01 de janeiro, de 2023 | 11:20

Assembleia empossa Zema para o segundo mandato

Luiz Santana
Além de parlamentares, compuseram a mesa na Reunião Solene representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal, Prefeitura e Câmara de BHAlém de parlamentares, compuseram a mesa na Reunião Solene representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal, Prefeitura e Câmara de BH

Reeleito governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto (Novo), tomou posse na manhã deste domingo (1), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Solene de Plenário foi conduzida pelo 1º vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), e destinou-se também à posse do vice-governador, Mateus Simões (Novo).

Em seu pronunciamento no Plenário, Romeu Zema pediu a união de todos os poderes, instituições e sociedade civil em prol da retomada do protagonismo político e econômico de Minas Gerais. Ele também fez um balanço das realizações do seu primeiro mandato e lembrou os desafios enfrentados desde o primeiro dia de gestão em virtude da situação financeira caótica do Estado que encontrou ao assumir, conforme definiu.

“Desde o primeiro minuto da minha gestão fui cobrado e sabia do desafio extraordinário que era colocar nosso Estado de novo nos trilhos. Com trabalho, respeito ao dinheiro público, corte de mordomias e a escolha de profissionais com competência técnica mostramos que é possível fazer um governo diferente e eficiente”, afirmou o governador.

Romeu Zema também comparou a atuação do setor público ao setor privado, lembrando que o cidadão precisa ser atendido de forma justa e honesta por aquilo que paga na forma de tributos, mesmo em um cenário adverso, como o representado pela pandemia de coronavírus, que o Estado teve que enfrentar.

Romeu Zema lista novas prioridades
Sobre seu novo mandato que se inicia, ele citou algumas prioridades, como a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a conclusão das obras de hospitais regionais, a restauração de rodovias e implantação do Rodoanel, a expansão do metrô e a repactuação dos termos do acordo de reparação pelo rompimento de barragem em Mariana (Central).

“Após arrumar a casa e colocar nosso trem de novo nos trilhos, estamos prontos para fazer essa locomotiva acelerar. Sabemos que temos muito o que fazer ainda, mas com equilíbrio fiscal, diálogo com os demais poderes e mais quatro anos para trabalhar, vamos fazer um governo muito melhor do que o primeiro”, prometeu Romeu Zema.

Já Antonio Carlos Arantes cumprimentou o governador pela recondução ao cargo e desejou sucesso nos próximos quatro anos. Em seu discurso, ele reforçou a independência do Poder Legislativo, que segundo ele fez sua parte na construção de um Estado mais moderno, mas também mais igualitário para todos os cidadãos.

E como realizações do Parlamento mineiro nos último quatro anos destacou, entre outras ações, a atuação em pautas municipalistas, na defesa do meio ambiente, enfrentamento da pandemia, no estímulo à economia e na criação de uma alternativa ao RRF.

“Faço votos que o senhor tenha sucesso em recolocar Minas sempre no caminho do desenvolvimento e da justiça social. Nos últimos quatro anos o governador enfrentou grandes desafios e venceu de forma brilhante. Por isso não tenho dúvidas de que, com honestidade e espírito cristão na condução do Executivo, será novamente um grande mandato”, afirmou o 1º vice-presidente da ALMG.

Deputados, prefeitos e vereadores recepcionam eleitos
Romeu Zema e Mateus Simões chegaram à Assembleia pela Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia), onde o governador eleito fez um breve pronunciamento à Imprensa ainda no espaço especial montado para recepcioná-los. Em seguida, eles passaram pelos Dragões da Inconfidência, perfilados no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

A Guarda de Honra dos Dragões da Inconfidência remonta à origem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e simboliza os ideais libertários dos inconfidentes. Dobrados e outras músicas mineiras foram executadas, também nesse momento, pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Uma comissão de parlamentares foi designada para recepcionar o governador e o vice e conduzi-los até o Plenário. Ela foi composta, além de Antonio Carlos Arantes, pelos deputados Carlos Henrique (Republicanos) e Arlen Santiago (Avante), respectivamente 2º e 3º secretários da ALMG, Gil Pereira (PSD) , Duarte Bechir (PSD), Roberto Andrade (Avante), Zé Guilherme (PP), Dalmo Ribeiro (PSDB), Charles Santos (Republicanos) e Zé Reis (Podemos), além da deputada Celise Laviola (Cidadania).

No caminho até o Plenário, governador e vice foram saudados também por prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras e demais vereadores presentes.

Entrada no Plenário sob cúpula de aço
O governador eleito e seu vice entraram no Plenário da ALMG sob a cúpula de aço de cadetes da PMMG. O gesto demonstra honra e respeito ao chefe do Executivo e realça o espírito de disciplina e apreço da corporação.

Foi feito um minuto de silêncio em homenagem a jogador de futebol Pelé, falecido na última quinta-feira (29). E, após a execução do Hino Nacional, na voz da cantoria Negra Mary, Romeu Zema e Mateus Simões entregaram a declaração de bens e fizeram o compromisso constitucional de defesa e cumprimento das leis.

Em seguida, os eleitos assinaram os termos de posse lidos pelo 1º vice-presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e foram declarados empossados pelo 1º vice-presidente Antonio Carlos Arantes. Eles também receberam exemplares das Constituições Federal e Estadual.

Além desses dois parlamentares, também compuseram a mesa na Reunião Solene representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal, Prefeitura e Câmara de Belo Horizonte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário