03 de janeiro, de 2023 | 13:00

Opinião: Dicas para quem quer mudar de área em 2023

Uranio Bonoldi *

A cada começo de ano é comum que as pessoas reavaliem sua trajetória e projetem melhorias para o ano seguinte. Nesse sentido, 2023 pode estimular ainda mais o desejo de mudança - com a pandemia controlada e as iminentes transformações no cenário político. O que fazer, contudo, quando o desejo não é meramente mudar de emprego, mas mudar de área, passando a atuar em um setor ainda pouco conhecido ou explorado?

É necessário ter cautela e reconhecer os riscos que as mudanças podem causar - dessa forma, é possível que o processo de transição seja mais fácil e proveitoso.

Diferentes variáveis devem ser levadas em conta ao fazer a mudança de área. Por exemplo: se você quer mudar para uma área que promete ter muitas vagas disponíveis, é preciso pensar se suas qualificações atendem às demandas da nova profissão ou se, de repente, essas vagas dependem mais de indicação, e menos de qualificação.

Por outro lado, se você deseja mudar para uma área que tenha menos vagas, mas maior remuneração, é preciso pensar se está disponível para enfrentar um processo seletivo árduo, correndo o risco de ficar sem emprego. “Todas as possibilidades devem ser avaliadas.

“Se você quer mudar para uma área que promete
ter muitas vagas disponíveis, é preciso pensar
se suas qualificações atendem às demandas”


Um caminho possível é a elaboração de planos alternativos que possam ser acionados caso algo fuja do planejado. Obviamente, assumir riscos é importante para o nosso crescimento profissional, e certa dose de imprevisibilidade é benéfica, já que nos instiga a usar a criatividade para agir. Porém, é preciso cuidado para que uma decisão equivocada não gere um ciclo de erros que tornem ainda mais difícil a recuperação da sua carreira. Ainda mais quando o sustento das famílias pode ser comprometido por uma escolha malfeita.

E há risco de se tomar decisões passionais. É perigoso ser excessivamente otimista com o futuro ou mesmo muito pessimista. A empolgação e o medo desmedidos podem conduzir a pessoa ao erro, como largar um emprego estável para se lançar à busca de uma outra oportunidade sem ter segurança financeira para isso.

É importante manter a racionalidade quando se faz escolhas de grande impacto como mudança de área. E, por racionalidade, entenda-se refletir mais, procurar falar com pessoas da área que planeja mudar, se imaginar trabalhando naquele novo campo e/ou nova empresa. Significa avaliar riscos e benefícios da mudança, sem se paralisar, sem procrastinar a decisão. Analise os cenários, estude e busque conhecer ao máximo o ramo que deseja atuar, planeje alternativas e não tenha pressa, já que as grandes melhorias vêm com o tempo. Ouça sua intuição sem se deixar levar pelo impulso imediatista. Isso trará mais segurança e aumentará as chances de sucesso.

* Especialista em negócios, carreira e tomada de decisão. Autor de “Decisões de alto impacto: como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios”

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário