Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de janeiro, de 2023 | 15:41

Lula assume Presidência pela terceira vez

Geraldo Magela/Agência Senado
Janja Silva, Lula, Alckmin e Lu Alckmin  em registro antes da solenidade de posseJanja Silva, Lula, Alckmin e Lu Alckmin em registro antes da solenidade de posse

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin foram empossados presidente e vice-presidente, em sessão solene conduzida pelo senador Rodrigo Pacheco e ocorrida no Congresso Nacional, na tarde deste domingo (1). Com uma mensagem de esperança, Lula assegurou que irá promover reconstrução no país. Desde as primeiras horas do dia uma multidão esteve nos arredores acompanhando o retorno do petista ao cargo.

Pedro França/Agência Senado


O Artigo 78 da Constituição Federal determina que o presidente e o vice tomem posse em cerimônia no Congresso. Antes, ambos participaram de cortejo que começou na Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana de Brasília. Durante todo o trajeto, Lula foi aplaudido por apoiadores.

Lula quebrou o protocolo e contou um fato curioso sobre a caneta utilizada para assinar o termo de posse. O objeto foi um presente recebido por Lula no ano de 1989, vindo de um apoiador, que vislumbrou o uso da caneta para uma possível eleição naquela ocasião, o que não ocorreu. A caneta só foi utilizada na tarde de hoje.

Pedro França/Agência Senado


Em um discurso extenso, Lula destacou que esta é a terceira vez que comparece ao Congresso Nacional para agradecer ao povo brasileiro o voto de confiança. “Se estamos aqui hoje é graças à consciência politica da sociedade brasileira, foi a democracia a grande vitoriosa dessa eleição. Vinte anos atrás, quando fui eleito pela primeira vez, iniciei o discurso de posse com a palavra mudança, queríamos uma vida digna e disse naquela ocasião que minha missão estaria cumprida se cada brasileiro pudesse fazer suas refeições. E nossa mensagem hoje é de esperança e reconstrução. Em 2002 dizíamos que a esperança tinha vencido o medo, após oito anos de governo, ficou demonstrado que é possível incluir os mais pobres no orçamento", disse.

Ainda segundo o presidente, sua mais importante missão, a partir de hoje, será honrar a confiança recebida e correspondê-la ao povo sofrido, mas que jamais perdeu a fé. “Haveremos de reconstruir esse país. Viva a democracia, viva o povo brasileiro”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Guima

02 de janeiro, 2023 | 15:33

“Triste o nosso Brasil voltar a mesma quadrilha do Mensalão e Petrolão. Uma vergonha um presidiario governar o Brasil.”

Gildázio Garcia Vitor

02 de janeiro, 2023 | 13:20

“Até concordo com o Eu Mesmo, foi uma "vergonha" e tanto! Pena não ter tido coragem para participar, como tantos outros. Parabéns aos que, apesar dos riscos, lá estiveram, para testemunhar e se emocionar com tanta "vergonha" democrática, inclusive 73 delegações estrangeiras.”

Eu Mesmo

02 de janeiro, 2023 | 12:03

“Antes de mais nada quero deixar claro que não sou bolsonarista,mais é uma vergonha o que acontece no Brasil,um cidadão que a 3 anos estava preso por corrupção hj se torna presidente do Brasil,ele não foi inocentado e sim teve o processo arquivado por causa de um CEP.”

Geraldo

01 de janeiro, 2023 | 21:00

“E o gado pira... kkkk”

Bom

01 de janeiro, 2023 | 19:06

“PARA OS DOENTES BOLSONARISTAS, CHUPA QUE É DE UVA”

Envie seu Comentário