Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de dezembro, de 2022 | 12:00

Presidente faz balanço do governo e afirma não apoiar confrontos

Ele criticou empresário que pretendia cometer atentado em aeroporto

© Reprodução Youtube/Jair Bolsonaro
Bolsonaro afirmou ainda que sempre lutou por ''democracia, liberdade, respeito às leis e à Constituição''Bolsonaro afirmou ainda que sempre lutou por ''democracia, liberdade, respeito às leis e à Constituição''
Por Agência Brasil
Às vésperas de deixar a Presidência, Jair Bolsonaro fez um balanço de seus quatro anos de governo, em uma transmissão pela internet, e afirmou que não estimula confrontos de seus apoiadores diante da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1°.

Para Bolsonaro, o resultado de sua gestão nos quatro anos de governo foi “bastante positivo”, mesmo com desafios como a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia. Ele citou diversas medidas adotadas pelo governo, como a renegociação de dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), o auxílio emergencial, o marco ferroviário, internet nas escolas, redução de impostos, reajuste do piso da educação e porte de armas para moradores de áreas rurais. Na avaliação do presidente, o porte de armas reduz a violência.

Em mensagem direcionada a manifestantes em quartéis, que questionam resultado das eleições, Bolsonaro disse que não se pode achar que o “mundo vai se acabar no dia 1º”. “Creio no patriotismo de vocês, na inteligência. Sei o que vocês passaram ao longo desses dois meses, no sol, na chuva. Isso não vai ficar perdido. Imagens foram para fora do Brasil”, disse, acrescentando que, no país, houve um despertamento da população para entender mais de política e a preocupação com o voto responsável.

Ele criticou a ação de um empresário, que, no último dia 24, colocou uma bomba em um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília. O empresário confessou que pretendia cometer um atentado na capital federal para chamar atenção do movimento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e queria, assim, impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não é porque um elemento que passou por lá [acampamento de manifestantes nos quartéis] fez besteira que todo mundo tem que ser acusado disso”, disse. Bolsonaro afirmou que não “coaduna” com a conduta do empresário.

Bolsonaro afirmou ainda que sempre lutou por “democracia, liberdade, respeito às leis e à Constituição”. “O oxigênio da democracia é a liberdade.” Para o presidente, não houve liberdade para debater assuntos relacionados ao combate à pandemia e às urnas.

Eleições
Bolsonaro também argumentou que a campanha eleitoral foi “imparcial”, com “acusações absurdas” na propaganda eleitoral contra ele, menor espaço de divulgação em rádios e com decisões da Justiça favoráveis a Lula. Ele citou ainda a condenação do Partido Liberal (PL) ao pagamento de multa de quase R$ 23 milhões por litigância de má-fé. A legenda de Bolsonaro pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a anulação de parte dos votos, no segundo turno.

Para o presidente, as decisões tomadas pela Justiça estimularam reações de seus apoiadores. “Para qualquer medida de força, sempre há uma reação. Tem que sempre buscar o diálogo para resolver as coisas, não pode dar um soco na mesa e não se discute mais esse assunto. Tudo isso trouxe uma massa de pessoas para as ruas, protestando”, disse.

Segundo Bolsonaro, os manifestantes foram para os quartéis em busca de “segurança”. “Eu não participei desse movimento, eu me recolhi”, disse. Para o presidente, se ele participasse desse movimento poderia “tumultuar ainda mais” a situação. “O que houve foi uma manifestação do povo, não tinha liderança, não tinha ninguém coordenando. O protesto foi pacífico, ordeiro, seguindo a lei”, acrescentou.

“Está prevista a posse em 1º de janeiro. Eu busquei dentro das quatro linhas, dentro das leis, respeitando a Constituição, saída para isso daí. Se tinha alternativa, se a gente podia questionar alguma coisa ou não, tudo dentro das quatro linhas”, disse, acrescentando que “ninguém quer uma aventura”. “Muitas vezes, dentro das quatro linhas, você tem que ter apoio. Certamente, a gente tem que ter apoio do Parlamento, de alguns ministros do Supremo [Tribunal Federal], de outros órgãos, de outras instituições”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cris Magalhães.

30 de dezembro, 2022 | 19:57

“Bom gente !
A coisa era tão simples....era só o BOZO honrar a palavra dele que foi dita no último debate "quando o BONER perguntou se ele aceitaria o resultado das urnas e ele respondeu quê sim ..quem ganhasse levaria..
Mas não se iludam..porque a mesma mente DIABÓLICA que armou o golpe pra o NOVE DEDOS é a mesma mente DIABÓLICA que está manipulando esses PATRIOTARIOS...eles tinham tanta certeza de que o BOZO venceria as eleições que não elaboraram um plano B...e tentaram tomar o PODER na MARRA..Mas o tiro saiu pela culatra..”

Paulo

30 de dezembro, 2022 | 18:06

“Acho que os imbecis bolsonaristas não deveriam aceitar essa fuga do Bozo. Deveriam todos acampar em frente a casa do Bolsonaro e de seus filhos até ele voltar dos EUA.”

Dinda

30 de dezembro, 2022 | 18:02

“Impressionante como esse fanfarrão ainda consegue apoiadores. Tudo que esse boçal fala não é analisado e é visto como verdade pelo gado. Ele passou 4 anos enganando esse povo e desde o 2º turno da eleição conseguiu se acovardar e ainda ser chamado de herói. Não dá pra discutir com bolsonarista. São estúpidos... O cara engana o povo, deixa o povo passando vergonha, sol, fome, chuva nas frentes dos quarteis e ainda é visto como mito.... rss Já vai tarde para os EUA. Espero que não volte nunca e se voltar, que seja preso pelos crimes que cometeu. Mas o gado acha que ele não cometeu crime nenhum, que ele foi o melhor presidente da história mundial e que está sendo injustiçado pelo sistema... Cometeu crime sim e precisa pagar por eles... E o gado precisa acordar.....”

Igor

30 de dezembro, 2022 | 15:37

“Finalmente o movimento dos inúteis deixou a entrada da cidade, bando de otários, sem serviço financiados por alguns patriotarios, a prefeitura de Ipatinga deveria exigir a recomendação da grama, plantio de árvores dessa turma, mas viva a democracia, viva o povo brasileiro, agora é Lula e que faça um excelente mandato para esfregar na cara desses bobos.”

Farias Maio

30 de dezembro, 2022 | 14:07

“Um Covarde...

Deixou os "Patriotas" plantados em manifestações, q ele próprio sabia q não daria em nada.
Iludiu os eleitores, e as pessoas que confiaram nele.
Sou Petista, mas precisava que ele fizesse um bom governo.
Arrotou que não tem corrupção no governo dele, mas as tramas e o controle sobre a PF, impediram as investigações.
Sigilos de 100 anos, em tudo que poderia ser investigado.
Sempre brandou o militarismo, mas um militar honra a constituição e deveria atuar em prol da população, sem distinção.
Agora esta fugindo.

A Dilma aguentou firme na manipulação do impeachment.
Foi até o final. Isto é honra.”

Envie seu Comentário