02 de janeiro, de 2023 | 15:07

Defesa Civil registra ocorrências após chuva na região

Flávio José
Rua Mariano Félix, no bairro Bom Jardim, ficou coberta de lama após a chuva da madrugadaRua Mariano Félix, no bairro Bom Jardim, ficou coberta de lama após a chuva da madrugada

O volume de chuva que caiu sobre a Região Metropolitana do Vale do Aço na madrugada de segunda-feira (2) fez com que a Defesa Civil recebesse chamados em Timóteo, Santana do Paraíso e Ipatinga. Esta foi a cidade em que um volume alto de chuva trouxe mais transtornos, conforme relatos. A reportagem do Diário do Aço não conseguiu contato com a Defesa Civil em Coronel Fabriciano.

Em Timóteo houve um volume considerável de chuva, segundo a Defesa Civil, onde a previsão pluviométrica era de 30 milímetros. O subsecretário de Habitação e Defesa Civil, Marques Valgas, estima que choveu algo em torno de 40 a 50 mm. Apesar do volume considerável, a Defesa Civil recebeu, até o momento, apenas duas ocorrências de uma situação já conhecida no bairro Petrópolis, onde a lama entrou numa chácara, por causa de diversos fatores, dentre eles a movimentação irregular de terra.

“Essa terra acabou sendo levada para lá. Mas as máquinas do município já estão no local fazendo a manutenção da rua e manutenção da caixa de areia que existe ali por perto. Outra ocorrência foi no bairro Horto Malaquias, onde um volume de terra acabou descendo na estrada, obstruindo a via, mas as máquinas também foram para o local. Pedimos que caso a pessoa sinta insegura ou vislumbre a possiblidade de acidente, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193, Defesa Civil, via 38474783 e também WhatsApp 994992694”, destaca Marques Valgas.

Em Santana do Paraíso houve registro de algumas notificações por causa de lama. Os casos foram em bairros como Águas Claras e Jardim Vitória, onde uma máquina e caminhão-pipa já estavam a caminho (na tarde desta segunda-feira) para limpeza das vias. “E no Industrial distribuímos lona em dois locais, para proteger em caso de chuva forte e evitar deslizamentos de terra”, informou a Defesa Civil.

Ipatinga

Em Ipatinga, em função da chuva intensa da madrugada de hoje, o córrego que passava pelos bairros Bom Jardim e Esperança transbordou. Trechos de avenidas, nas proximidades do Campo do Nescau, por exemplo, ficaram intransitáveis. Residências e estabelecimentos comerciais foram tomados pela água e lama.

Conforme a administração municipal, apesar de todo o trabalho de prevenção realizado ao longo do ano pela administração municipal, alguns pontos como a avenida Brasil, no bairro Iguaçu, e áreas do bairro Bom Jardim, foram mais atingidos. Os canais de escoamento não comportaram o volume das enxurradas e a vazão das águas ficou comprometida nesses locais. Foram mais de 100 mm de chuva em pouco mais de uma hora, sendo que a previsão dos serviços de meteorologia era de apenas 12 mm para este dia. “Diferentemente do que normalmente acontece, a chuva se concentrou mais na área urbana que nas zonas rurais, onde ficam as cabeceiras dos principais cursos hídricos do município, um fenômeno bastante surpreendente”, informa o governo municipal.

O Departamento de Defesa Civil atua em regime de plantão, atendendo a população 24 horas por dia. As chamadas de emergência e outras comunicações devem ser feitas aos números 199 e 3829- 8414.

Jaguaraçu

Na BR-381, nas proximidades do distrito de Lagoa do Pau, em Jaguaraçu, a enxurrada levou grande quantidade de lama para a pista. O tráfego no local, pela manhã, passou a ser feito em meia pista. As filas nos dois sentidos foram inevitáveis. Em função da chuva dos dias anteriores, o trecho da BR-381 entre o trevo de Timóteo e o trevo de Jaguaraçu tem vários buracos no asfalto. Na tarde de domingo (1), carros com danos nas rodas podiam ser vistos parados à margem da rodovia. Quem for viajar nesse começo de ano deve ficar atentos com estradas mal conservadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

02 de janeiro, 2023 | 23:35

“Em Coronel Fabriciano a Defesa Civil tem sido omissa com um barranco que está em risco iminente de queda, na Rua Ponte Nova esquina com a Rua Dom Silvério,no Bairro Silvo Pereira 1, podendo repetir a tragédia de Antônio Dias. Esse barranco de grandes proporções se deslocou devido um rompimento da adutora da Copasa. Infelizmente nosso inerte, caro, inoperante e ineficaz MP é outro que nada faz. Fica aqui um alerta a Copasa, Prefeitura e MP. Depois da tragédia todo mundo quer dar de Bom Samaritano.”

Envie seu Comentário