 anos, baleado por Vanderlei Campos de Pinho, que teria recebido uma motocicleta em pagamento pelo crime. O crime foi praticado na rua Betel, bairro Jardim das Oliveiras em Açucena e o autor confesso preso no dia seguinte, conforme noticiado pelo Diário do Aço em 16 de setembro de 2016.

Na época do homicídio, Jaconias, já morava nos Estados Unidos, e o motivo foi que Alisson teve um caso e engravidou a filha dele. Consta no processo que, nessa desavença familiar, Alisson recebeu por telefone várias ameaças de morte.
Preso em um hotel logo depois do crime, Vanderlei Campos de Pinho, com 21 anos na época, apontou ‘Jacó’, como o mandante da morte de Alisson. A prisão do pistoleiro ocorreu dia 16 de setembro de 2016. Ele estava em um hotel, quando foi abordado por policiais militares e confessou o crime.

Com a confissão, Jaconias foi julgado e sentenciado como mandante do crime. Ele foi preso, levado sob custódia do ICE e aguardará, encarcerado, os procedimentos judiciais para a sua deportação para o Brasil, onde cumprirá a pena.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vanda

31 de dezembro, 2022 | 11:05

“Se fosse no Pará, ele poderia até sair, mas te garanto que sem as prega do cu, por que lá pra esse tipo de crime,
E essa a lei da cadeia.. e servido como ?chapeuzinho vermelho, pra matilha ?”

Eu

30 de dezembro, 2022 | 20:55

“Arrumou um pistoleiro muito ruim, além de cair não segurou o bo.”

Arthur

30 de dezembro, 2022 | 12:57

“2/5 para progredir regime”

Jp

30 de dezembro, 2022 | 09:57

“Aqui na republiqueta, cumprirá 1/6 da pena e sairá com bem menos por bom comportamento. Sortudo!”

Envie seu Comentário