Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de janeiro, de 2023 | 14:26

Cemig dá dicas de segurança para o período de férias escolares

Divulgação
Atenção com a rede elétrica deve ser redobrada nesta época de casa cheia de crianças e adolescentes Atenção com a rede elétrica deve ser redobrada nesta época de casa cheia de crianças e adolescentes

O período entre o fim do mês de dezembro e o início de janeiro é marcado pelas férias escolares. Com crianças e adolescentes passando mais tempo em casa, aumentam os riscos de acidentes com eletricidade. Basta um único descuido para que os pequenos provoquem uma situação que pode causar choque elétrico, com consequências que podem ser fatais. Por isso, a Cemig conscientiza a população sobre medidas básicas de segurança doméstica que podem ser muito úteis nesta época do ano. São procedimentos preventivos e fáceis de serem observados por todos.

É preciso ter muita atenção para que os presentes recebidos no Natal não causem acidentes, uma vez que brinquedos eletroeletrônicos são alguns dos que mais agradam a criançada. Apesar de parecerem inofensivos, esses equipamentos precisam ser monitorados com atenção para garantir o divertimento sem riscos de acidentes.

Cuidados e prevenção
João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, orienta que os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança. “Também é fundamental que os pais prefiram brinquedos e equipamentos com o selo do Inmetro, pois eles possuem manual de instruções em Português com informações detalhadas de segurança, a garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização”, afirma.

Também é preciso ter muita atenção com celulares e tablets e não permitir que a garotada utilize os dispositivos conectados na tomada. “Amplamente utilizados hoje em dia, esses equipamentos podem causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos e pequenas explosões, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados na tomada”, alerta. Já os videogames devem ser desligados em caso de chuva, pelo risco de queima do aparelho em casos de descarga atmosférica.

O especialista recomenda também que os pais utilizem protetores de tomada em toda a casa e não sobrecarreguem os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico e sua instalação é simples, mas deve sempre ser feita por um eletricista”, explica.

O gerente da Cemig destaca ainda que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “Dessa forma, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida”.


Dicas


- É preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção.

- A utilização, por parte das crianças, de equipamentos elétricos como micro-ondas e outros aparelhos de cozinha não são recomendados, a não ser sob supervisão de um adulto.

- Os fios desencapados devem ser eliminados das residências.

- Não se deve ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada utilizando benjamins ou “Ts”. O correto são as réguas de bornes ou réguas de tomadas com um fusível de proteção, todos facilmente encontrados em lojas de material elétrico.

- É necessário utilizar extensões adequadas para os aparelhos eletrodomésticos, respeitando a tensão nominal e capacidade de cada um.

- Também é importante não utilizar equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas, como banheiros, saunas e piscinas.

Socorro
A Cemig orienta também que, em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica na rua, a população deve ligar imediatamente para a companhia pelo número 116 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Nos casos de acidentes em áreas internas, seja em residências, comércios ou empresas, a ligação deve ser para os bombeiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário